domingo, 10 de setembro de 2017

A sessão de fotos para o Sgt Pepper de Jean-Marie Perier

Em fevereiro de 1967, o lendário fotógrafo francês Jean-Marie Perier encontrou-se acampado por uma semana em um estúdio fotográfico improvisado, dentro dos estúdios de gravação da Abbey Road, enquanto os Beatles estavam no meio da gravação do álbum Sgt Pepper.
"Eu vou te contar minhas primeiras e minhas últimas lembranças dos Beatles", disse Jean-Marie, quando falei com ele há alguns dias.
"O primeiro foi em 1963. Acabei de encontrá-los no escritório de Brian Epstein. Eu não sabia muito bem o inglês e seus sotaques eram difíceis de entender, mas eu tinha ouvido sua música e queria encontrar uma maneira de se lembrarem de mim. E então eu entrei no estúdio, onde eu dei a cada um deles um cigarro e um isqueiro. Então eu pedi ao meu assistente para desligar todas as luzes no estúdio. Era a escuridão total. Eu disse a eles: "Acenda seus cigarros por favor!" Eu rapidamente fiz as fotos, como 45 segundos. Clic clac, obrigado Kodak. "Vamos voltar a colocar a luz". Então eu balancei as mãos e disse: "Adeus, caras e obrigado." Bem, eles se lembraram de mim, e é por isso que eu consegui trabalhar com eles de tempos em tempos nos próximos anos ".
"O último foi quatro anos depois, em 1967. Brian Epstein me contratou para tirar algumas fotos poara a capa do disco.Tudo aconteceu em fevereiro durante a gravação do Sgt Pepper.Tive que construir um estúdio fotográfico dentro do prédio do estúdio Abbey Road, em uma sala ao lado do estúdio de gravação. Passei por uma semana. Eles precisavam de fotos dos quatro, então eu tive que aguardar muito tempo, pois parecia haver sempre um deles caminhando em algum lugar - conversando com os anjos! "
Uma das fotografias mais famosas daquela sessão de fevereiro de 1967 foi usada na capa do single "Strawberry Fields Forever / Penny Lane". Jean-Marie deliberadamente configurou a iluminação atrás da banda, para criar o efeito desejado. Infelizmente, a maioria das fotografias da sessão foram perdidas ao longo dos anos, mas Jean-Marie ainda possui uma variante da fotografia de capa do "Strawberry Fields" em seu arquivo, e esta está disponível para comprar como uma edição limitada assinada em uma escolha de tamanhos.
Incrível pensar que este disco titânico foi mantido no número dois nas paradas do Reino Unido por ninguém menos que Engelbert Humperdinck. Momentos loucos.
Sem dúvida, minha fotografia favorita das sessões é essa foto dos Beatles em frente a uma explosão de arte pop amarelo em um fundo vermelho. Esta fotografia raramente vista está disponível para comprar como uma edição limitada assinada em uma variedade de tamanhos, incluindo uma incrível versão de seis pés quadrados (1.8mx1.8m).
Jean-Marie Perier
Nesta imagem, John, Ringo e Paul estão se quebrando de rir, enquanto George está preso no modo reflexivo. Uma das razões pelas quais eu gosto tanto é que você vê as roupas que eles estavam usando nos "Strawberry Fields" dispararam muito mais claramente, já que esta fotografia está acesa mais tradicionalmente, em direção à banda. Você tem que amar a camisa de Ringo e o blazer que John Lennon usa que é esportivo.

Colaboração: Beatle Ed o correspondente 24 horas do Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário