terça-feira, 9 de setembro de 2014

50 Anos da 1ª Turnê Americana : Montreal 1964

Os Beatles realizaram dois shows na noite do dia 08 de setembro de 1964 no Fórum, em Montreal, no Canadá, para um total de 21.000 fãs. Foi a sua única visita à cidade. 
O grupo recebeu ameaças de morte de separatistas franco-canadenses, enquanto em Montreal. Atiradores da polícia estavam presentes no Fórum; Os Beatles estavam nervosos, mas os shows passaran sem incidentes.
"Fomos para Key West,parte francesa do Canadá, onde tínhamos pensado que Ringo ia levar um tiro. Um jornal de Montreal informou que alguém ia matar Ringo. Porque não gostava de seu nariz ou algo assim? Porque ele era provavelmente o mais britânico dos Beatles? Eu não sei. De qualquer forma, decidimos, 'Foda-se, vamos sair da cidade ", e nós voamos um dia mais cedo, em vez de ficar a noite em Montreal." disse George Harrison no Anthology
Embora nessa época os Beatles foram utilizados para o caos que veio com o seu nível sem precedentes de fama, o incidente, no entanto, provou uma paranóia. 
"Algumas pessoas decidiram fazer de mim um exemplo, como um judeu inglês. A única falha grave é que eu não sou judeu. Ameaças que recebemos em nosso caminho. Quer dizer, de repente, não haveria mais alguns policiais; mas esta foi uma das poucas vezes que eu estava realmente preocupado. Nós estávamos fazendo o show e, como sempre, eu estava em um alto degrau. Eu tinha os pratos em direção ao público para me dar um pouco de proteção; Normalmente eu os tinha em plano.Eu também tinha um policial à paisana sentado ali comigo.Mas eu comecei a ficar histérico, porque eu pensei: 'Se alguém na platéia dar um tiro em mim, o que é esse cara vai fazer? Será que ele vai pegar a bala? "Pensei nisso e foi ficando mais engraçado e mais engraçado o tempo todo, e o cara ali sentado." disse Ringo Starr no Anthology
Os outros shows de abertura foram The Bill Black Combo, The Exciters, Clarence 'Frogman' Henry, e Jackie DeShannon. Os Beatles subiram ao palco às 17:20. 
Após segundo show da noite o grupo deveria ter voado de Montreal para Jacksonville, Flórida, mas seu avião Lockheed Electra foi desviado devido ao furacão Dora.
"Nós entramos no avião para Jacksonville, Florida. Mas descobrimos que havia um furacão batendo Jacksonville, eles anunciaram: "Apertem os cintos.Não é grande o suficiente para este avião. Nós vamos ter que entrar com pleno impulso invertido. Isso foi em um Electra, um avião que descobrimos mais tarde que tem um histórico muito elevado de acidentes. Mas nós desembarcamos em Key West tudo bem e tivemos nosso dia de folga lá."  disse George Harrison no Anthology
Apesar de estar sem aviso prévio, a chegada dos Beatles em Key West às 3:30 da manhã de 09 setembro de 1964 foi visto por centenas de fãs. 
(os Beatles em Key West)
Durante a viagem Ringo Starr começou uma luta de almofadas na primeira cabine da classe. Os outros Beatles e membros da sua comitiva juntaram-se, antes de uma voz vinda de dentro ordenou-lhes para parar. Depois de cada um deles, envergonhados voltarem para os seus lugares, um Paul McCartney sorridente apareceu e admitiu que estava por trás do anúncio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário