sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O single Please Please completa 50 anos

Ao ouvir pela primeira vez um acetato de 'Love Me Do', a tia de John Lennon, Mimi supostamente informou seu sobrinho: "Se você pensa que vai fazer a sua fortuna com isso". No entanto, ao ouvir um acetato de 'Please Please Me' algum tempo depois Mimi disse Lennon: "Isso é mais parecido com ele, que deve fazer o bem". 
"Mimi", respondeu ao sobrinho ", que vai ser o número um". (Coleman, Ray, Lennon: The Definitive Biography, p.129) 
Se o acetato em questão foi a gravação oficial de 26 de novembro de 1962 (uma gravação anterior existiu), então o otimismo de Lennon foi certamente inchou pela previsão instantânea do produtor George Martin, ao completar a sessão de que os Beatles haviam acabado de gravar o seu primeiro número um. Assumindo que Lennon e Martin realmente fizeram essas previsões ousadas, os dois homens acertaram. "Please Please Me" alcançou o número um no Reino Unido em Março de 1963.
Sucesso do single lançou a carreira dos Beatles no Reino Unido e ofereceu-lhes um ponto de apoio para lançar um ataque impressionante e sem precedentes nos singles do Reino Unido e paradas de álbuns, ambos os quais eles dominaram todo o resto de 1963. Que seu sucesso seria garantido com essa música em particular - ou com uma composição de Lennon-McCartney original em tudo - não era uma certeza no fim de 1962.
Ao longo das décadas que se seguiram a carreira explosiva dos Beatles e sua morte sórdida, a lenda do single foi bastante simples: 1. John Lennon escreveu a canção como uma homenagem, lenta bluesy de Roy Orbison. 2. Martin ouviu e aconselhou que acelerá-la e adicionar algumas harmonias. 3. Eles assim o fizeram e se tornaram estrelas
Independentemente de quando ele ouviu primeiro, o conselho de George Martin sobre a reestruturação da canção foi levada a sério. O resultado foi impressionante. 
Lennon lembrou o entusiasmo do grupo com a faixa acabada: "Nas semanas seguintes, fomos mais e mais e de novo.Mudamos o ritmo um pouco, alteramos as palavras um pouco e fomos até a idéia de com gaita, assim como fizemos em 'Love Me Do'. Até o momento a sessão deu a volta, estávamos tão felizes com o resultado,que não poderia tê-la gravada rapidamente "(Badman, Keith, The Beatles: Off The Record, p.46). 
Paul McCartney também deu crédito à visão de Martin sobre a produção: "A contribuição de George Martin em" Please Please Me "foi bastante grande, na verdade. Foi a primeira vez que ele realmente mostrou que ele podia ver além daquilo que foi oferecendo-lhe "(The Beatles: Off The Record, p.47).
Como "Love Me Do" foi provavelmente influenciado por "Bye Bye Love", as harmonias de "Please Please Me" também são de Don e Phil Everly. A aplicação inteligente de gaita para o riff de guitarra de George Harrison em escala deu continuidade com o lançamento do grupo de estréia que ajudou a estabelecer uma assinatura sonora cedo.
Os vocais com um desespero que ampliaram a profundidade da música, para não mencionar o tema, que é abertamente sexual e serve para desfazer o mito de que as letras iniciais do grupo eram superficiais e banais. Na verdade,correu uma subida dos acordes de G através de A a B-flat (acompanhado pela batida energética de Ringo Starr, após a primeira linha) serve para sublinhar um desespero, dando um clima sexualmente frustrado.
George  Martin ligou o microfone talk-back da sala de controle do estúdio 2 e comentou: "Vocês acabaram de fazer o seu primeiro número um". (Lewisohn, Mark, The Complete Beatles Recording Sessions, p.24) Ele não estava errado.
"Love Me Do" / "P.S. I Love You "garantiu os Beatles o lançamento de estréia que foi composta exclusivamente de composições de McCartney. Em janeiro de 1963, "Please Please Me" / "Ask Me Why" estabeleceu seu segundo lançamento como completamente John Lennon.Ao longo de 1963/64, enquanto os Beatles abriram sua trilha no mundo, a maioria de seus singles foram de composições Lennon-McCartney.
Lançado dia 11 de janeiro de 1963,durante um dos invernos mais cruéis da história britânica, 'Please Please Me' precedido de um pós-guerra sócio-cultural na Grã-Bretanha de uma forma semelhante a como "I Want to Hold Your Hand" teria impacto sobre a cultura dos EUA quase 12 meses mais tarde.
Na reflexão, Lennon foi agressivamente territorial sobre o crédito para 'Please Please Me', inclusive quando se trata de crédito da influência de Martin. Sem dúvida, ele percebeu a importância do papel da música na carreira dos Beatles. Em 1971, Lennon enviou um cartão postal para lapidar George Martin declarando: "Eu escrevi 'Please Please Me' ¬ sozinho. Foi gravado na seqüência exata em que eu escrevi, lembra-se? "(As Cartas de John Lennon, 2012) Mais uma vez, em 1980, disse o autor David Sheff" que 'Please Please Me' é completamente a minha música "(Sheff, David, All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono, p.168)
Em resumo,o single Please Please foi o primeiro a ficar em 1º lugar nas paradas completa 50 anos!

Comentário:
Em março,espero falar sobre os 50 anos do álbum Please Please Me!

fonte: http://blogcritics.org/music/article/please-please-me-turns-50/

Nenhum comentário:

Postar um comentário