segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Entrevista não publicada com George Martin,Geoff Emerick e Ken Townsend sobre o Sgt Pepper parte 3

Em "Good Morning Good Morning", os metais tem um som brilhantemente pungente e brilhante. Como você conseguiu isso, George? 
GM: Eu sei que nos esforçamos para obter um som muito difícil e que Geoff teve um grande problema sobre isso. Foram os metais do Sounds Incorporated, e eles sopraram muito de qualquer jeito. Obviamente, foi muito limitado. Eu suspeito que, de fato, era o Geoff normalmente o muito bom uso do Fairchild. Eu concordo com você, foi um som muito pungente, mas muito disso era fazer com a banda. Eles nos exigiram muito, isso foi incomum para o tempo. 
GE: Os limitadores e compressores Fairchild soam incríveis. Você pode colocar um violão ou vocal através deles sem está limitando ou comprimindo e parece que está perto de quatro pés!
As notas do folheto do CD [1987] dizem que o Studio One da Abbey Road foi usado para o "Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band (Reprise) ", embora o Studio Two fosse usado para a maioria do Pepper. Você se lembra disso, George? 
GM: a maioria do Sgt Pepper foi feito no 2, sim. "Day In The Life" foi feito no 1, e "When I'm Sixty-Four" foi feito no 1, o que pode impressionar você por ser um pouco engraçado para apenas três clarinetes, mas foi. Não sei por que "Reprise" foi feito no 1 em vez do 2. É bem possível que não pudéssemos entrar no 2 no momento. Eu sei que "Reprise" foi feito muito para o fim, e os Beatles e eu estávamos sempre jogando fora as pessoas dos estúdios, porque queríamos adiar neles, pressionando-os, dizendo: olha, nós temos que acabar com isso, você se importa em mudar para outro estúdio? 
Talvez nesta ocasião, não pudéssemos entrar em um estúdio, exceto o número um, é a explicação mais provável. Geoff e eu provavelmente dissemos: vamos fazer isso no 1, provavelmente podemos lidar com isso. E na verdade, eu não acho que seja ruim. Eu acho que ajuda a atmosfera do desempenho de "Reprise", o ambiente. Mas eu não acho que nós criamos isso
GE: O principal "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", aquele que abre o álbum lançado, foi feito no 2, mas a "Reprise" foi gravada no grande estúdio, número um. E sim, acho que foi porque outra pessoa estava usando o 2, e foi uma das raras instâncias em que não conseguiram entrar nesse estúdio. Isso fez a diferença? Bem, eu gostei da "Reprise". Eu pensei que era mais difícil, porque o estúdio número um é enorme, e os tambores estavam soando pela sala em todos os lugares. Mas o som é realmente bom - está mordendo.
 Studio Two
Além disso, as notas do CD dizem que "Fixing A Hole" foi iniciado no Regent studio, um pequeno estúdio independente no centro de Londres. George, eu não estava ciente de que os Beatles faziam muito fora de Abbey Road. 
GM: Bem, eles não. Tenho medo de que os garotos não planejassem muito, e quando eles queriam entrar em um estúdio, eles nunca me disseram, Mantenha as duas semanas seguintes, porque estamos certos de que vamos precisar de um estúdio. Eles me ligariam às 10 da manhã e diziam: Queremos gravar esta noite às sete horas ... OK? E eu tive que encontrar um maldito estúdio. 
GE: Isso mesmo. Pelo que eu me lembro de George e eu estávamos fazendo outro álbum - acho que devemos fazer algo - e os Beatles queriam continuar trabalhando. Então, o único que poderia ser feito era para eles irem trabalhar em outro estúdio, o que eles fizeram. George e eu estávamos fazendo Cilla Black, ou algo assim. 
Quem teria estado no comando? 
GE: Bem, Paul provavelmente manteria tudo junto. Se essa situação surgisse, Paul assumiria o controle.
George, você pode se lembrar de outras vezes durante o Sgt Pepper  que você não estava disponível?
GM: sim. Dave Harries [outro engenheiro da Abbey Road] me lembrou que nem Geoff nem eu estivemos presentes no início de "Strawberry Fields Forever". Essa faixa foi o início do álbum Sgt Pepper, e "Penny Lane" também. Parecem, não é? [Ambas as gravações foram iniciadas no final de 1966, lançadas como single do lado duplo em fevereiro de 1967 e não apareceram na Pepper.] De qualquer forma, foi uma dessas ocasiões em que os Beatles disseram: Olhe, queremos entrar às oito horas, está bem? 
Tanto Geoff quanto eu estávamos indo para uma estréia, eu penso em um show de Cliff Richard, às 7 horas. Então, dissemos: não podíamos fazê-lo hoje, John. Ele disse: Bem, nós vamos começar e você se juntar a nós quando puder. Provavelmente voltamos às 10:30, 11. A única pessoa disponível era o pobre Dave Harries, que era o garoto do backroom, o engenheiro de manutenção, e ele teve que lidar com a criação dos microfones e dar aos Beatles o apoio que ele poderia Ele mesmo, com outra fita adesiva, e eles fizeram isso até aparecermos. 
Você gravou outras coisas que não foram usadas para o álbum? 
GM: gravamos "Only A Northern Song", que foi feito durante o período de Pepper, mas, por razões óbvias, não [risos] colocamos no Pepper. Foi uma daquelas coisas que se afastaram até que os meninos eventualmente dissessem que oh, isso vai para o Yellow Submarine.Eles tenderam a olhar para o Yellow Submarine um pouco como uma relação pobre. Eles dariam seus títulos menos dignos.
Em "Getting Better", há um grande número de engenheiros creditados [na versão do CD de 1987]: Malcolm Addey, Ken Townsend, Geoff Emerick, Peter Vince, Graham Kirkby, Richard Lush e Keith Slaughter. Por que foi isso, George? 
GM: Estou surpreso com isso. Não consigo pensar o que Ken estava fazendo lá. 
KT: Eu acredito nisso porque Malcolm Addey costumava ir para casa à meia-noite. Então, alguém assumiu o comando - eu assumi para continuar até 3 ou 4 da manhã em duas ou três ocasiões. O número de engenheiros creditados é porque foi feito durante várias sessões em várias noites. Às vezes, se o cara regular está ausente, um pouco de um intervalo mas continua. Mas Malcolm Addey, à meia-noite, ele dizia: certo, vou para casa agora. E então, quando eu era engenheiro técnico, uma ou duas vezes eu assumi o controle dele.

Continua amanhã....

source: Reverb  

Nenhum comentário:

Postar um comentário