quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Entrevista não publicada com George Martin,Geoff Emerick e Ken Townsend sobre o Sgt Pepper parte final

George Martin
O que provavelmente é tanto quanto qualquer um suportaria normalmente. 
GM: Sim [risos], e você sempre pode programar o seu CD player para não tocar de qualquer maneira. 
Presumo que você tenha feito essas coisas divertidas para o groove do vinil original no final de todas as sessões? 
GM: Sim, foi logo depois que juntamos tudo, e todos nos sentimos muito dinâmicos, felizes e altos. Eu acho que foi John quem sugeriu que tivemos o som para cães ... porque os animais nunca conseguem sons bons para si mesmos. Ele sabia que os cães podiam ouvir mais do que seres humanos, então pensávamos que 15kHz era certo. Porque algumas pessoas poderiam ouvi-lo, se eles tiverem uma boa audiência, então nós empurramos isso. O ruído no final, no sulco, era apenas uma risada. Por que não colocamos algo para aqueles com tocadores não-automáticos, onde a agulha não pega quando chegar lá? A maioria das pessoas jamais teria chegado a esse ponto. Era apenas uma ideia de que, se alguém chegasse lá, ficaria com um choque. Uma piada trivial, na verdade. 
GE: basicamente, terminamos o álbum e eles estavam saindo de férias no sábado ou no domingo, e porque a adrenalina estava apagada e o álbum terminou, a idéia era colocar um ruído de alta freqüência para cães no final. E as vozes de trás para frente - desceram ao estúdio e falaram qualquer coisa que vinha em suas cabeças.
Ken, no [1987] CD, o custo de fazer o álbum Sgt Pepper foi estimado em £ 25,000. Alguma idéia de como isso foi elaborado? 
KT: Tenho a sensação de que, naquela época, o custo de gravação era cerca de £ 25 por hora para 4-track. Suponho que eles adicionaram o custo dos músicos, dos quais, por exemplo, havia bastante em "A Day In The Life". 
Quem cortou a master do álbum de vinil? 
GE: Na Abbey Road, o corte foi feito por um homem chamado Harry Moss. Lembro-me da caixa da fita master que coloquei "transfer flat", o que significava que o engenheiro de corte não deveria alterar qualquer compensação ou compressão. Porque naqueles dias você não tinha os tornos de corte sofisticados que você tem agora, e você teve que ter muito cuidado com o que estava fazendo para fazer isso em vinil. Mas não queríamos que isso fosse interferido de qualquer maneira. E fui repreendido por não colocar a palavra "por favor" nessa mensagem na caixa.
Você esteve no corte, então? 
Sim. Eu tinha permissão especial. 
George, como você olha de volta para Pepper, ouvindo isso agora [1987]? 
GM: Bem, eu já ouvi recentemente por causa da versão do CD. Eu não tinha ouvido muito antes disso. Achei fascinante voltando a ele e ouvindo-o, particularmente abrindo as faixas e ouvindo algumas das 4 faixas, ouvindo as saídas e as coisas. Isso foi fascinante. É fascinante ouvir de volta a algo que você fez há 20 anos. Eu acho que isso soa bem, estou muito satisfeito com isso. 
Há uma ou duas irritações que eu acho que se eu tivesse meu tempo de novo eu faria isso de maneira diferente. Eu colocaria um intervalo muito mais longo entre o final de "She's Leaving Home" e "Being For The Benefit Of Mr. Kite!" É uma música tão pungente, e "Kite". Outra coisa ao ouvir no CD é que eu ouço o silvo dos discos que costumavam duplicar nos efeitos sonoros em "Good Morning". Eles foram retirados do disco [vinil]. Você não percebeu muito sobre o vinil do Pepper, mas meu Deus, você percebe isso no CD! Desculpe por isso, pessoal.

source: Reverb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário