quarta-feira, 4 de abril de 2018

Contra a vontade de Paul McCartney,arranjador muda o som de "The Long and Winding Road"

Paul,Mary Hopkins e Richard Hewson
O homem que fez a orquestração para o single nº 1 dos EUA, dos Beatles, disse que não recebeu muito pelo seu trabalho.
Richard Hewson colaborou em duas faixas do último álbum dos Beatles, Let It Be, que foi lançado em 1970, e recebeu um total de £ 80 pelo seu trabalho. Ele também revelou que o compromisso levou a uma disputa de um ano com Paul McCartney, que não queria sua opinião.
"Eu fiz 'I Me Mine' e 'The Long and Winding Road', no total, £ 80", disse Hewson à BBC em uma nova entrevista. “Eles devem ter ganhado 40 milhões de libras com isso, pelo menos. Eu realmente não sabia o quão grande essas pessoas eram. Eu ouvi falar dos Beatles, obviamente. … Eu não percebi quando o disco saiu como seria enorme. Eu estava apenas fazendo outro trabalho.
Você pode ver a entrevista abaixo.
A conexão foi feita depois que Hewson começou um trio de jazz com Peter Asher, irmão da atriz Jane Asher, que estava namorando McCartney. "Nós iríamos para a casa de Peter para ensaiar", lembrou Hewson. “Lá conheci Paul McCartney. Quando Paul descobriu Mary Hopkin como uma cantora folk galesa, ele queria fazer um disco com ela e não queria seguir a rota habitual de contratar as pessoas normais. Peter disse: "Por que não tenta o Richard? Ele pode ser capaz de fazer um trabalho de arranjo para você. Eu disse: "Eu não sei nada sobre música pop." Eu sou um jazzista. Eu nem gosto de música pop. Eu pensei que Dusty Springfield era um cowboy! '”

Mas o sucesso daquela sessão levou ao que Hewson chamou de “o pomo da discórdia”, quando Allen Klein, dos Beatles, decidiu que Let It Be precisava de mais trabalho. Hewson disse que foi convidado a "fazer um arranjo de uma música que Paul McCartney não queria arranjar". [Klein] contratou Phil Spector para entrar e o que ele chamou de 'limpar' o álbum, e a única melodia. que ele queria colocar uma orquestra enorme era 'The Long and Winding Road' Tudo o que tínhamos era um piano [e] um baixo que foi tirado porque Phil Spector disse que era uma porcaria. Ele achava que John Lennon deliberadamente estragou tudo porque ele não queria fazer a música. ”Ele se lembrou de Spector chamando 20 violinos, uma harpa e um coro e pensando:“ Em um disco dos Beatles? Meu Deus!"
McCartney "não sabia nada sobre isso" até que o single fosse lançado, disse Hewson, que mais tarde colaborou com Chris Rea, Diana Ross, Herbie Hancock e outros. “Eu tive muitos problemas com [o produtor] George Martin e Paul.” Na verdade, McCartney evitou contato por um ano, até que ele eventualmente pediu a Hewson para trabalhar com sua nova banda, Wings. "Acho que ele se acalmou", disse ele, "porque afinal de contas, tornou-se um enorme sucesso. E ele excursionou com uma orquestra - então, vá em frente, Paul, não foi tão ruim, afinal de contas, foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário