sexta-feira, 7 de abril de 2023

Professor da Universidade de Cambridge inspirou George Harrison a escrever 'The Inner Light'

Quando George Harrison compôs “Within You Without You”, chamou a atenção de um estudioso, o professor de sânscrito da Universidade de Cambridge, Juan Mascaró. O tradutor espanhol então inspirou George a escrever “The Inner Light”.

George explicou o que o inspirou a escrever “The Inner Light” em seu livro de memórias "I Me Mine" de 1980. Tudo se resumia a um livro que Mascaró lhe enviou e a uma certa passagem.

"'The Inner Light' veio realmente, de 'Within You Without You'", escreveu George. “Houve um programa de David Frost na televisão sobre meditação e Maharishi Mahesh Yogi foi entrevistado com John Lennon e eu ao vivo e entre muitos outros na platéia,estava Juan Mascaró, que é o professor de sânscrito na Universidade de Cambridge.

“Ele me escreveu uma carta depois dizendo '... alguns dias atrás, dois amigos do exterior me deram a gravação de sua música 'Within You Without You'. Estou muito feliz, é uma música comovente e que comova as almas de milhões ; e há mais por vir, pois você está apenas começando a grande jornada.'

“Ele também me enviou uma cópia de seu livro chamado Lamps of Fire e em sua carta ele diz '...não seria interessante colocar em sua música algumas palavras de Tao, por exemplo, número 48, página 66 de Lamps.' é daí que vêm as palavras de 'The Inner Light'; é uma tradução do Tao Te Ching.”

Por volta dessa época, passagens de textos como o Tao Te Ching chegaram às composições de George. Ao escrever “While My Guitar Gently Weeps”, George decidiu escrever uma música baseada na primeira coisa que viu quando abriu um livro aleatoriamente. Isso veio de algo que o I Ching, o clássico livro chinês das Mutações, fala.

George escreveu em suas memórias que o I Ching parecia ser baseado no “conceito oriental de que tudo é relativo a tudo o mais, em oposição à visão ocidental de que as coisas são meras coincidências”. Essa ideia estava em sua cabeça quando ele abriu um livro aleatório e viu as palavras “gently weeps/chora suavemente”.

Em I Me Mine, George explicou que mudou as palavras do poema para "evitar más interpretações".

“No poema original, o verso diz: 'Sem sair da minha porta, posso conhecer os caminhos do céu.' E assim, para evitar qualquer má interpretação - e também para tornar a música um pouco mais longa - eu repeti isso como um segundo verso: “Sem sair de sua porta/ Você pode conhecer todas as coisas na terra/ Sem olhar pela sua janela/ Você pode conhecer os caminhos do céu”.

"...para que incluísse todo mundo. A música foi escrita especialmente para Juan Mascaró porque ele me enviou o livro e é um doce velhinho. Foi bom, as palavras disseram tudo.”

George gravou “The Inner Light” em Bombaim, Índia. Os Beatles a lançaram como lado B de "Lady Madonna". No entanto, George não desconhecia a popularidade da música.

“Acho que a música passou despercebida pela maioria das pessoas porque eu estava ficando um pouco ‘fora dela’ no que diz respeito à música popular ocidental, naquele período.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário