quarta-feira, 9 de maio de 2018

A obra-prima de Paul McCartney é o meu fundo de pensão revela Peter Asher

PETER ASHER pode não estar mais no topo das paradas, mas o popstar da década de 60 que virou produtor não está preocupado. E a razão é que tem escondido secretamente em um cofre o manuscrito original e a letra de uma música de Paul McCartney, que Peter admite que é o seu fundo de pensão, se ele precisar dele.
A música é "World Without Love", uma faixa dos Beatles escrita por Macca que ele gentilmente doou ao então desconhecido Peter e seu parceiro musical Gordon Waller, também conhecido a dupla britânica de folk rock Peter e Gordon
A melodia cativante, mas contagiante, tornou-se o sucesso número um em 1964, como parte da "invasão pop britânica" liderada pelos Beatles e fez do universitário Peter - irmão mais velho da namorada da atriz adolescente de McCartney, Jane Asher - uma estrela durante a noite.
 Paul McCartney and Peter Asher visit the Press Association
"Paul escreveu as palavras e os acordes da música para mim em um pedaço de papel", lembra Peter.
"É melhor você acreditar que eu tranquei tudo em um cofre num tempo em que a indústria da música estava completamente indo para o inferno e eu posso correr para a Sotheby's como o vento", diz Peter, 73, deliciosamente humorístico e autodepreciativo
Mas com uma fortuna estimada em 35 milhões de libras de seu trabalho como produtor musical internacional e ganhador de um Grammy ele provavelmente nunca precisará do dinheiro.
Ainda assim, McCartney morando como convidado por dois anos na casa dos pais de Asher, na Wimpole Street, em Londres - Sr Asher era um eminente consultor médico - certamente tinha suas vantagens para o aspirante a músico Peter
 John.George,Peter Asher e George Martin.
"Paul mudou-se para a nossa casa de família, embora ele estivesse sempre muito em turnê. Nós nos tornamos amigos e ele mencionou para mim uma canção inacabada dele, World Without Love.
"Ele explicou que estava inacabado porque John Lennon não achava que era boa para os Beatles. Então Gordon e eu conseguimos um contrato de gravação depois de sermos vistos nos clubes e assinamos com Norman Newell da EMI."
Newell perguntou à dupla se eles tinham alguma música que gostariam de gravar. "Fui até o Paul e disse: 'Essa música ainda está em oferta?' e ele disse 'sim' e esse foi nosso primeiro sucesso. Devo muita gratidão ao Paul e isso mudou minha vida para sempre. "

Certamente fez. De repente, a casa da família de classe média alta e acadêmica de Ashers (a mãe de Peter era professora de música) tornou-se o lar de não apenas uma, mas de duas estrelas pop - e um santuário para os fãs.
Lembra o ex-aluno de escola pública de Westminster, Peter: "As pessoas inevitavelmente descobriram quem morava lá e nós tínhamos todas essas meninas na porta que, sem dúvida, estenderam a paciência do meu pai. Algumas das garotas estavam lá para mim, assim como Paul. ambos tinham fãs, sem dúvida. Sim, foi divertido naquela época ".
 Miles, John Dunbar, Marianne Faithfull, Peter Asher e Paul McCartney 
Peter, um ídolo pop de aparência improvável - pequeno, ruivo e um "cara nerd de óculos" - se viu adorado nos EUA. E como mais sucessos vieram (alguns também escritos por Macca), ele deixou de ser um estudante de filosofia no King's College, em Londres.
Como ele se lembra com entusiasmo ainda menino: "Eu gostava de ser uma estrela pop. Foi fantástico. Toda a música que eu me apaixonei, como Buddy Holly, era americana. Para então chegar em um lugar que você estava idolatrando e ser o número um e ver o horizonte de Nova York e os clubes de jazz ... "
"E então ser perseguido por garotas gritando que queriam arrancar suas roupas. A vida não fica muito melhor que isso!" Peter e Gordon também visitaram Los Angeles, onde Peter agora vive feliz "perto do oceano em Malibu" com a segunda esposa Wendy.
 Peter Asher, Paul McCartney, Linda McCartney, Linda Ronstadt photo courtesy Peter Asher
Em 1965, Paul mudou-se da casa dos Ashers para uma "mansão" de St John's Wood, mas em 1968 ele e Jane se separaram depois que ela o encontrou na cama com outra garota.
Peter deseja que seu amigo e sua irmã tenham ficado juntos? (Jane se recusa a discutir seu ex-romance.) "Eu não me dedico a qualquer tipo de especulação. Fico completamente fora disso", ele dse diplomaticamente. Naquela época, a estrela de Peter e Gordon havia desaparecido e ele estava trabalhando como chefe do departamento na Apple, a empresa dos Beatles.
Paul e Jane Asher
"Ele e Jane se separaram, mas eu ainda tinha meu emprego na Apple e Paul me queria lá." Foi um momento estranho? "Eu realmente não me lembro, mas acho que tudo apareceu como um assunto separado para mim.
"Paul e eu não nos vemos com muita frequência, mas quando fazemos isso é muito amigável." A última vez que eles se encontraram, ele lembra: "Eu disse a ele: Você percebe que são 50 anos desde que você nos deu o "World Without Love"? Se eu esqueci de agradecer, deixe-me agradecer agora. Quem sabe o que minha carreira seria se não fosse por essa música? '"Peter descobriu o trovador de soft rock americano James Taylor no final dos anos 60 e se mudou para a América para se tornar seu empresário e produtor de vários álbuns de sucesso.

source: Express UK

5 comentários:

  1. E no mesmo compacto simples havia o lado B Nobody I Know, tão boa quanto A World without love . Ambas by Paul. Cunhado bom

    ResponderExcluir