quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os Beatles filmando "I Should Have Known Better" em Manchester

Claro que eles são uma das bandas mais documentadas de todos os tempos, mas de vez em quando nós começamos a vê-los sob uma nova luz.O documentarista Leslie Woodhead descobriu essas fotos que ele tirou do Fab Four em 1964, quando eles estavam gravando em Manchester. Ele conta a história das fotografias em um trecho de seu novo livro, How the Beatles Rocked the Kremlin.
"Eu tinha apenas recentemente redescoberto minhas fotografias de rock, e o show em Vladivostok seria a primeira vez que eu iria colocá-las juntos para uma exposição. Trazê-los por todo o caminho da Inglaterra, situado entre as camisas e cuecas na minha mala, me fez revisitar o tempo, quase 50 anos antes, quando eu tinha tirada as imagens. Poderia, eventualmente, ter sido há muito tempo? Eu ainda podia ver as tardes nos estúdios de TV em Manchester quando eu era um garoto com uma câmera.Os Beatles, os Stones, Little Richard e Jerry Lee Lewis vieram para gravar programas nos estúdios onde eu era diretor estagiário, encontrando meus pés nas rotinas dos programas de revista noturnas. À medida que os anos sessenta começou a decolar, um desfile extraordinário de pessoas que logo se tornariam as realezas do rock passaram pelo estúdio para ligar os seus mais recentes discos.Os Beach Boys, Simon and Garfunkel, The Kinks, The Hollies, e inúmeros outros vieram e foram, a maioria deles sem causar muita agitação. Os Rolling Stones ficaram aborrecidos com um produtor, que declarou que seu cabelo era inaceitavelmente longo para um programa de família e tentou expulsá-los."
"Após essa primeira filmagem com os Beatles em agosto de 1962, eu tinha renovado o conhecimento quando chegaram a realizar o "Please Please Me" em janeiro de 1963. Durante o ano seguinte, voltaram regularmente ao estúdio em Manchester, e quando eles vieram para tocar "I Should Have Known Better" em outubro de 1964, peguei um único rolo de filme, troquei algumas palavras com os meninos, e fiquei em torno do estúdio tirando uma dúzia de fotos enquanto ensaiavam a música. Eu terminei o rolo de filme, e depois voltaram a trabalhar em outro estúdio em um programa sobre a história do ciclismo. Ao longo dos próximos meses, eu olhei na de outras pessoas do rock com minha câmera e deu mais alguns rolos de filme. E então, inexplicavelmente, eu perdi minhas fotos de rock." 
"E então, não há muito tempo, eu lhes tinha encontrado.Abri a gaveta e lá estavam as fotos,em um envelope comum. Olhei para as imagens sombrias preservadas em negativos, John Lennon, Paul McCartney, Mick Jagger, Little Richard, Jerry Lee Lewis. Eles haviam dormido na minha gaveta ao longo das décadas, como faraós cochilando em seus túmulos.Eu estava em êxtase.Eu estava caçando um homem que poderia imprimir os negativos, um raro artesão de uma época onde as câmeras digitais fizeram negativos em preto-e-branco tão irrelevante como máquinas de escrever e papel carbono. Em um porão de Londres, eu assisti como Peter Guest que imprime a vida persuadida de Linda McCartney que volta para meus velhos negativos. O Fab Four nadou até sair do banho em desenvolvimento, os jovens novamente à beira de tudo."

Comentário:
Os Beatles estiveram no estúdio da TV Granada em Manchester no dia 14 de outubro de 1964 para filmarem para o programa "Scene at 6:30" a música "I Should Have Known Better" que iria ao ar no dia 16 de outubro.
As cenas do video acima são do rolo B que contém cenas dos ensaios gravadas da sala de controle.

fonte: http://www.thedailybeast.com/articles/2013/04/24/never-before-seen-beatles-photos-from-19640.html (ATUALIZADO-mais fotos-more photos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário