sábado, 19 de outubro de 2024

Ringo Starr fala sobre seu novo álbum "Look Up", o documentário dos Beatles e doença

Em seu novo single recém-lançado, “Time on My Hands”, Ringo Starr canta, “A lição foi aprendida / Eu a superei agora / Essa ponte foi queimada.” Mas uma ponte que ele definitivamente nunca queimou é aquela que o conecta à música country. É um elo que ele estabeleceu como o Beatle que cantou a maioria, se não todas, das verdadeiras canções country daquele grupo, sem mencionar o membro que gravou um de seus primeiros álbuns solo em Nashville. Ele cruza esse viaduto novamente com um próximo álbum, “Look Up”, que será lançado em 10 de janeiro, produzido e amplamente escrito para Ringo por uma das grandes figuras da música, T Bone Burnett .

“Bem, eu era o cara do country” nos Beatles, disse Ringo. “Quando fizemos um 'Matchbox' ou algo assim, onde nossa versão era meio country”.

Sobre o novo álbum, “acho que é uma grande mistura”, diz ele, “e as pessoas que temos nele, Molly Tuttle, principalmente, e Billy Strings — são jovens country de estilo antigo, de certa forma, sabe o que quero dizer?”

Os convidados especiais são Billy Strings, Molly Tuttle, a dupla irmã Larkin Poe, outra dupla feminina, Lucius, e, na faixa de encerramento, Allison Krauss — todos fazendo contribuições substanciais, embora apenas uma das músicas, com Tuttle, seja um dueto completo.

Ringo gosta de “Time on My Hands”, o primeiro single, porque seu tema solitário está diretamente na tradição do gênero. “Eu sempre digo, bem, há três coisas” que classicamente definem o country — “você sabe, a esposa foi embora, o cachorro morreu e não há dinheiro para a jukebox. E foi assim que começou.”

Ele falou como começou a pré-produção do novo álbum, "fiquei louco porque ele me enviou esta linda, linda faixa country" — "Come Home" — "e eu não pensei que ele faria isso. Pensei que ele me enviaria, tipo, o que estou fazendo — pop-rock. Então pensei: 'Ah, vou fazer um EP country'. Ele estava vindo para a cidade e eu disse: 'Bem, venha e vamos bater um papo'. Ele disse: 'Bem, você sabe, tenho algumas músicas para você'. Eu disse, "Quantas?" E ele disse, "Nove". Então eu pensei, "Vamos fazer um álbum. Você produziria um álbum?" Sabe, ele não estava pensando nisso. Eu não estava pensando nisso. Mas naquele dia deu certo."

Ringo falou sobre seu segundo álbum solo, “Beaucoups of Blues” em Nashville em dois dias em 1970. “Este levou mais alguns dias”, ele brinca. “Mas então, isso foi com Pete Drake, porque estávamos gravando com George. Ele estava fazendo seu disco (“All Things Must Pass”) e pediu para Pete vir, e mandamos meu carro para o aeroporto para buscá-lo. E quando Pete chegou, ele disse: 'Ei, Hoss, vejo que você gosta de música country?' Porque eu tinha muitas fitas cassete no carro. 'Sabe, você deveria vir para Nashville e fazer um disco.' 'Eu acho que não. Demora muito. Não quero ficar fora por um mês.' E ele disse: 'Um mês? “Nashville Skyline” (de Bob Dylan) levou dois dias.' Então eu disse, OK!” Com certeza, quando ele foi fazer aquele álbum de 1970, nós escolhemos cinco faixas de manhã e gravávamos cinco faixas à noite. E então no dia seguinte, mais cinco faixas, e estava acabado.”

Nas notícias sobre os Beatles, foi anunciado recentemente que Martin Scorsese produziu um documentário, "Beatles '64", dirigido por David Tedeschi, que estreará no Disney+ em 29 de novembro. Ringo é um dos produtores creditados no projeto e concedeu uma nova entrevista.

“Sinceramente, é um pouco difícil agora”, diz Ringo. “Só somos eu e Paul, e éramos nós quatro…” Mas ele está feliz que o documentário inclua as lembranças contemporâneas dele e de McCartney. “Os irmãos Maysles que fizeram (a filmagem original de 1964) foram realmente ótimos. Eles estavam sempre filmando, e… você viu o original? Então, você sabe, nós estávamos animados. Estávamos na América, pelo amor de Deus. E tocamos em Nova York e estávamos indo para Washington no trem, e eles conseguiram algumas ótimas filmagens do momento. Mas eu ainda não vi o filme finalizado.” (Ele deveria assistir na quinta-feira à noite.) “O original era ótimo e Marty estava impressionado com os irmãos Maysles... Ele os admirava muito, então foi ótimo tê-lo a bordo, porque ele admirava as pessoas que o fizeram.”

Ringo superou uma doença recente que o fez cancelar as últimas datas de uma turnê, "me derrubou. Não foi o vírus". "Eu tive isso há dois anos. Foi uma coisa louca comendo meu corpo, e eles descobriram quando tiraram meu sangue que os glóbulos brancos eram 12.000 deles. Isso é bem alto. E isso acontece. Foi isso que salvou minha vida, eles estavam lutando contra o agressor. E então, com pílulas e medicamentos, eu superei em duas semanas."

Ele fará duas apresentações ao vivo em breve, no Ryman Auditorium de Nashville, nos dias 14 e 15 de janeiro, com alguns dos músicos que aparecem no novo álbum. Ringo se referiu aos shows como sendo "com um pouco de amor dos meus amigos". Os shows do Ryman serão filmados para um especial. Os ingressos estarão à venda em 25 de outubro em ryman.com .

Essas são as faixas do novo álbum Look Up:

1-Breathless (featuring Billy Strings) (written by T Bone Burnett)

2-Look Up (featuring Molly Tuttle) (Daniel Tashian, T Bone Burnett)

3-Time On My Hands (Paul Kennerly, Daniel Tashian, T Bone Burnett)

4-Never Let Me Go (featuring Billy Strings) (T Bone Burnett)

5-I Live For Your Love (featuring Molly Tuttle) (Billy Swan, T Bone Burnett)

6-Come Back (featuring Lucius) (T Bone Burnett)

7-Can You Hear Me Call (featuring Molly Tuttle) (T Bone Burnett)

8-Rosetta (featuring Billy Strings and Larkin Poe) (T Bone Burnett)

9-You Want Some (Billy Swan)

10-String Theory (featuring Molly Tuttle) (Daniel Tashian, T Bone Burnett)

11-Thankful (featuring Alison Krauss) (Richard Starkey, Bruce Sugar)*

Produzido por T Bone Burnett; Co-Produzido por Daniel Tashian e Bruce Sugar; “Thankful” produzido por Ringo Starr e Bruce Sugar com T Bone Burnett.

fonte: Variety

Nenhum comentário:

Postar um comentário