terça-feira, 28 de novembro de 2017

Entrevista não publicada com George Martin,Geoff Emerick e Ken Townsend sobre o Sgt Pepper parte 4

Naquele momento, Pepper foi gravado - no final de 1966 e nos primeiros meses de 67 - você ainda era um empregado da EMI, George? 
GM: eu tinha ido embora. Saí da EMI em setembro de 1965, então fiquei longe por um ano e um pouco. Durante esse ano eu estava fora, eu estava trabalhando como um idiota de qualquer maneira. Nós apenas começamos o AIR. [Associated Independent Recording foi a empresa que George criou com outro produtor ex-EMI, John Burgess, em 1965.] A AIR teve um início muito instável, quatro produtores e três meninas - não tivemos dinheiro para começar. Tínhamos escritórios na Baker Street, quase oposta onde as pessoas da Apple abriram mais tarde. Estávamos no último andar, acima de um banco. Não começamos a construir o estúdio [no Oxford Circus] porque não tínhamos dinheiro. Comecei a construir um estúdio em 1968, um ano ou mais depois do Pepper.
Qual foi o seu relacionamento com EMI quando começou o Pepper? 
GM: No que diz respeito ao uso do Abbey Road, meu relacionamento com a EMI foi completamente inalterado. Eu cresci lá e vivi minha vida lá, todos os meus companheiros estavam lá, e eu estava lá. Embora eu não estivesse na folha de pagamento.
Mudou sua atitude para as coisas? 
GM: não. Não trabalhar nos estúdios. No que diz respeito à principal empresa, eu era um pouco incomformista com quem eles estavam felizes de se livrar.
Bem, perda deles.
GM: Eles tentaram me persuadir muito para ficar. Foi difícil. O AIR realmente foi difícil no início, sem dinheiro. Ele estava cumprindo as contas, esperando que o dinheiro viesse. Os outros garotos, [produtores] Peter Sullivan [da Decca] e Ron Richards [da EMI], estavam gravando discos e todos estávamos jogando dinheiro de volta para a empresa. Não ganhamos nada naqueles dias. Mas foi uma boa atmosfera e não tive problemas com os relacionamentos dentro do estúdio, porque eles eram todos meus companheiros.
Você levou mais tempo na época para mixar o álbum mono em comparação com o estéreo? 
GM: Geralmente o formato era que nós e os Beatles mixavávamos em mono juntos, e Geoff e eu mixavávamos em estéreo depois que os garotos tinham ido para casa. No momento em que Pepper veio, os garotos estavam muito mais interessados ​​em estéreo, e na verdade eles entraram realmente nisso, mas não tanto quanto eles fizeram depois.
GE: Tenho certeza de que fizemos mixagens difíceis à medida que avançávamos. Mas toda a mixagem foi feita no final, e lembro que demorou três semanas para mixar o Sgt. Pepper's na versão mono, que foi a versão pretendida.Estereo na Inglaterra não era -
GM: Isso mesmo, absolutamente: o estéreo não era importante nos anos 60, realmente não era. É difícil para as pessoas nos dias de hoje entender a tecnologia naqueles dias e como a vida primitiva realmente era. E o tipo de maneira que as pessoas ouviram seus discos em casa também - as máquinas que eles tinham eram bastante horríveis.
GE: De qualquer forma, os Beatles entraram de férias e George e eu mixamos a versão estéreo em três dias, eu acho. Portanto, o disco de [vinil] para ter é a versão mono.
O CD [1987] só está disponível em estéreo. 
GE: Ah, sim, o que está bem. Parece bom, na verdade. É complicado obter duas guitarras elétricas para parecer diferentes de um alto-falante - é muito mais fácil ter uma guitarra em um alto-falante e uma na outra. Quando elas saem do mesmo falante, você tem que ter tons realmente diferentes ao redor das guitarras, você precisa obter a separação e a distinção sobre o assunto. Demora sempre tentar mixar isso.
Então, o mono é o único a ter. A versão mono é a forma como os Beatles aceitaram o álbum, porque estavam presentes, e tem pinceladas mais finas, o que provavelmente a versão estéreo não conseguiu - por causa do nosso antigo problema de ter apenas quatro faixas, tendo todos os ecos em uma faixa e coisas assim.

Continua amanhã ...

source: Reverb

Nenhum comentário:

Postar um comentário