terça-feira, 15 de abril de 2014

Entrevista de Paul McCartney para o El Pais

Por telefone,o El Pais entrevistou Paul McCartney que está em Los Angeles ensaiando:
Você disse que não tem planos de se aposentar do palco.Qual é o segredo para ficar em forma e com tanta força e inspiração para continuar a fazer música? 
- Eu amo música , eu amo tocar ao vivo e fazer discos.Quando eu lhe ofereço um show em um lugar como o Uruguai, a coisa mais surpreendente para mim é o povo , os fãs. Eu vejo as pessoas na América Latina tem uma ligação muito forte com a música e isso é muito emocionante para nós . Tocar ao vivo é sempre uma festa, tinha um bom tempo ! Muitas vezes as pessoas me perguntam : ' Você não se cansa de shows ? ` . E a resposta é não , porque me dá muita energia. É uma grande coisa, é algo que eu sempre fiz e é o que eu amo. O público é muito energizante. 
Você está preocupado com a passagem do tempo de forma alguma ? 
- Não, porque na realidade não há nada que eu possa fazer contra a passagem dos anos. 
Você tem planos de escrever sua autobiografia ? 
-Não. Já existem muitos livros sobre mim , que eu acho também. Eu não quero adicionar outro para a pilha ! Também requer muito trabalho , você deve ter tempo para sentar e escrever um livro destas características e estou sempre ocupado. Há muita informação sobre mim , mas nem todos são confiáveis ​​ou corretas.
O que signifa o NEW em sua carreira ? Como foi o processo de produção? 
- Para mim, é muito importante ter novas músicas para tocar em shows.E este álbum cumpre essa função . Se você também tem sucesso como a sorte tem sido com o NEW, em seguida, as pessoas conhecem as músicas novas e antigas e podem combinar . O novo material é divertido de tocar e eu acho que é bem recebido pelo público.
O que você pensa quando você vê os Rolling Stones ainda  juntos e tocando? Se John e George estivessem vivos , você acha que os Beatles poderiam ter retornado à atividade ? Por que não? 
-Bem, talvez teria sido possível, mas como eles não estão mais vivos é impossível. Se eles estivessem vivos , poderíamos ter trabalhado juntos novamente, mas dizendo que é como tocar pensando ` o que se tal coisa ... ", e eu não gosto disso. ` É como perguntar o que aconteceria se eu deixar cair uma TV em sua cabeça? 'Você sabe o que quero dizer ? As pessoas me perguntam isso muitas vezes , mas acho que um pouco de fantasia. É como se eu perguntar ' o que teria acontecido se o seu avô tivesse sido uma estrela de um programa de televisão ? Foi seu avô ` Ó estrela, ou que não era, e pronto .
O que você mais sente falta de Lennon? Você sente que alguma coisa que estava pendente entre vocês? Qualquer palavra não dita ou música não gravada? 
-Eu não acho que há alguma coisa sem dizer, sem falar. Dissemos muitas coisas, que éramos amigos íntimos, como acontece com George. Eu sinto falta de John, é claro, porque éramos muito bons amigos. Foi um muito "cool", muito engraçado, ele era como um irmão, muito inteligente, um bom compositor. E quando trabalhamos juntos o resultado foi sempre bom. Sinto falta da companhia e as experiências compartilhadas, mas da mesma forma que um pai ou irmão morre ou alguém da família e você perde, sinto falta dele como amigo.Acho que disse tudo o que queria e não me arrependo de nada, nós dois sabíamos que nos amávamos muito.
Como foi trabalhar com ele ? 
-Quando começamos éramos dois jovens que queríamos aprender a tocar e escrever músicas. Foi um tempo maravilhoso em nossas vidas e como aprendemos e melhoramos
Nosso ofício nos tornamos dois bons compositores. Se John precisava de ajuda com algo que ele estava compondo muitas vezes que eu poderia dar-lhe uma resposta, da mesma forma que John me dia uma resposta para mim. Foi uma parceria perfeita, porque nós crescemos juntos e bem compreendida. Muitos das nossas co-autorias fizemos muito rapidamente, porque já tínhamos chegado a um bom nível. Sozinho,John era um grande cantor e compositor e também tenho facilidade para cantar e compor, mas quando trabalhamos juntos foi algo especial.
O que você mais gosta em ser um Beatle ? Você se arrepende de alguma coisa? 
-Eu não me arrependo de nada . Tenho tantas lembranças bonitas. Talvez você poderia dizer que eu não gostava quando estávamos discutindo , mas isso acontece em qualquer família. As pessoas discutem e , por vezes, não se pode enlouquecer e se arrepender dessas coisas, você tem que entender que a vida é assim que por vezes discute com seus irmãos , mas eles ainda querem muito. Tivemos um ótimo tempo juntos , estou muito orgulhoso do que criamos . E quando se viaja para o Uruguai vai tocar muitas das canções dos Beatles , eu compus com Wings, outra banda muito boa .Eu gosto de escolher músicas de diferentes épocas e tocar em um show.As pessoas sempre dizem que é ótimo para ouvir músicas de diferentes fases da minha carreira e perceber que elas estão todas relacionadas. Isso é o que me excita no show que vamos fazer no Uruguai.
Depois de experimentar com Kisses On The Bottom e o álbum NEW, O que vem a seguir? O que você pretende experimentar no futuro?
-Eu estou sempre trabalhando em coisas novas, estou sempre escrevendo. Agora estou fazendo um filme de animação para crianças baseada em um livro infantil que escrevi há alguns anos atrás. Eu música personalizada para este filme e eu também estou envolvido na produção. Mas vai levar alguns anos ainda.
Qual é o seu álbum favorito dos Beatles e por quê? 
-Essa pergunta é muito difícil para mim, porque os discos são como seus filhos: não quer ter um único favorito. Eu não poderia dizer qual é a minha música favorita, porque eu poderia listar.
É verdade que freqüenta shows de estrelas jovens para se manter atualizado? 
-Sim, é verdade. Eu vou a muitos shows, porque, na verdade, eu realmente gosto das performances ao vivo. Para minha esposa Nancy também gosta de ir, é sempre uma boa noite. Vemos muitos artistas recentemente assisti Jaz-Z, também vi Kanye West, Justin Timberlake e alguns artistas de hip hop. É quase tão divertido quanto ir ver a um show de Paul McCartney! (risos).
A pergunta da público. 
El país fez uma chamada a através de redes sociais : se você pudesse fazer uma pergunta a Paul McCartney, o que você pediria ? Centenas de perguntas pelo Facebook e Twitter . A pergunta que foi escolhida pelo usuário do Twitter @MattAlmendras . 
Como você mudou sua maneira de compor ao longo dos anos ? 
- Meu processo continua a ser hoje o mesmo de quando eu comecei a compor jovem.Sento-me com um violão ou piano e apenas eu! Mas é interessante ver como o processo de composição gera mudanças com os outros. Por exemplo, se eu estou trabalhando com um novo produtor , talvez ele me pede para fazer alguma coisa no momento do estudo, um ritmo. Por exemplo : " ! Tente isso, ou aquilo " Em algumas músicas do NEW vieram com este método, como à parte, com alguns dos produtores , porque eles são usados ​​para criar esse caminho e às vezes eu adapto a esse estilo . Eu faço isso porque parece excitante para experimentar coisas novas, dá alguma novidade ao resultado final
  
Paul McCartney começa a sua turnê 2014 nesse sábado dia 19 de abril no Uruguai...

fonte: El Pais

4 comentários: