sexta-feira, 11 de julho de 2014

O álbum A Hard Day's Night completa 50 anos - faixa A Hard Day's Night

A música A Hard Day's Night foi composta por John Lennon, creditada à Lennon/McCartney. Foi lançada como um single com "Things We Said Today" no lado B. A canção serviu de trilha sonora para o primeiro filme dos Beatles "A Hard Day's Night" e foi lançada no álbum de mesmo nome. A canção ficou em primeiro lugar quando foi lançada e apresentava um acorde unico em seu inicio.
Título
O título da canção se originou a partir de algo dito por Ringo Starr, baterista dos Beatles.Ringo descreveu desta forma, em uma entrevista com o disc jockey Dave Hull, em 1964: "Nós fomos fazer um trabalho, e nós tínhamos trabalhado o dia todo e que passamos a trabalhar a noite toda também eu estava pensando ainda era dia, eu suponho,. e eu disse: 'tem sido um dia difícil ...' e eu olhei em volta e vi que estava escuro, então eu disse: '... a noite! "Então chegamos em 'Noite de um dia duro ".
Composição e Gravação
Em 16 de abril de 1964, os Beatles se reuniram no estúdio 2 da Abbey Road Studios e gravaram "A Hard Day's Night". Levou menos de três horas para polir a canção para o seu lançamento final, que acabou escolhendo o take 9 para o single a ser lançado.A jornalista Maureen Cleave descreveu um passeio da manhã em um táxi quando a música foi gravada.: 
"Um dia eu encontrei com John em um táxi e levei-o para Abbey Road para uma sessão de gravação. A melodia para a canção estava em sua cabeça, as palavras rabiscadas em um cartão de aniversário de um fã para o seu pequeno filho Julian:. "When I get home to you", ele disse,em vez de uma linha fraca sobre cansaço, eu disse' OK ', disse ele alegremente e, pedindo a minha caneta, de imediato, mudou para um pouco sugestivo: "When I get home to you/I find the things that you do/Will make me feel all right" Os outros Beatles estavam lá no estúdio e, claro, o maravilhoso George Martin.John cantarolou a melodia para os outros -.. Eles não tinham cópias das palavras ou qualquer outra coisa Três horas mais tarde eles gravaram e você pode ver o cartão de aniversário na Biblioteca Britânica " 
Durante a gravação de "A Hard Days Night",o take 7 revela que a letra ainda não estava definida com Lennon cantando "you make me feel all right" e McCartney e Harrison ainda instáveis, com suas respectivas linhas, terminando com Lennon repreendendo-os com a linha "Eu ouvi um acorde engraçado". 
A gravação deste solo foi o aspecto mais desafiador da sessão; uma take que veio à tona em um bootleg em 1980 revela Harrison desastrado sobre suas cordas, perdendo o tempo e faltando notas. Mas no momento em que a sessão chegava às 22 horas, naquela noite, ele tinha esculpido um de seus solos mais memoráveis.O engenheiro Geoff Emerick disse "George gastaria muito tempo trabalhando fora os solos. Tudo era um pouco mais difícil para ele, nada veio fácil ". 

Continua amanhã....

fonte Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário