quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Bate papo entre Ringo Starr e Dave Grohl relembram as mortes de John e Kurt Cobain

Ringo Starr está prestes a entrar em uma banheira com Dave Grohl, e ele parece um pouco cético. "Isso é algum tipo de besteira?", Diz o ex-Beatle. Mas ele entra de qualquer maneira. Logo o par está conversando confortavelmente; Enquanto Dave Grohl discute a turnê recente do Foo Fighters, Ringo entrega a ele um patinho de borracha e o instrui a fazer um símbolo do coração com as mãos para complementar seu próprio onipresente sinal de paz.
Logo a conversa rolou entre os 2 bateristas com Dave Grohl perguntando a Ringo sobre o skiffle:
RINGO STARR:Em Liverpool, porque éramos todos adolescentes na época, fiz qualquer coisa para não entrar no exército. Então, para me salvar disso, acabei nas ferrovias. Então eu consegui um emprego nesta fábrica. Minha primeira banda foi na fábrica com o cara que morava ao meu lado: Eddie Clayton, que era apenas um guitarrista muito legal. E eu sempre quis ser baterista desde os 13 anos, e meu amigo Roy [Trafford] fez um baixo no peito - um baú com uma vara e um barbante - e era isso que era skiffle.
DAVE GROHL Mas você não teve treinamento formal?
RINGO STARR Não. E tocavámos no porão para os homens na hora do almoço. E se você já tocou em uma fábrica, isso fará você crescer. É "Saia!" Não há "Muito bom, rapazes". Sim, foi assim que comecei, e então apresentamos mais algumas pessoas à banda. . . e então me mudei para Rory [Storm and the Hurricanes], que era um rock inatingível. E esse foi um ótimo momento para mim, e foi uma grande banda em Liverpool. Em 1960, conseguimos um emprego por três meses em um acampamento de férias. E saí da fábrica e toda a família teve uma reunião para tentar me convencer de que “a bateria é boa como hobby, filho. . . . "
DAVE GROHL Oh, eu também tive um desses [risos]. Quem eram seus bateristas favoritos quando você era jovem?
RINGO STARR Bem, Cozy Cole é o único que eu já mencionei, mas qualquer coisa que Little Richard fez - as pessoas sempre acham isso estranho, mas eu nunca ouvi apenas a bateria. Eu escutava a faixa inteira. [Outro baterista que ouvi na época] tinha uma seção onde o chimbal fazia parte do preenchimento! Primeira vez que ouvi isso.
DAVE GROHL Acho que o chimbal é possivelmente a peça mais expressiva de uma bateria, seja abrindo e fechando ou criando dinâmica com ele. E é claro que você é famoso ...
GROHL Com as bandas antes dos Beatles, você estava cantando alguma música?
RINGO STARR Sim, com Rory. Eu cantava “Watch Your Step”, e “Alley Oop”. Na Alemanha, todos os alemães sempre [diziam] “Spielen 'Alley Oop' '. isso foi bom. Muito álcool, é claro, mas a velocidade chegou, e isso nos manteve acordados a noite toda.
DVAE GROHL eu aposto. Quantos sets você teve que tocar?
RINGO STARR No começo, três. Bruno Koschmider tinha dois clubes, o Kaiserkeller, onde eu tocava com Rory, e o Bambi Kino, onde os Beatles tocavam. Ele fechou o Bambi Kino e levou os Beatles ao Kaiserkeller. Nos fins de semana, passamos 12 horas entre as duas bandas, cada uma tentando se superar. O rock and roll enlouquecia. Que vida.!
DAVE GROHL: Eu perguntei [sobre você cantando] porque sua banda, me corrija se eu estiver errado, parece a primeira banda a popularizar a idéia do baterista cantando uma das músicas da banda. Isso realmente aconteceu antes?
RINGO STARR Bem, não. Eu já fazia isso antes, então não era estranho quando comecei a fazer nos Beatles. As duas primeiras músicas que gravei com os Beatles foram músicas de Carl Perkins, porque eu gostava do rock fácil, e então encontramos músicas country, coisas assim. E então eles me deram uma música. Comecei a escrever músicas. E é interessante, eu escrevi melhor depois que terminamos.
DAVE GROHL Bem, eu posso imaginar: se você está em uma banda onde todo mundo é um compositor incrível. . .
RINGO STARR Foi difícil. "Eu tenho isso." [Canta "I’d like to be . . .", De" Octopus 'Garden ", e ri.]
DAVE GROHL Bem, essa é a famosa antiga piada: "Qual foi a última coisa que o baterista disse antes de ser expulso?" "Ei, pessoal, eu tenho uma música que acho que deveríamos tocar".
RINGO STARR Bem, sim, eu costumava escrever músicas e apresentá-las aos rapazes, e eles rolavam no chão rindo, porque eu acabei de reescrever outra música e não percebia!
DAVE GROHL Bem, quando fomos ao 50º aniversário do The Ed Sullivan Show que você tocou [em 2014], quando você saiu para fazer “Yellow Submarine”, eu honestamente acho que essa foi a maior reação de toda a noite.
RINGO STARR: Yeah!
DAVE GROHL Eu realmente acho que essa música definiu todos na vida do mundo em algum momento, ou apenas se tornou um momento. Estou sentado cantando a música com a minha filha de cinco anos, e estamos cantando pela mesma razão, apesar de estarmos separados por 45 anos.
RINGO STARR: Acho que cheguei cedo às crianças com essa música, porque cerca de duas, duas e meia, todas começaram: [Canta] “Yellow Submarine”. E todos os meus netos ficaram atrás da cadeira em que estou sentado , em um momento de suas vidas, e eles estão dizendo: "We all live in a yellow submarine.". Como: "Nós sabemos quem você é, vovô" [risos].
DAVE GROHL Essa é uma pergunta estranha, mas o que você lembra de gravar a parte do meio em que todos estão na sala de máquinas de um submarino?
RINGO STARR Estávamos em Abbey Road para o [remasterizado] lançamento do álbum Abbey Road. Se você olhar para onde as escadas descem, é onde costumávamos sair e nos aconchegar. Tem uma porta grande e eu abri a porta e gritei de lá. John estava dizendo: "O que faremos, capitão?" Ou algo assim. Estávamos todos gritando e o colocamos. Então é por isso que pareceu eco. Fizemos o que fizemos!
DAVE GROHL Em que momento se transformou nesse tipo mais universal de idéia espiritual de amor?
RINGO STARR Provavelmente por volta de 67, entrando no álbum Revolver. Quer dizer, nós estávamos crescendo, estávamos mudando, estávamos fumando maconha! E as coisas ficaram nubladas, e acho que isso fez grandes mudanças e estávamos acostumados a estar no estúdio, sabíamos como fazer isso.
DAVE GROHL: Eu acho que o sinal de um grande baterista é saber quem é o baterista dentro de oito compassos da música. Eu acho que esse é o objetivo. Eu acho que muito disso tem a ver com ser autodidata, porque você estava apenas fazendo o que lhe veio naturalmente, então não ficou restrito a nada disso. Até hoje, quando estamos no estúdio - tenho certeza de que todas as bandas do mundo, se querem esse preenchimento -, dizem: "Ei, faça uma coisa de Ringo aqui".
RINGO STARR Bem, isso é um grande elogio vindo de você, Dave. É como não saber realmente me ajudou muito. Mesmo desde o início, o kit foi montado com a mão direita. Eu me sentei atrás dele, não me importei em ser canhoto. Então eu fiz o melhor que pude de uma maneira canhota, o que, no final, foi ótimo para mim, porque de repente eu tive meu próprio estilo. E o estilo era: sempre há alguns segundos antes que eu possa preencher. A única coisa que faço é escrever com a mão direita. Eu sou um jogador de golfe canhoto.
DAVE GROLH Ringo, o que você achou quando ouviu o Nirvana?
RINGO STARR Absolutamente ótimo, e o próprio cara [Kurt Cobain] tinha muita emoção. Isso é o que eu amei. Eu sou um cara emocional. Ninguém pode duvidar do Nirvana, nunca. E quem sabia que ele terminaria onde acabou. Não acho que alguém que ouça música com coragem possa duvidar dele, porque ele foi corajoso.
Não conheço a história final, e não é sobre ele, e perdemos muitas pessoas em nossos negócios desde cedo. E você pensa: "Quão cruel deve ter sido?" Quero dizer, "Por que você não me liga?" Você nunca sabe. Esta é a famosa síndrome de 27 anos. Muitos deles passaram por 27, como esse número - o que, eles tinham entendido tudo até então? Ou talvez seja assim que Deus planejou; Eu não sei.
Quando John foi, eu estava nas Bahamas. Eu recebi um telefonema dos meus enteados de Los Angeles dizendo: "Algo aconteceu com John". E então eles ligaram e disseram: "John está morto". E eu não sabia o que fazer. E ainda estou convencido de que algum bastardo atirou nele. Mas eu apenas disse: "Temos que pegar um avião". Temos um avião para Nova York e você não sabe o que pode fazer. Nós fomos para o apartamento. “Existe algo que podemos fazer?” E Yoko apenas disse: “Bem, você apenas brinca com Sean. Mantenha Sean ocupado. ”E foi isso que fizemos. É isso que você pensa: "O que você faz agora?"
O interessante é que esse cara, Jack Douglas, o produtor, trouxe essa faixa de John para mim ["Grow Old With Me", das demos de Bermuda Tapes de 1980 de Lennon, apenas neste ano; Eu nunca ouvi isso. Então ele ainda está na minha vida. E assim está no novo álbum. Ele me deu esse CD que no começo, John diz: "Oh, isso seria ótimo para Richard Starkey".
Eu me levanto toda vez que penso nisso - ele está falando de mim. Ele diz [imita Lennon]: "Ei, Ringo, isso seria ótimo para você". E eu não posso me ajudar. [Ele engasga.] Estou emocionado agora pensando nele há 40 anos falando sobre mim em sua fita e pensando em mim. Nós quatro éramos grandes amigos com algumas questões secundárias. E estava longe. Enfim, eu não sabia como agir. E então voltei para Los Angeles, e sofri, e é claro que você sempre passa pelo sofrimento.
"Com George, foi do mesmo jeito", disse Ringo, se emocionando. "Desculpem, eu sou um chorão. Mas ele ficou doente por um tempo. Eu tive que ir para Boston encontrar a minha filha, e disse para ele: 'Eu preciso ir'".
"E ele estava prestes a morrer, mas me falou: 'Você quer que eu vá com você?'. Quantas pessoas se doam assim por você?", questionou. "Nós quatro [os Beatles] éramos ótimos amigos, com alguns probleminhas menores".
RINGO STARR Dave, nas poucas ocasiões em que você tocou as músicas de Kurt desde a morte dele, ajudou a processar a perda?
DAVE GROHL Bem, quando Kurt morreu, percebi que não havia maneira certa ou errada de lamentar. Você fica anestesiado. Você vai se lembrar das coisas boas, depois se vira e se lembra de alguns tempos sombrios. Fiquei longe da música por um tempo,até ligar o rádio. E então eu finalmente percebi que a música era a única coisa que realmente me fazia sentir melhor. E a música iria me ajudar com isso. Então eu comecei a escrever músicas e gravá-las sozinho.
E também é difícil quando um de seus amigos ou alguém com quem você é muito próximo, na vida real, se tornou algo mais que um ser humano para os outros. Então você senta em uma entrevista e alguém faz essas perguntas que são realmente emocionais, que você nunca faria a outro estranho.
A entrevista completa está no link abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário