segunda-feira, 9 de maio de 2016

Paul McCartney: "Para mim, o rock nunca foi rebelde"

"Sim, eu estou em Minneapolis. Como está o tempo ai? "Apenas contatos através por telefone,Paul McCartney mostra toda a sua simplicidade e simpatia em uma semana que vai visitar pela terceira vez na Argentina e é sem dúvida um dos artistas e personagens do passado mais importantes do século.
"Estou especialmente emocionado de tocar por lá. Eu não posso esperar para começar a compartilhar uma festa com rock and roll ", diz o músico, que no domingo vai inaugurar sua turnê One on One Tour,em Córdoba dia 15, e completando dias 17 e 19 deste mês no estádio Único de La Plata.
"Viajar e tocar é algo que eu amo, e eu sempre amei fazer. É um prazer. Eu sempre digo que nós não trabalhamos com música, mas tocamos com ela.Mas, ao mesmo tempo,não deixa de ser um trabalho e com muita razão. não posso ficar sentado fazendo nada ", McCartney explica, para quem a fama e dinheiro há muito tempo deixou de ser seu combustível. "Público ... ele acrescentam, eles dão-lhe energia." 
Mas, neste momento, pode-se supor que você passou por todos os sentimentos que um artista pode experimentar no palco. 
É interessante ... Eu sempre pensei que quando eu envelhecesse e não faria o que eu faço agora.Mas se eu não fizer música para o meu trabalho, eu faria de qualquer maneira. Mesmo nos dias em que eu não tenho nenhuma obrigação de fazê-lo, sempre que eu pego a guitarra ou toco piano. Costumo a me perguntar se não é muito cansativo em fazer tantos shows como estamos fazendo.Deve ser; mas a energia que você dá ao público cria o efeito oposto. É um processo que envolve música, as pessoas e as próprias músicas.
Ainda tendo conseguido cantar tantas vezes? 
Sim. Às vezes eu penso por que não me deixa doente cantar algumas delas.E eu acho que é porque quando eu canto, eu encontrar coisas novas. Na outra noite ao cantar Let It Be, eu comecei a pensar sobre a situação do mundo, e a importância dessa letra hoje; para mim, e para as pessoas. sempre encontrar coisas novas nas músicas que eu acho fascinante.
Também mudou o significado do rock, que em algum momento simbolizou a rebelião contra as estruturas estabelecidas contra os pais ...? 
É que (interrupção) nem toda a gente pensava que o rock era. Quando começamos com o rock and roll não era rebelde, mas que a música era maravilhosa. Não tinha nada a ver com se rebelar contra seus pais. Eu tinha pais maravilhosos, contra aqueles que não precisam se rebelar; nem contra a sociedade. Pode-se dizer que estava se rebelando contra a música anterior, mas eu nunca vi isso. Para mim, a rock nunca foi rebelde.Viu isso como uma grande música que eu nunca tinha ouvido antes e que me fez feliz.Estava feliz por fazer parte da nova cena. Mas não era o que estavam se rebelando contra ninguém. Quando eu canto, eu me sinto bem; Não estou pensando "Uauh, sim, sim, como eu estou rebelando! '. As pessoas precisam criar algumas imagens de algumas coisas que acontecem. Ao longo do tempo o mito de que em si foi criado, "ohhh, rock and roll era uma rebelião", quando era apenas um vestido novo, uma nova música, uma nova atitude para o mundo, que não precisa ser uma rebelião. Pode ser apenas uma mudança.
Mas que a mudança era uma força que então parecia revestida. Em que medida as facilidades que fornecem as novas tecnologias afetou o processo criativo, que os Beatles aparecem como uma fonte de pesquisa, muito forte?
Isso é que os computadores tornam o processo criativo mais fácil também é um mito. Pelo contrário: dá-lhe mais opções, e isso torna mais difícil. Há mais oportunidades; qualquer um pode fazer música com um computador em seu quarto. Mas, ainda assim, você tem que obter o som e a música. E eu não acho que a tecnologia vai ajudar nisso. Em última análise, é o que sai de sua cabeça, não em uma caixa.
De que modo influencia a passagem do tempo na medida em que deixa a cabeça?Quanto mais difícil ou mais fácil é encontrar a inspiração?
Se você ver as carreiras de muitos grandes artistas, você verá que há um período na juventude é particularmente proveitosa. E isso é porque quando você é jovem, tudo está acontecendo em torno de você te chama atenção.Então, quando você fica mais velho, você se acostumar com o mundo. O que tornou as coisas mais fáceis comigo, era para ter sido escrevendo alguma coisa, e escrito com John... Foi tudo muito novo, fomos pegando várias informações sobre o mundo que nos rodeava. O que você não tem que perder é aquela sensação de maravilha. Não vejo mais difícil hoje. Quando eu pego a guitarra, se eu tiver sorte a canção aparece, como tinha acontecido antes. A diferença é que a excitação que você tem quando você está mais jovem.
Seis anos atrás, você disse que você não escrevia mais as músicas com John, cara a cara em uma sala com suas guitarras. Mas o que aconteceu quando começaram a compor separadamente? Se plantou uma competição entre vocês? 
O que aconteceu é que, a princípio, era natural que nós escrevíamos juntos, porque estávamos sempre juntos. Era algo natural. Em seguida, ele se casou, eu morava em outro bairro; então, um tinha uma idéia e começava a escrever a música sozinho.Assim sairam Yesterday, Eleanor Rigby, Let It Be ... Às vezes, terminava como a Yesterday. Outras como Eleanor Righy, tinha quase pronta e quando encontrei com John, eu perguntei se ele me ajudava a terminar. Nós costumávamos fazer isso; mas se estávamos em locais diferentes ou em férias,escrevíamos cada um à mão. E foi muito bom.

Paul volta a tocar dia 15 de maio em Cordóba na Argentina.A entrevista completa você ler no link abaixo.

fonte: Clarín

Nenhum comentário:

Postar um comentário