sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fotos raras de John e Yoko em 1980 são lançadas em um livro de luxo

Um pouco mais de 30 anos atrás, o fotógrafo japonês Kishin Shinoyama caminhou pelo Central Park com um dos casais mais famosos do mundo. Foi por do sol, outono; eles se sentaram em um banco em frente da lagoa, rodeada por árvores,um pedaço de Nova York no horizonte à distância, incluindo o prédio onde viviam. Pediu-lhes para beijarem-se, e ele clicou os.Três meses depois, no dia 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi morto a tiros na entrada para o Dakota, um lar para ele e sua esposa, Yoko Ono. Apenas três semanas antes da morte de Lennon, a fotografia de Shinoyama de John e Yoko se beijando no Central Park havia aparecido na capa de qual seria seu último álbum de estúdio, Shinoyama fez outras fotos daquele dia, é claro "Double Fantasy." - 800 em tudo, na verdade - mas muitas delas nunca foram mostradas até agora, por ocasião da próxima publicação de Kishin Shinoyama. John Lennon & Yoko Ono. Double Fantasy(700 dólares), lançado neste mês.
O livro foi idéia de Yoko Ono, Shinoyama explica por e-mail, através de um tradutor (ele não fala inglês). Foi desencadeada por uma exposição em 2010 em Tóquio comemorando o 30º aniversário do álbum. "Havia muitas fotos que Yoko nunca tinha visto por mais de 30 anos", diz ele. "Ela me disse:
'Obrigado por tirar as imagens do meu momento mais feliz. Que tal fazer um livro de fotos com essas fotos? '"
credit: Taschen
Três décadas antes, tinham começado a gravar no estúdio, onde Lennon e Yoko estavam gravando, antes de passearem no parque, onde Yoko queria tirar "uma foto de rosto." O primeiro da série pela lagoa para um single.Embora tivesse ficado nervoso sobre o encontro com o ex-Beatle, como Shinoyama relembra no vídeo no link abaixo,ele rapidamente ficou à vontade,"Ele era tão bom e doce." Ele deu o tom para o dia. "Eu não queria entrar em sua vida privada", Shinoyama lembra agora. "Eu tentei não interferir e capturei a sua proposta e personalidade delicada em silêncio, de modo que eu poderia pegá-la de uma forma muito natural, de modo que você não podia imaginar que nunca tinha visto antes." Revisitando as imagens,Shinoyama relembra o momento em que ele soube da morte de John Lennon. "Eu estava em meu escritório", lembra ele. "De repente o meu telefone começou a tocar, as pessoas chamando de jornais e TV. Eu estava chocado demais para fazer qualquer coisa. "Todo mundo em Tóquio, ao que parecia, queriam saber da reação de um dos últimos por ter conhecido John e Yoko em pessoa. "Eu disse aos meus sentimentos honestamente", diz ele. "Eu tinha a capa do disco 'Double Fantasy' na minha frente no momento. Fiz à cores, mas o disco foi lançado com a imagem em preto e branco. Eu me perguntava por que eles mudaram ". 
credit: Taschen 
Shinoyama tem consciência de um fotógrafo de tempo fugaz. Como ele diz no vídeo: "Cada momento termina instantaneamente - torna-se passado, você sabe."Como eu vejo agora, eu ainda acho que o amor puro de John e Yoko continua", diz ele. "A partir deste ângulo, eu posso ver." 

fonte: New York Times  (com um video mostrando o livro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário