segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Há 50 anos,os Beatles fizeram seu último show - Parte 2

Quando os Beatles estavam a caminho até Candlestick Park, Paul McCartney pediu para o seu assessor de imprensa Tony Barrow fazer uma gravação do show em fita cassete de áudio, usando um gravador de mão.Como o cassete tem duração de 30 minutos de cada lado, e,Tony Barrow não podia trocar durante o show, a gravação foi cortada durante a última música Long Tall Sally.
"Havia uma espécie de fim acontecendo, e também houve esse tipo de sentimento entre todos nós em torno dos Beatles, que este podia ser apenas o último show que eles nunca mais iriam fazer. Lembro-me de Paul, casualmente, no último minuto, dizendo: 'Você tem o seu gravador com você?' e eu disse: 'Sim, claro. "Paul então disse, 'você tem fita? Mostra a fita ', que eu fiz, literalmente, apenas segurando o microfone no meio do campo. Como uma lembrança pessoal da ocasião, era uma coisa muito agradável ter, e a única diferença foi que não era uma ocasião espetacular. Não foi nada como Shea Stadium, não havia nada especial sobre ele em tudo".   Tony Barrow
Barrow deu a fita original do show do Candlestick Park para McCartney. Ele também fez uma única cópia, que foi mantida em uma gaveta trancada na mesa do escritório de Barrow. A gravação se tornou amplamente difundida nos bootlegs, embora bastante como não é conhecido.
"No aeroporto de San Francisco, quando o nosso avião se preparava para decolar, a cabeça de Paul veio por cima do meu assento da fileira de trás: "Você conseguiu algo na fita?" Passei o gravador de volta para ele: 'eu gravei muita coisa, exceto que a fita acabou no meio da Long Tall Sally ". Ele perguntou se eu tinha deixado o gravador em funcionamento entre os números para obter todos os anúncios e as observações de improviso. Eu disse: 'Está tudo lá a partir do feedback de guitarra antes do primeiro número. " Paul estava claramente querendo ter essa lembrança exclusiva do que viria a ser uma noite histórica - o show de despedida do Fab Four. 
De volta a Londres eu mantive a fita do show a sete chaves em uma gaveta de minha mesa de escritório, fazendo uma única cópia para minha coleção pessoal e passar o original para Paul para ele se manter. Anos mais tarde a minha gravação do Candlestick Park re-apareceu em público como um álbum bootleg. Se você ouvir uma versão bootleg do concerto final, que termina durante a Long Tall Sally  ele deve ter chegado a partir da cópia de Paul ou minha, mas nunca conseguiu identificar o ladrão!"     Tony Barrow
Particularmente reveladores são os comentários de McCartney antes de Paperback Writer, durante o qual ele questiona o futuro do grupo, e Long Tall Sally, que pode ter levado uma referência velada à arte da capa do açougueiro para o álbum "Yesterday... and Today". 
"Obrigado!Muito boa noite,,gostaríamos de continuar com uma próxima música,não surpreendentemente, ,ter sido escrita por George Harrison e está no LP Rubber Soul.Essa se chama If I Needed Someone"   Paul McCartney
"Obrigado a todos, obrigado. Gostaríamos de continuar agora, continuar juntos, à vontade como um conjunto e todos por um - com outro número que costumava ser um single ... há muito tempo. E esta é sobre uma senhora pervesa chamada Day Tripper! John Lennon

"Obrigado! Obrigado. Gostaríamos de continuar com algo que é muito antiga, de fato. E esta foi gravada por volta de 1959, e é chamada de I Feel Fine." George Harrison
“Obrigado Ringo. Lindo trabalhar com você, Ringo. Nós gostaríamos de tocar outra música agora do nosso álbum da  BBC. E se chama "He's a real Nowhere Man, sitting in his nowhere land". Oh yeah”    John Lennon 
“Nós gostaríamos de continuar, eu acho. Nós não estamos realmente certo ainda. Eu gostaria de continuar, com certeza. Definitivamente. Bem, vamos apenas assistir a este um pouco? Basta vê-lo. A próxima música é chamada Paperback Writer” Paul McCartney
“Muito Obrigado a todos. Todo mundo, maravilhoso.Nós gostaríamos de dizer que,tem sido maravilhoso estar aqui, neste maravilhoso ar do mar. Desculpe sobre o tempo. E gostaríamos de lhe pedir para participar e aplaudindo, cantando, conversando, fazendo qualquer coisa. De qualquer forma, a música é ... boa noite....” Paul McCartney anunciando Long Tall Sally 
Pouco antes de deixar o palco, John Lennon ficou tocando compassos de abertura de In My Life, antes de correr para se juntar ao resto do grupo no backstage.
Os Beatles foram rapidamente levados para o aeroporto em um carro blindado. Eles voaram de San Francisco a Los Angeles, chegando às 12:50 da manhã. Durante o vôo,foi ouvido George Harrison falando: "É isso, então eu não sou mais um Beatle.."

Comentário:
Em uma entrevista recente para a revista Rolling Stone,Paul McCartney diz não se lembrar da fita e nem com quem ficou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário