sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Annie Leibovitz conta sobre a famosa foto com John e Yoko

A fotógrafa de Rolling Stone, Annie Leibovitz, lembra como John Lennon queria que Yoko Ono estivesse na capa com ele para uma edição de dezembro de 1980. No último minuto, Yoko não queria tirar a roupa dela.
"Então, quando eles se deitaram juntos e John estava nu, enrolado contra ela vestida, ele parecia muito mais vulnerável", diz Leibovitz. "Essa foi a última foto dele. Várias horas depois, John foi assassinado. 8 de dezembro de 1980. "
 "Eu conheci John Lennon e Yoko Ono, em Nova York no início da minha carreira. Era 1980, e ele tinha acabado de terminar o álbum Double Fantasy com Yoko. Eu já tinha visto a capa, que era os dois se beijando. E eu pensei: Oh, meu Deus. Esta foi a década de 80, romance estava um pouco morto. E eu estava tão comovida com aquele beijo. Havia tanta coisa em que uma simples imagem de um beijo. Assim, para a foto que eu queria ter, eu imaginava-los de alguma forma juntos. E não era um trecho de imaginá-los com suas roupas, porque eles fizeram isso o tempo todo. Mas o que aconteceu no último minuto é que Yoko não quis tirar a roupa. Então, fomos em frente com a imagem, e foi esta imagem muito marcante de Yoko vestida contra John nu. E, claro, John foi assassinado no final da tarde. Na verdade, é um excelente exemplo de como as circunstâncias mudam a imagem. De repente, a fotografia tem uma história. Você está olhando para ele e pensando que é o seu último beijo, ou eles estão dizendo adeus. Você pode fazer todo tipo de coisa sobre ela. Eu acho que é incrível, quando há um grande número de níveis para uma fotografia." 
 Annie Leibovitz
Sobre as imagens das multidões de luto, ouvimos Jeff Daniels narrar a história de Greil Marcus: "Ouvir John Lennon quando foi morto por um fã era como assistir alguém que você gosta de ser atingido por um carro. Tenho minhas próprias razões para amar Lennon. Mas você tem razões que são fundamentalmente as mesmas. Rock and roll funciona como experiência comum e obsessão privada. Um alimenta o outro. "
Alex Gibney é um excelente diretor documentário. Ele escolhe contar suas quatro horas de história da Rolling Stone, não por lembranças de festas ou políticas de escritório, mas através das histórias da revista - através da dramatização das imagens e frases.
A história de Lennon, em particular, demonstra como a revista deu voz a um momento cultural e uma geração um lugar para se juntar.
O documentário Rolling Stone: Stories from the Edge, segunda-feira e terça-feira, na HBO Canada, e estará disponível sob demanda no início de terça-feira. Johanna Schneller é uma conhecedora de mídia que se aproxima de momentos da cultura pop.

source:  The Star

2 comentários:

  1. O poder da imagem. Fração de segundo eternizada. Vejo nessa foto um amor imenso entre John e Yoko. E, ao mesmo tempo, a fragilidade dele. Que tristeza lembrar do que viria depois...😥

    ResponderExcluir