sábado, 2 de dezembro de 2017

O álbum Magical Mystery Tour completa 50 anos - faixa Blue Jay Way

"Blue Jay Way" é uma canção escrita por George Harrison, que foi gravada e lançada pelos Beatles em seu álbum Magical Mystery Tour e EP em 1967.
Origens 
O nome da música vem de uma rua localizada no alto das colinas de Hollywood, com vista para Sunset Boulevard, onde George Harrison alugou uma casa no Blue Jay Way, em agosto de 1967. A casa oferece uma vista panorâmica de Hollywood e grande parte da bacia de Los Angeles. É alcançada do centro de Los Angeles através de uma rota por uma rua complicada, difícil de andar numa noite de nevoeiro - criando assim o pano de fundo para as linhas de abertura da canção: 
"There's a fog upon L.A., and my friends have lost their way" 
De acordo com Harrison: "Derek Taylor ligou para dizer que ele chegaria tarde Eu disse a ele por telefone que a casa estava em Blue Jay Way e ele disse que poderia encontrá-la OK ... ele sempre podia... pedir a um policial. Então eu esperei e esperei. Eu fiquei muito cansado com a espera,mas eu não queria ir dormir até que ele viesse. Havia uma neblina e ficou cada vez mais tarde. para me manter acordado, então fiquei fazendo algo para passar o tempo enquanto eu esperava, eu escrevi uma música sobre a espera por ele no Blue Jay Way. Tinha um órgão Hammond no canto dessa casa que eu não havia percebido até então ... então eu brinquei sobre ele e a música veio ". 
Gravação 
A canção foi gravada em 6 de setembro de 1967, com overdubs em 7 de setembro e 06 de outubro.Os vocais foram colocados através de um alto-falante Leslie.A faixa tem um efeito flanger, uma técnica de atraso de áudio, e as mixagens em estéreo e mono diferem notavelmente. Para a versão estéreo, uma cópia de corpo inteiro da música foi tocada para trás e desapareceu em momentos-chave na mixagem. Isso não foi feito para as versões mono ou para o filme. O filme para a televisão, Magical Mystery Tour, incluído o mix mono, a versão remasterizada dos anos 90 usou uma nova mixagem de estéreo, soando mais perto do mix mono.O vídeo da música para o filme Magical Mystery Tour foi filmado em West Malling, Kent e Weybridge, Surrey, em 3 de novembro, o dia de filmagem foi concluída.
No final da canção, existe o que pode ser percebida como um mau funcionamento do loop de fita do violoncelo. É de fato um encobrimento do que havia sido planejado para ocorrer no vídeo da música no filme Magical Mystery Tour,George planejou que deveria terminar atingido pelo ônibus do Magical Mystery Tour. Esse final nunca foi filmado, e o final repetido é mostrado em seu lugar. Um músico desconhecido tocou o violoncelo.

source: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário