quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O mistério da música Etcetera de Paul McCartney

Começando uma nova parte no blog,falarei sobre algumas músicas dos Beatles e vou começar pela raríssima música chamada Etcetera.
Uma das mais raras de todas as gravações dos Beatles era, Etcetera foi escrita por Paul McCartney, com Marianne Faithfull em mente, mas nem ela nem os Beatles jamais gravaram.
McCartney gravou um demo da música em um único take durante uma sessão de Mother Nature's Son, durante o qual também gravou Wild Honey Pie.
"Esta era uma canção muito bonita. Eu lembro que era uma balada e tinha várias vezes "etc" a palavra na letra. Eu só ouvi-la duas vezes: quando ele gravou e quando nós tocamos de volta para ele.A fita foi levada para longe e eu nunca ouvi falar dele desde então." 
Alan Brown,engenheiro de som do livro The Complete Beatles Recording Sessions,de Mark Lewisohn
Paul McCartney lembrou a canção em sua biografia autorizada, embora em termos menos favoráveis
"Eu conheci a Marianne então que era natural que eu seria convidado para escrever uma música em algum ponto. Eu escrevi uma música, mas não ficou muito boa.Foi chamada de Etcetera e é uma música ruim.Mesmo assim acho que me lembro de pensar que não era muito boa. Havia sempre a tentação de manter a sua música melhor para si e depois dar suas canções mais próximas com outras pessoas conhecidas, por isso, quando se tratava de alguém como Marianne, que na época era recém-chegada,não seria bom.
Suponho que, pensando nisso, depois de As Tears Go By talvez eles estavam à procura de mais uma espécie de Yesterday, algo mais pungente, mais barroco. Provavelmente eu pensei, bem, isso é realmente tudo o que tenho no momento. Vou enviá-la e espero que tudo OK, e talvez eles vão colocar uma coisa barroca nela e que vou fazer isso OK. Ela provavelmente fez Yesterday, porque pensei, Bem, pelo menos é melhor do que Etcetera."
Paul McCartney do livro Many Years From Now,de Barry Miles
McCartney é incomum e enfaticamente fez um julgamento severo de sua própria canção que parece curioso, principalmente porque é uma lembrança tão contraditório de Alan Brown. Além disso, seu desejo de que ele acabou em um resto de fita é estranho, dado a sua disponibilidade para abraçar normal nostalgia dos anos 60.
A cronologia dos acontecimentos em conta,McCartney acrescenta mais confusão. Marianne Faithfull fez uma versão de Yesterday que foi gravada em outubro de 1965, mais de três anos antes da demo de Etcetera ser gravada. Se McCartney realmente não gostava da canção, parece estranho para tê-la registrado durante as sessões do Álbum Branco, especialmente se ele não gostava dela.
Em outra parte da biografia, McCartney diz que Faithfull e Mick Jagger pediram Eleanor Rigby, depois de terem rejeitado Yesterday, antes da gravação do Revolver.
"Marianne estava muito mais interessado em Eleanor Rigby, mas eu tinha a dizer, 'Não,eu serei o único'", lembra ele no livro. Se isso for verdade, parece provável que Etcetera foi composta por volta de 1966 mais cedo.
Seja qual for a verdade, e se ou não McCartney minimizou deliberadamente a música por motivos pessoais, parece provável que a música continuará a ser perdida a menos que uma demo gravada por Faithfull venha um dia vir à luz.A fita foi tirada no final da sessão de 20 de agosto de 1968 pelo assistente de George Martin, Chris Thomas.

fonte:http://www.beatlesbible.com/songs/etcetera/

Um comentário:

  1. De acordo com uma fonte junto ao arquivista de Paul McCartney, Etcetera é na verdade a primeira encarnação de Thingumybob, instrumental gravado pela Black Dyke Mills Band.

    ResponderExcluir