quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Entrevista não publicada com George Martin,Geoff Emerick e Ken Townsend sobre o Sgt Pepper parte 5

George Martin e Geoff Emerick recebendo o Grammy pelo Sgt Pepper das mãos de Ringo em 1968
Você tem uma faixa favorita? Para você como produtor, George? 
GM: Oh, estou muito feliz com o meu envolvimento em "Being For The Benefit Of Mr. Kite!" porque acho que realmente contribuí muito com essa. Eu gosto muito dessa trilha. Eu gosto de muito de "She's Leaving Home" uma super faixa ... mesmo que [risos] não fiz os arranjos.[O arranjo de cordas foi escrito por Mike Leander.] E, claro, estou muito orgulhoso de "A Day In The Life". Ainda estou espantado que a BBC tenha banido. Eles o proibiram um mês antes de sair. Alguém já havia ouvido e disse: Nós não vamos tocar isso, é terrível. Difícil de acreditar, não é? 
GE: "She’s Leaving Home" foi outro exemplo em que estávamos fazendo Cilla Black, acho. Paul não queria esperar um dia para George se juntar com ele - não sei por quê. Eu acho que Mike Leander foi para a casa de Paul - Paul normalmente tem idéias na cabeça dele e ele toca no piano. Com base na ideia de Paul, normalmente. É um bom arranjo. 
Era mais difícil conseguir músicos de sessão, então - você poderia encontrar-se acabando com uma bonita orquestra. Você sempre soube quando as pessoas estão tocando bem e tocando mal. Naquela época, na EMI, a maioria dos dias você provavelmente teria uma orquestra no número um, no três e no dois. Agora [1987] você encontrará uma orquestra por mês.
"Kite" começou com bateria, baixo, harmônio e guia vocal de John, mas John pediu uma "sensação de circo", George, e você encontraram algumas gravações de arquivo de órgãos e assim por diante, que você transferiu para fita. Geoff, eu acredito que você foi convidado a cortar as fitas, tocá-las no ar para mixá-las e juntá-las mais ou menos aleatoriamente ... para o som rodopiante que ouvimos no registro. 
GE: Bem, as fitas só representaram um pouco disso. Para esse som em "Kite", tivemos um dos excessos de overdubs, novamente porque estávamos apenas em uma única pista de 4, então tivemos apenas uma pista para fazer todos os overdubs. Naquela pista particular de overdub para os ruídos do calliope do recinto, acho que George Martin estava tocando harmonium, alguém estava tocando glockenspiel, alguém estava tocando outro piano, alguém estava girando a fita rapidamente, diminuindo a velocidade, mas nós precisamos fazer tudo isso em uma. 
Lembro-me de que George acabou com uma espécie de espadachim, desabou no chão, porque ele estava bombeando o harmonium por cerca de quatro horas. Nós finalmente conseguimos levar por volta das 2 da manhã, tendo começado a tarde anterior. Você poderia entrar, então você não poderia fazer intervalos rápidos como você pode agora.
Existem outras faixas particulares que se destacam para você, Geoff? Como avalia os álbuns que você criou com os Beatles? 
GE: ainda é o meu favorito. Boas memórias, também. Eu gosto de "Within You Without You", esse é um dos meus favoritos. Foi a primeira vez que aplicamos um tipo de técnicas pop para a gravação de tablas. Ninguém havia passado esses instrumentos antes. Mesmo com o sitar e o tamboura, coisas assim.
Não havia nada no manual da EMI sobre isso? 
GE: Não [risos]. Eu lembro depois de gravar "Within You Without You", cerca de um mês depois, trabalhávamos na Abbey Road, gravando um álbum e o engenheiro estava gravando um sitar com microfones a cerca de 25 metros de distância, e eles não conseguiam entender por que eles não podiam ouvir corretamente. Para o Pepper, nós tínhamos os microfones basicamente dentro do sitar. Foi realmente divertido. Trabalhando através do Pepper, estávamos sempre procurando por algo diferente. Realmente entrando nos instrumentos. 
Se você ouvir em torno de um instrumento, ou coloque o ouvido perto disso, é incrível o que você ouve. Se você colocar o ouvido perto da borda de um prato, a nota é tão baixa que é incrível, você nunca acreditaria que um prato poderia emitir essa nota em particular. Você está acostumado a um choque alto por isso. Então procuramos todo tipo de coisas assim.
George, havia algum título de trabalho para Sgt. Pepper como um álbum? 
GM: Não, não sou capaz de me lembrar, mesmo assim. Nunca tínhamos títulos de trabalho para álbuns. Tínhamos títulos de trabalho para músicas. Se uma música chegasse e não tivesse um título, dirijamos: Vamos chamar, digamos, "Ovos mexidos" [o título de trabalho para "Yesterday"]. Nunca para um álbum. E o título não chegou até o álbum ter terminado. As pessoas diriam o que devemos chamar? Geralmente acabamos com um bom título no final de tudo. No caso da Pepper, tornou-se isso quase antes do fim, por causa da natureza, da maneira como a coisa se juntou. 
Qual foi o processo de transferência das fitas masters analógicas do Sgt. Pepper para o CD [em 1987]? 
GM: não fiz nada nos CDs. Tudo o que fiz é aprovar, de verdade. Eu escutei as fitas na sua forma original e monitorei que elas estavam sendo bem transferidas e que as características do EQ eram apropriadas para o CD. Isso é realmente tudo. Eu deliberadamente não queria começar a mexer com a mixagem. Mas nós re-apresentamos o riso antigo no final, o groove e o som de 15 kilohertz para cães. 
Obviamente, em um CD, você não tem um groove de saída, então eu pensei que vamos fazer isso como seria em um disco antigo. Então, os segundos ou o que quer que fosse, foi a conclusão do círculo do groove, você ouviu isso, então você o entende para começar de novo. Você ouve isso acontecendo por cerca de nove ou dez vezes e, eventualmente, desaparece. 

Amanhã a parte final....

source: Reverb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário