sexta-feira, 4 de agosto de 2023

John Lennon revelou que a 'I Am the Walrus' critica o movimento Hare Krishna

“I Am the Walrus” dos Beatles pode parecer sem sentido à primeira vista. Apesar disso, John Lennon disse que oferecia comentários sobre o movimento Hare Krishna. Além disso, John revelou como a letra da música é semelhante à composição de Bob Dylan.

O livro All We Are Saying: The Last Major Interview with John Lennon and Yoko Ono é uma entrevista estendida de 1980. Na entrevista, John foi questionado se "I Am the Walrus" criticava os Hare Krishnas. “Eu tinha visto Allen Ginsberg e algumas outras pessoas que gostavam de [Bob] Dylan e Jesus falando sobre Hare Krishna”, disse ele. “Era Ginsberg, em particular, que eu estava me referindo.” Para contextualizar, Ginsberg foi um escritor mais conhecido pelo polêmico poema “Howl”.

John discutiu como “I Am the Walrus” criticou o Hare Krishna. “As palavras ‘Elementary penguin (pinguim elementar)’ significam que é ingênuo sair por aí cantando Hare Krishna ou colocando toda a sua fé em um ídolo”, disse ele.

John comparou suas composições em "I Am the Walrus" e outras canções dos Beatles com as de Dylan. “Naquela época eu escrevia obscuramente, à la Dylan, nunca dizendo o que queria dizer, mas dando a impressão de alguma coisa”, disse ele. “Onde mais ou menos pode ser lido nisso. É um bom jogo. Eu pensei: 'Eles se safam com essa porcaria artística; tem-se falado mais sobre as letras maravilhosas de Dylan do que nunca. Minha também.'"

John elaborou a recepção crítica de suas canções. “Mas foram os intelectuais que leram tudo isso em Dylan ou nos Beatles”, acrescentou. “Dylan escapou, então eu pensei, bem, eu posso escrever essa porcaria também. Você sabe, basta juntar algumas imagens, encadeá-las e chamar isso de poesia."

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário