sábado, 5 de novembro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 9º lugar Come Together

Escritor principal: Lennon
Gravado: 21-23,25, 29 e 30 julho de 1969
Lançado em: 01 de outubro de 1969
16 semanas, nº. 1 como single
"Come Together" se originou como um slogan de campanha de Timothy Leary, que foi candidato a governador da Califórnia, contra Ronald Reagan nas eleições de 1970. O guru do LSD e sua esposa, Rosemary, foram convidados a Montreal por John Lennon e Yoko Ono para o "Bed-In", em junho de 1969, e eles cantaram na gravação de "Give Peace a Chance" (e foi dado uma força na letra). Lennon perguntou a Leary se havia alguma coisa que ele poderia fazer para ajudar a sua candidatura.
"O Leary queria que eu escrevesse uma música para campanha dele", Lennon disse à Rolling Stone ", e seu slogan era" 'Come together". '"Ele colocou para fora o que ele chamou" uma coisa de cantar junto ", e Leary levou a demo e tocaria em algumas estações de rádio.
Mas Lennon decidiu que queria fazer outra coisa com a letra que tinha começado, ao invés de terminar a música para campanha de Leary. "Eu nunca tinha tempo para isso, e eu acabei escrevendo" Come Together "disse ele. Quando ele trouxe a sua nova canção para as sessões de Abbey Road, foi muito mais rápido do que a versão final e mais obviamente inspirada no Chuck Berry "You Can't Catch Me" - a linha de abertura, "Here come old flat-top",que é uma linha direta da gravação de Berry de 1956. (Pouco depois do lançamento de Abbey Road, Chuck Berry cobrou dos Beatles por violação de direitos autorais, o caso foi resolvido em 1973, com Lennon concordando em gravar três músicas de propriedade da empresa - duas músicas de Berry no álbum Rock 'n' Roll e Lee Dorsey "Ya Ya" em Walls and Bridges).
Paul McCartney teve algumas sugestões de como melhorar a música, como ele lembrou em The Beatles Anthology: "Eu vim com uma linha de baixo, e tudo fluiu a partir daí. " Lennon disse que o "over me" um break no final do coro começou como uma paródia de Elvis. As letras são um amontoados de disparo rápido de trocadilhos, piadas e o que ele chamou de "gobbledygook" que ele fez no estúdio. A mensagem era clara quando ele gritou no final do segundo verso, "One thing I can tell you is you got to be free." Mas para Lennon, o ritmo hipnótico era a coisa mais importante: "Foi um disco de funky - que é uma das minhas faixas favoritas dos Beatles É funky, bluesy, é, e eu estou cantando muito bem.."
Após o antagonismo de Let It Be, era quase impossível imaginar a banda voltar para este tipo de colaboração criativa. "Se eu tivesse que escolher uma música que mostrava os quatro talentos díspares dos meninos e as maneiras que eles combinaram de fazer um bom som, eu escolheria" Come Together "," George Martin disse. "A música original é boa, e com voz de John está melhor. Em seguida, Paul tem essa idéia para este riff grande. E Ringo ouve isso e faz uma coisa de tambor que se encaixa, e que estabelece um padrão que John que pula em cima e fez o ["shoot me"] na parte. E depois há George guitarra no final. Os quatro deles tornaram-se muito, muito melhor do que os componentes individuais ".
"Come Together" foi o suspiro final deste espírito rejuvenescido: Foi a última música que todos os quatro Beatles trabalharam em conjunto.

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/come-together-19691231

Nenhum comentário:

Postar um comentário