terça-feira, 27 de maio de 2014

Há 45 anos,John e Yoko gravavam Give Peace a Chance em Montreal


Dois meses após o " Bed -In for Peace " em Amsterdã que atraiu a atenção mundial , John Lennon e Yoko Ono escolheram Montreal como o local para um segundo evento.O Bed-in , que começou dia 26 de maio de 1969 e durou uma semana , terminou com a gravação de uma das canções de protesto mais duradouras : " Give Peace a Chance ". 
Nova York era a primeira escolha do casal para o bed-in , mas por convicção de Lennon em 1968 manteve-os impedidos dos EUA,O Plano B foi o Bahamas , que se mostraram muito quente, caro e distante da cobertura da imprensa. Lennon e Ono , em seguida, seguiram para o norte de Toronto. Em sua chegada , eles disseram à imprensa de Toronto por que eles decidiram organizar um segundo. 
"O efeito total dos nossos bed- ins tem feito as pessoas falar sobre a paz ", disse Lennon. "Estamos tentando despertar o interesse dos jovens em fazer algo sobre a paz. Mas isso deve ser feito por meios não violentos - caso contrário, só pode haver caos. Estamos dizendo aos jovens - e eles têm sido sempre os mais badalados - estamos dizendo a eles para passar a mensagem para as praças"
No dia seguinte, o casal mudou-se para quatro quartos do Montreal Queen Elizabeth Hotel . Deitado na cama de pijama branco,Lennon e Yoko responderam as perguntas todos os dias,de manhã até 18:00 . Amigos e fãs como repórteres de rádios, imprensa e televisão cercaram o casal . Cartazes manuscritos postados em cima da cama lia "Hair Peace" e " Bed Peace ". Visitantes incluídos como o  ativista Dick Gregory , o poeta Allen Ginsberg e o defensor do LSD Timothy Leary.
O site Ultimate Classic Rock conversou com duas pessoas que participaram de " Give Peace a Chance ':o engenheiro de áudio Andre Perry e a cantora Petula Clark:
Em 1969, Montreal, a maior cidade de Quebec,foi torturada com protestos.Manifestantes foram às ruas.Alguns até queriam separar Quebec do Canadá. Petula Clark, uma estrela bilíngüe em França anos antes de ' Downtown' se tornou um sucesso na América do Norte ,foi se apresentar em Montreal em maio. 
"Eu estava fazendo o meu próprio show, um show de uma mulher em Francês e Inglês ", lembra Petula Clark. "Eu estava tendo problemas com meus shows porque quando eu cantava em francês , a parte inglêsa do público não estava feliz e vice- versa. Eu estava tentando descobrir , como posso lidar com isso? 
"Eu pensei que eu realmente precisava conversar com alguém, alguém que eu não sei e que não tem machado para moer . Eu sabia que John e Yoko estavam na cidade . Eu não conhecia eles. Então, naquela noite depois do meu show, eu fui para o hotel. Eu disse-lhe a minha história. 
"Bem, fodam-se eles! " É o que ele disse . 
"Eu disse, 'Obrigado por esse conselho. " Ele disse:' Vá e tome uma bebida ao lado."
No início da semana , Lennon começou a escrever um hino de paz com base em algo que ele havia dito aos jornalistas : "Tudo o que estamos dizendo é dar uma chance à paz ". Andre Perry, um produtor e engenheiro local, foi convidado a vir para o hotel em 1 de Junho para gravar a nova canção. Lennon e o comediante Tommy Smothers tocaram violões enquanto outros convidados cantaram o refrão. 
"Foi um caos ", lembra. "As pessoas estavam batendo em listas telefônicas , em cinzeiros , sinos, todos os tipos de lixo. Os Hare Krishnas estavam lá, deitados no chão.Era como um circo maldito . 
"Quando chegou a hora de fazer isso , eu disse: ' Cara, eu não sei como isto vai acabar , mas vai ser muito estranho. ' Não se esqueça, 45 anos mais tarde as pessoas vêem a importância do mesmo.Mas no próprio momento,parecia que isso seria foda" . 
Andre Perry disse que, apesar dos obstáculos, Lennon acreditava nele . " Nunca, nunca me disse o que fazer. Ele apenas disse : 'Olha, vamos fazer essa música, e eu confio em você para fazer o que puder." 
"Então, eles tentaram uma vez e ele transmitiu a Tommy que ele queria tocar um estilo de guitarra diferente, mais dedilhada ... ele só queria que fosse no ritmo. Fizemos um teste e depois gravamos"
Depois disso, a suíte foi liberado e o lado B,com uma canção de Yoko ''Remember Love", foi gravada. Perry voltou ao seu estúdio ao amanhecer . Como suspeitava , a qualidade de áudio de ' Give Peace a Chance ' precisava melhorar . Perry pediu alguns cantores e um músico para vir ao seu estúdio . 
"Eu disse: ' Aqui está o que eu quero fazer . Quero reproduzir o que deveria ter sido. Então não vamos soar como um bando de caras no estúdio , nós não vamos soar liso ... vamos soar como estavámos nos divertindo." 
Perry,em seguida, adicionou mais um elemento. "Eu precisava de um truque que os Beatles costumavam fazer naqueles dias. Então eu fui e tenho a minha lata de lixo, que foi feita de borracha ... que baque que você ouve que se acumula , isso era eu batendo em minha lata de lixo de borracha. 
"A idéia não era fazer batota , a idéia era para salvar o evento. " 
Andre Perry mixou a nova versão e trouxe-a para Lennon naquela tarde. " Ele olhou para mim e disse: ' Não é bom , não é? " Eu disse:' Olha John , eu vou te dizer a verdade , é difícil, mas eu decidi fazer algo com ele. 
"Então ele disse:"Faça."Então eu toquei e ele disse:" Cara, isso é inacreditável. " Ele me agradeceu , ele me abraçou. 
"O que eu fiz é o que está no disco. " 
'Give Peace a Chance ",foi lançada em 7 de julho de 1969, creditada a Lennon e Paul McCartney como os compositores embora McCartney não tinha nada a ver com a música. Lennon mais tarde admitiu que Yoko era realmente sua co- escritora . 
(Andre Perry com os fones gravando a música)
O single foi o primeiro creditado a Plastic Ono Band. " Ele originalmente começou como a idéia de Yoko como uma banda , uma espécie de brincadeira, uma banda de show que não existia ", disse Lennon a Soundscapes . "Construímos todo o grupo assim que nós pensamos , por que não chamá-lo de Plastic Ono Band em vez de apenas John e Yoko para o fato de que havia todos os tipos de pessoas cantando nele. Não foram os Beatles , era como um rabino , um garçom do hotel , e todas as coisas desse tipo. Foi um pouco de todos. O mundo inteiro é a Plastic Ono Band ". 
A canção chegou ao número 14 e tornou-se um grampo de manifestações pacíficas. No Dia da Moratória pelo Vietnã realizada 15 de outubro de 1969 , em Washington,meio milhão de pessoas juntaram a Pete Seeger para cantar " Give Peace a Chance ". 
"Esse foi um grande momento para mim", disse Lennon." Em meu coração secreto eu queria escrever algo que iria assumir " We Shall Overcome . ' Eu não sei por que , isso é o que eles sempre cantavam. Eu pensei: ' Por que alguém não está escrevendo um para as pessoas agora ? " Isso é o que o meu trabalho é . Nosso trabalho é escrever para o povo agora." 

fonte: Ultimate Classic Rock 

Nenhum comentário:

Postar um comentário