segunda-feira, 21 de março de 2016

Quando George Martin conheceu os Beatles

Em maio de 1962, os Beatles estavam no meio de sua residência em Hamburgo, quando um telegrama especial chegou de Londres.
Seu gerente informou-lhes que ele havia conseguido um contrato de gravação com uma subsidiária da EMI Records, e eles deviam voltar para casa para a sua sessão de gravação inicial.
Não era verdade.
Na verdade,Brian Epstein havia conseguido era uma audição com o produtor George Martin, que era, na época, mais conhecido por fazer discos de comédia com Peter Sellers e Bernard Cribbins.
Além disso, o próprio George Martin estava cético de chances da banda.
"Eu não estava muito impressionado com a fita que Brian Epstein tinha me mostrado", disse George em Desert Island Discs em 1996. "Havia algo lá, mas eu não conseguia descobrir se valia a pena ou não.
"O que eu disse a Brian era: 'se você quer que eu julgue sobre o que você está me tocando, me desculpe, eu vou ter que rejeitar"
"Ele ficou tão decepcionado.Eu me senti muito triste por ele, na verdade, porque ele era um rapaz tão sério. Então eu dei-lhe uma ajuda.Eu disse: 'Se você quiser trazê-los de Liverpool, eu vou dar-lhes uma hora no estúdio."
A banda devidamente preparada no Estúdio Três de Abbey Road, na tarde de 06 de junho de 1962, mas os seus instrumentos desgastados inicialmente causou alguns problemas. Pior de tudo foi o amplicador de Paul McCartney, que foi distorcer tão mal que os engenheiros tiveram de virar para cima um alto-falante de substituição de câmara de eco da EMI.
"Eu não conseguir nada do equipamento dos Beatles, exceto para uma carga de ruído, hum e distoção" disse o engenheiro Norman Smith disse mais tarde em Sound On Sound.
Problema resolvido, a banda tocaram a sua primeira música - uma cover da balada de Consuelo Velazquez Besame Mucho às 19:00.
Ele não ficou impressionado.
"Lembro-me George Martin dando uma olhada rápida neles e saindo para o chá", disse o engenheiro de som Ken Townsend.
Mas quando a banda tocou a outra música,de Lennon e McCartney Love Me Do,o engenheiro Chris Neal foi chamar correndo até a cantina no Abbey Road para pegar seu chefe.
Ele chegou e assumiu a sessão, embora ele ainda não estava convencido.
"Eu pensei que sua música era lixo", ele disse ao programa Arena da BBC em 2011.
"Eu não conseguia realmente compreender o que eu estava ouvindo. - Porque eu estava tão acostumado com cantor solo com uma banda de apoio Mas aqui eu tinha quatro pessoas que estavam todos fazendo todo tipo de coisas.
"Não era Cliff Richard and the Shadows , isso é certo."
1ª sessão de gravação com Ringo - 04 de setembro de 1962
A banda passou a gravar mais duas músicas - P. S. I Love You e Ask Me Why - antes da sessão terminar por volta das 22:00.
George Martin convidou a banda de volta para a sala de controle e explicou, em grande extensão, onde ele achou que estavam indo errado.
"Demos-lhes uma longa palestra sobre o seu equipamento e o que teria de ser feito sobre isso se eles se tornariam músicos de gravação", lembrou Norman Smith.
Em particular,George Martin focou na bateria de Pete Best, explicando que o que funcionava no palco em Liverpool no Cavern Club não era apropriado no estúdio.

 1ª sessão de gravação  - 04 de setembro de 1962
Pete Best foi demitido e substituído por Ringo Starr como resultado (embora mesmo ele não estava autorizado a tocar na versão mais recente, acabada de Love Me Do - o que foi feito pelo escocês do baterista de sessão Andy White, que morreu no ano passado).
A mãe de Pete Best estava furiosa, e telefonou para George Martin para reclamar. Mais tarde, ela disse ao jornalista Bill Harry (que cobria ascensão dos Beatles para a fama para o jornal Mersey Beat) que o produtor ficado surpreendido pela decisão da banda.
"Eu nunca sugeriu que Pete Best devesse ser substituído",relatou-o como dizendo. "Tudo o que eu disse foi que, para efeitos do primeiro disco dos Beatles, eu preferiria usar um homem de sessão. Eu nunca pensei que Brian Epstein iria deixá-lo ir. Ele parecia ser o produto mais vendável, tanto quanto parece foi."
 1ª sessão de gravação com Ringo - 04 de setembro de 1962
De volta ao Abbey Road,George Martin deu aos Beatles a chance de responder a sua bronca."Eu falei com vocês por um longo tempo", disse ele. "Você não responderam.Existe alguma coisa que vocês não gostam?"
"Bem, para começar", respondeu George Harrison, "Eu não gosto de sua gravata."
A piada quebrou o gelo e os Beatles relaxaram.
"Para os próximos 15 a 20 minutos eram puro entretenimento", lembrou Norman Smith. "Eu tinha lágrimas escorrendo pelo meu rosto."
Apesar de seus receios,George Martin finalmente decidiu que os Beatles tinham "o potencial para fazer um disco de sucesso" e deu-lhes um contrato de gravação em 6 de junho (retroativo por dois dias, de modo a garantir direitos de autor para a sessão de gravação).
Mais tarde, ele admitiu que eram sua "enorme carisma" em vez de sua música que eles conquistaram.
"Quando você está com eles, você é o melhor para estar com eles e quando eles deixam você senti uma perda", disse a Sue Lawley.
"Eu caí no amor com eles. É simples assim."

fonte: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário