domingo, 11 de novembro de 2018

Giles Martin sobre a mixagem do Álbum Branco : "Te dá um tapa na cara"


Os Beatles estão celebrando o 50º aniversário do álbum duplo de 1968 - apelidado de White Album - com uma edição de luxo que mergulha nas exaustivas sessões de gravação do disco. Uma entrevista com o produtor Giles Martin, que supervisionou o projeto de aniversário, revela alguns dos segredos e surpresas do box set.
Simplesmente chamado de The Beatles, o LP duplo de 30 faixas ficou conhecido como White Album graças à sua capa branca e subtilmente em relevo - e o contraste com a explosão colorida de seu álbum anterior, Sgt Pepper, foi deliberado.
O Álbum Branco é turbulento, cru e desafiador - em parte em reação à agitação política no final dos anos 60, quando a Guerra do Vietnã e o assassinato de Martin Luther King esmagaram o idealismo do Verão do Amor.
"Musicalmente, há beleza, horror, surpresa, caos, ordem. E esse é o mundo; e é sobre isso que os Beatles eram", escreveu Derek Jewell, do The Sunday Times.
Forças das trevas estavam presentes no estúdio também, quando a amizade da banda começou a se romper.
"O White Album era o álbum de tensão", disse Paul McCartney em 1987. "Nunca antes havíamos gravado com leitos no estúdio e pessoas visitando horas a fio, reuniões de negócios e tudo o mais. Havia muita fricção".
Pela própria conta de John Lennon, a banda se viu criativamente e pessoalmente em disputa.
"Cada faixa é uma faixa individual", disse ele à Rolling Stone em 1970. "Não há música dos Beatles nela ... Foi John e a banda, Paul e a banda, George e a banda."
E ainda, os outtakes em uma nova edição de luxo de seis discos do White Album explodem esse mito.
"É um álbum muito colaborativo - e esse é o maior choque para mim, porque nunca pensei que fosse." disse Giles
Falando no Abbey Road Studios, Giles compartilhou suas idéias sobre o disco mais longo e mais brilhante dos Beatles.
Os Beatles passaram uma quantidade extraordinária de tempo no estúdio para este álbum. O que estava acontecendo?
Eu acho que é porque eles gostaram de tocar. Eles pararam de fazer turnê antes do Sgt Pepper no ano anterior - e então os estúdios se tornaram o único lugar em que tocavam ao vivo.
Foi como: "Estamos no Abbey Road. Este é o nosso lugar. O que vamos fazer hoje?" É por isso que temos tantas takes das músicas.
O que você aprendeu com a investigação das fitas? 
O mais importante é que sempre acreditei que o White Album era um disco infeliz e fragmentado feito por quatro Beatles solo, todos trabalhando em diferentes salas. E não foi isso. Se você ouvir os outtakes, é um processo extremamente colaborativo.
Quais foram os desafios em remixar este álbum? 
Na verdade, começamos a mixar em dezembro passado, e cheguei em janeiro e disse: "Isso parece terrível. É muito limpo".
O White Album é um pouco inútil. É visceral, bate na sua cara. Nós tínhamos feito soar como Steely Dan ou Dire Straits ... então voltamos e descobrimos uma maneira de preservar esse som.
Nós vivemos em um mundo de streaming, onde Blackbird poderia ser tocado ao lado de Ed Sheeran e eles [deveriam ambos] soar tão jovens e frescos quanto o outro.
É loucura pensar que, quando Paul escreveu Blackbird, ele tinha a mesma idade que Ed Sheeran é agora. 
Essa é a chave para mim. Paul sempre terá essa idade no Blackbird porque uma gravação é uma marca do tempo. Então, daqui a 15 anos, quando alguém encontrar Blackbird ou encontrar Castle On The Hill, esperamos que eles pensem: "São dois jovens de 27 anos".
Em um dos outtakes de While My Guitar Gently Weeps, você ouve George Harrison pedindo um sanduíche de queijo e marmite. Você pediu um da cantina do Abbey Road por causa da precisão histórica? 
Não, eu não fiz! É engraçado: George menciona marmite três vezes no Álbum Branco, como se houvesse algum tipo de endosso.
Esses pequenos trechos de conversa em estúdio realmente dão vida ao álbum. 
Essa é a coisa legal. Você pensa em While My Guitar Gently Weeps como se fosse uma coisa de outro mundo, super-humano e George está pedindo um sanduíche de queijo e marmite literalmente segundos antes de começar a cantar.
Somos levados a acreditar no mundo do X Factor que qualquer um pode ser um cantor, e isso simplesmente não é verdade. Você tem que ter um talento dado por Deus e eu acho isso extremamente reconfortante, espiritualmente.
Qual o segredo? O segredo é a habilidade humana.

E os Beatles tinham de sobra .... 
Absolutamente. Há 30 músicas no Álbum Branco, mas durante esse período eles também fizeram Across The Universe, Hey Bulldog, Lady Madonna, Hey Jude ... Eles não pararam. E essa foi a coisa mais cansativa do estúdio. Para lidar com os Beatles e lidar com sua demanda, sua produção era muito difícil.
Você acha que é por isso que George Harrison se sentiu marginalizado? Parece loucura que o Not Guilty tenha sido vetado em favor de algo como Ob-La-Di, Ob-La-Da. 
Eu ouvi meu pai falar sobre isso e ele sempre disse abertamente que, sim, ele não dava tempo suficiente a George. E John e Paul provavelmente não davam tempo suficiente a George. Eles tinham um ao outro, mas George estava isolado, em uma bolha.
Eu acho que ele trouxe Eric Clapton para While My Guitar Gently Weeps porque era uma ótima música; e ele sabia que se trouxesse o melhor guitarrista do mundo para a sessão, eles teriam que ouvir.
Se houvesse uma música que você pudesse remover do Álbum Branco e substituir por um take alternativo, ou outra música por completo, qual seria? 
É uma pergunta impossível de responder porque você não pode mudar a história.
A Wild Honey Pie foi definitivamente uma das minhas músicas favoritas no Álbum Branco, mas é um pouco como o Stockholm Syndrome: Quando mixamos, tivemos que pressionar nossos dedos na fita para balançar a fita, porque a música tinha aquela ' wow-ow-wow 'efeito esvoaçante; e eu meio que me apego a isso de uma maneira estranha.
Então você teve que replicar efeitos que não existiam nas gravações originais?
Sempre. Absolutamente. Não podemos recriar tudo das fitas. Há certos sons vocais ou a ligeira distorção que você tem em Glass Onion e, sem eles, soa um pouco chato.
É verdade que você tem uma gravação completamente nova da guitarra flamenca que abre The Continuing Story do Bungalow Bill? 
Bem, isso é realmente tocado em um Mellotron que, para quem não sabe, foi o sampler original. Eu lembrei que Paul ainda tinha o Mellotron, então era só uma questão de eu telefonar para ele e fazer com que seu engenheiro o gravasse em melhor qualidade.
Agora, alguém disse: "É sacrossanto! Como você pôde fazer isso?" Mas é a mesma máquina, tocando a mesma fita. Se eu conseguir uma versão melhor dele, devemos usá-lo.
Eu sempre penso em meu pai e os Beatles estarem na sala comigo quando estou fazendo este trabalho. Se eu puder fazer o violão de Dear Prudence brilhar e soar bem usando as técnicas que eles usaram, acho que John ficaria feliz.
Eu trabalho com fantasmas o tempo todo. Se eu tivesse um tabuleiro Ouija, provavelmente usaria um.

source: BBC News

2 comentários:

  1. Breno, uma coisa é o remaster/remix, apenas limpando e melhorando o som, agora OVERDUBS ??????????????? Aí não.....Já encomendei o meu box, mas confesso que me deu uma brochada acerca do que o Giles disse sobre a introdução de Bungalow Bill feita em pleno 2018 !!! Tornar as gravações originais melhores, ok !!! Este é o intuito !!! Agora, overdub ?????? Quem garante que ele não fez o mesmo com o Peppers 2017 ? Att, Thiago Trota.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ele fez....para que você limpar algo ou tentar reproduzir um efeito que fizeram na época se você pode pegar a mesma coisa que fizeram ...recriar da mesma forma ficando melhor ?
      Pode apostar que o Giles sabe o que está fazendo e a qualidade desse novo Album Branco é uma porrada!

      valeu pelo comentário Thiago

      Excluir