sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

"Foi a pior coisa que já aconteceu comigo" A triste história de Jimmie Nicol

Você sabia que os Beatles tinham um membro honorário por 13 dias?
Jimmie Nicol ingressou na banda por um curto período em 1964 - depois que Ringo Starr foi hospitalizado com amigdalite.
Jimmie não só teve a oportunidade de tocar com os Beatles durante o auge de sua fama, mas também teve a chance de ficar com as lendas da música John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.
No entanto, isso só durou duas semanas, e então tudo voltou ao normal para Jimmie.
O turbilhão de Jimmie começou quando Ringo Starr entrou em colapso com amigdalite na véspera da turnê dos Beatles em 1964 na Austrália.
O empresário da banda, Brian Epstein, e seu produtor, George Martin, discutiram urgentemente a viabilidade de usar um baterista substituto ao invés de cancelar o resto da turnê.
George sugeriu Jimmie Nicol - como ele havia usado recentemente em uma sessão de gravação com Tommy Quickly.
Jimmie apareceu em seu primeiro show dos Beatles apenas 27 horas depois no KB Hallen em Copenhague, Dinamarca.
Antes de chegar ao palco, ele era estilizado com o penteado distintivo do mop-top dos Beatles e até usava o terno de Ringo - apesar das calças serem muito curtas.
Paul McCartney lembrou-se arrogantemente enviando um telegrama a Ringo dizendo: "Apresse-se e ficar bem Ringo, Jimmy está vestindo todos os seus ternos."
Comentando mais tarde a natureza inconstante de sua breve celebridade, Jimmie lembrou: "O dia antes de eu ser um Beatle, as meninas não estavam interessadas em mim.
"No dia seguinte, com o fato e o corte dos Beatles, andando na parte de trás da limusine com John e Paul, elas estavam morrendo de vontade de receber um toque meu
"Foi muito estranho e bastante assustador."
Com o filho Howard nos ombros
Enquanto visitava a Holanda, Jimmie e John Lennon passaram uma noite inteira em um bordel.
John disse: "Há fotos de mim rastejando, rastejando sobre Amsterdã de joelhos, saindo de casas de prostitutas, e as pessoas dizendo 'Bom dia John'.
"A polícia escoltou-me para esses lugares porque eles nunca quiseram um grande escândalo.Nós tínhamos [as mulheres].
"Elas eram ótimas. Nòs as chamávamos de groupies."
Neste ponto, os Beatles estavam se tornando mais restritos por sua fama, e tinha que passar a maior parte de seu tempo livre dentro de seus hotéis.
No entanto, Jimmie poderia se comportar muito como qualquer turista poderia, ele disse: "Eu costumava sair sozinho. Quase ninguém me reconheceu e eu podia passear.
"Em Hong Kong, fui ver as milhares de pessoas que vivem em pequenos barcos no porto.
"Eu vi os refugiados em Kowloon, e eu visitei uma boate.
"Eu gosto de ver a vida. Um Beatle nunca poderia fazer isso.
No total, Jimmie fez oito shows - até Ringo se juntar ao grupo em Melbourne, Austrália.
Jimmie nem sequer teve a chance de dizer 'adeus' aos Beatles, pois ainda estavam dormindo quando ele saiu.
Em vez disso, Jimmie silenciosamente se afastou e tudo voltou ao normal - como se ele nunca tivesse sido uma parte deles e os 13 dias foram um sonho.
George Martin continuou a prestar homenagem a Jimmie, ele disse: "Jimmie Nicol era um baterista muito bom que veio junto e aprendeu partes de Ringo muito bem.
"Ele fez o trabalho excelentemente, e desapareceu na obscuridade imediatamente depois."
Paul McCartney acrescentou: "Não foi uma coisa fácil para Jimmie fazer a parte de Ringo, e ter toda essa fama empurrado sobre ele. E no minuto em que seu mandato terminou, ele não era mais famoso"
Vários anos mais tarde, Jimmie passou a lançar luz sobre qualquer desencanto que sentiu quando se trata de reajustar a normalidade, ele disse: "De pé para Ringo foi a pior coisa que já aconteceu comigo.
"Até então eu estava muito feliz ganhando £ 30 ou £ 40 por semana. Depois que as manchetes morreram, eu comecei a morrer também."
No entanto, ele decidiu não ganhar dinheiro em seu tempo na banda, em uma rara entrevista de 1987, ele acrescentou: "Depois que o dinheiro correu,eu pensei em encaixar de alguma forma ou de outra.
"Mas o momento não estava certo. E eu não queria pisar nos dedos dos Beatles.
"Eles foram muito bons para mim"

fonte: The Sun

2 comentários: