sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Há 50 anos os Beatles gravaram A Day In The Life de forma inovadora


Uma das sessões de gravação mais significativas dos Beatles teve lugar neste dia 10 de fevereiro de 1967: os overdubs orquestrados de A Day In The Life.
John Lennon havia sugerido o uso de uma orquestra sinfônica para preencher as passagens instrumentais da música, mas não pôde colocar suas idéias em palavras adequadas.Paul McCartney sugeriu que os músicos tocassem as notas mais baixas possíveis dos seus instrumentos ao mais alto, e George Martin foi dado a tarefa de transformar a visão em realidade.
"O que fiz lá foi escrever, no início dos vinte e quatro compassos, a nota mais baixa possível para cada um dos instrumentos da orquestra. No final das vinte e quatro barras, eu escrevi a nota mais alta que cada instrumento poderia alcançar que estava perto de um acorde de E maior. Então eu coloquei uma linha ondulada ao longo das vinte e quatro barras, com pontos de referência para dizer-lhes aproximadamente a nota que deveriam ter alcançado durante cada barra. Os músicos também tinham instruções para deslizar tão graciosamente quanto possível entre uma nota e a próxima. No caso dos instrumentos de cordas, era uma questão de deslizar os dedos pelas cordas. Com instrumentos com chave, como clarinete e oboé, eles obviamente tinham que mover os dedos de chave para chave à medida que subiam, mas eles foram convidados a fazerem as mudanças, tanto quanto possível também. 
Marquei a música 'pianissimo' no início e 'fortissimo' no final. Todos deveriam começar o mais silenciosamente possível, quase inaudivelmente, e terminar em um tumulto (metaforicamente) de explosão pulmonar. E além desse extraordinária ginástica musical, eu lhes disse que eles iriam desobedecer a regra mais fundamental da orquestra. Não deviam ouvir seus vizinhos.
Uma orquestra bem-educada toca, idealmente, como um homem, seguindo o líder. Eu enfatizei que isso era exatamente o que eles não deveriam fazer. Eu lhes disse: 'Quero que todos sejam individuais. É cada homem para si mesmo. Não ouça o sujeito próximo a você. Se ele está um terço longe de você, e você acha que ele está indo muito rápido, deixá-lo ir. Basta fazer o seu próprio slide, a sua própria maneira. Não é preciso dizer que ficaram maravilhados.Eles nunca tinham dito isso antes." disse George Martin no livro All You Need Is Ears
A sessão foi gravada em uma fita de rolo em paralelo com os instrumentos e vocais previamente gravados pelos os Beatles. Isso exigiu que a equipe da EMI criasse uma solução técnica para permitir que duas máquinas de quatro pistas funcionassem juntas.
 George com Michael Nesmith dos Monkees
"George Martin veio até mim naquela manhã e me disse: "Oh Ken, eu tenho um enigma para você. Eu quero correr duas máquinas de fita de quatro pistas juntos esta noite. Eu sei que nunca foi feito antes, você pode fazer isso? ' Assim eu fui afastado e veio acima com um método por meio de que nós alimentássemos um tom do ciclo 50 da trilha de uma máquina então levantada sua tensão para dirigir o motor do capstan do segundo, funcionando assim os dois na sincronização. Como todas essas coisas, as idéias funcionam primeiro ou não. Este trabalhou pela primeira vez. Na sessão, rodamos a pista rítmica dos Beatles em uma máquina, colocamos uma trilha orquestral na segunda máquina, voltamos a executá-la novamente, e novamente, e novamente até que tivemos quatro gravações de orquestra. O único problema surgiu mais tarde, quando George e eu estávamos fazendo uma mixagem com duas máquinas diferentes. Uma delas era lento em começar e nós não poderíamos começar as coisas dum raio na sincronia. George ficou muito irritado comigo na verdade." disse Ken Townsend, engenheiro técnico para o livro The Complete Beatles Recording Sessions, Mark Lewisohn
Ter uma fita de rolo separado correndo permitiu que a orquestra fosse gravada quatro vezes. Foi gravado então uma quinta vez, na trilha quatro do primeiro carretel, dando o equivalente de 200 músicos da sessão. Paul McCartney conduziu os procedimentos no enorme estúdio 1 da EMI.
"Todos nós sentimos uma sensação de ocasião, uma vez que foi a maior orquestra que já usamos em uma gravação dos Beatles. Então, eu não fiquei tão surpreso quando Paul ligou e disse: 'Olha, você se importa de vir de noite?'
'Por quê? Qual é a idéia?
- Pensamos que nos divertiríamos. Nunca tivemos uma grande orquestra antes, então pensamos em nos divertir na noite. Entăo vocę vem vestido de noite? E eu gostaria que toda a orquestra viesse de noite também.
- Bem, isso pode custar um pouco mais, mas faremos isso - disse eu. 'O quê você vai usar?'
"Oh, nossos freak-outs usuais" - pelo que ele quis dizer suas roupas hippie vistosas, casacos florais e tudo mais." disse George Martin
no livro All You Need Is Ears
No final de uma das apresentações - provavelmente a primeira - os músicos começaram a aplaudir espontaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário