terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Novo livro relembra a apresentação dos Beatles no telhado da Apple

Um novo livro chamado The Roof: The Beatles’ Final Concert,, escrito pelo ex-gerente da Apple Records nos EUA. Ken Mansfield pela editora Post Hill Press, 'retoma um olhar tocante e abrangente sobre um dos eventos mais significativos do rock' n 'roll, trazendo uma perspectiva privilegiada para os dias que antecederam aqueles 42 minutos fascinantes dos Beatles de uma apresentação monumental no telhado. "
No filme Let It Be, Ken Mansfield pode ser visto usando um jaleco branco, sentado na seção VIP mais exclusiva que um show já teve com Yoko Ono, Maureen Starkey e Chris O'Dell. O'Dell, que trabalhou nos caóticos escritórios londrinos da Apple que a banda conheceu e gravou, foi posteriormente apelidado de "Pisces Apple Lady" em uma música de Leon Russell, mas foi "Miss O'Dell" na música que George Harrison lançado como lado B de seu single de 1973 "Give Me Love". "Compartilha suas ideias sobre o que levou os Beatles ao teto frio e por que uma das maiores bandas de todos os tempos deixou tudo no palco naquele dia". diz o anúncio. E continua: "The Roof oferece uma visão única daquele dia através de histórias pessoais trabalhadas, um olhar para o fascinante elenco de personagens que cercam os Beatles na época, e um relato dos eventos ... de 30 de janeiro de 1969, mas também uma compreensão delicada e profunda das menores nuances do dia. "
Os Beatles tomaram o telhado da sede da Apple em 3 Savile Row, como uma idéia de última hora para encerrar o documentário de 1970, originalmente intitulado Get Back, que deveria mostrar a banda ensaiando e gravando de volta as raízes , nenhum álbum permitido por overdubs. A banda brincou com as idéias de se apresentar em grandes arenas, no topo do Monte Everest, em um transatlântico e em um asilo, antes de fazer o que fosse mais conveniente.A improvisada apresentação de 42 minutos foi mais próxima em estilo às suas performances mais antigas e cruas do que aos seus shows pop de meia hora. Let It Be inclui 21 minutos do show, mas a banda também apresentou trechos de “I Want You (She's So Heavy),” “God Save The Queen” e “A Pretty Girl é como uma melodia” de Irving Berlin entre as tomadas. Os Beatles passaram por nove takes de cinco músicas, além de vários trechos, antes que o Serviço de Polícia Metropolitana de Londres pedisse a eles que parassem.
"Eles estavam muito descontraídos, e eu acho que foi bom para eles. John, Paul, se entreolharam uma vez e foi o olhar que fizeram um para o outro que mostrou, sim, sim, isso é legal. Estes somos nós." disse Ken Mansfield
"Não me lembro de ser extremamente alto lá em cima, mas, ao mesmo tempo, conversei com as pessoas que estavam na rua, elas estavam a caminho do prédio e disseram que era como uma parede de som caindo."
Sobre o inverno londrino que fazia naquela época e por tocarem lá em cima Ken teve que segurar quatro cigarros para manter os dedos de George aquecidos.
Ken falou sobre o Billy Preston que tocou os teclados durante as sessões e no telhado. :
 "Billy era algo que eles respeitavam profundamente e Billy tinha um jeito de amarrar tudo para eles em termos de tocar nos lugares perfeitos. Eles amavam Billy. Billy era alguém que eles também eram tão fascinados com seu talento e como pessoa, Billy era apenas uma pessoa bonita. E eu acho que ele foi a única pessoa que eles listaram em um disco, e eu acho que Billy, quando ele entrou nas sessões de Let It Be, foi algo que realmente ajudou a centrar as coisas para eles ou manter as coisas juntas. E é por isso que George o trouxe, ele queria apenas alguém lá para ajudá-lo a se acalmar um pouco, eu acho. Então, Billy no telhado foi incrível, para ele estar lá e convidá-lo para isso. Eu acho que foi uma maneira de honrar como eles se sentiam sobre ele."
Sobre a policia ter parado a apresentação,Ken disse "Eu acho que a polícia finalmente chegou quando eles foram pressionados por um casal realmente grande na rua, sabe? Havia um alfaiate muito famoso e um banqueiro lá, ou algo assim, e estava prejudicando os negócios, então acho que quando eles sofreram pressão. Quero dizer, eram os Beatles e eu acho que a polícia ficou meio apaixonada por eles terem os Beatles na rua e eles estavam apenas fazendo música alta, então.Ninguém sabia na época que seriam sua última apresentação.Acabou sendo a coisa mais original e fascinante que eles poderiam ter feito e tudo o que tinham que fazer foi subir alguns lances de escada, era muito cru, real e simples "
O livro já estava disponível à venda nos Estados Unidos e Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário