quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Give Ireland Back to the Irish,o 1º single do Wings


(Um raro vídeo onde mostra um dos primeiros ensaios dos Wings com a música em 1972)
é um canção de Paul McCartney e Linda escrita em resposta aos acontecimentos do Domingo Sangrento na Irlanda do Norte em 30 de janeiro de 1972. A canção foi lançada em 25 de Fevereiro de 1972, o primeiro single da nova banda de Paul McCartney que seria o Wings, e foi a primeira canção gravada por Wings, que incluía o guitarrista irlandês Henry McCullough.
Foi completamente impedido de exposição na mídia no Reino Unido e banida, sendo proibido pela BBC, Radio Luxemburgo e o Independent Television Authority. Na mostra gráfico BBC Radio 1 Pick of the Pops, Alan Freeman referiu a ele como "um disco pelo grupo Wings".
"Do nosso ponto de vista", disse Paul McCartney, "era a primeira vez que as pessoas questionaram o que estávamos fazendo na Irlanda. Foi tão chocante. Eu escrevi Give Ireland Back to the Irish, gravei e fui prontamente 'telefonar para o presidente da EMI, Sir Joseph Lockwood, explicando que não iria liberá-lo. Ele pensou que era muito inflamatório. Eu disse a ele que eu senti fortemente sobre isso e eles tiveram que liberá-lo. Ele disse,' Bem, vai ser proibido ", e é claro que era. Eu sabia' Give Ireland Back to the Irish" não é uma rota fácil, mas parecia-me ser o momento. Todos nós, Wings sentia o mesmo sobre isso . Mas o irmão Henry McCullough que morava na Irlanda do Norte foi espancado por causa dele. Os bandidos descobriram que Henry estava na Wings."
A música alcançou o número 1 nas paradas de singles da República da Irlanda e na Espanha, mas só chegou ao número 16 nas paradas britânicas e número 21 no Billboard Hot 100 americana.
O lado B do single, "Give Ireland Back to the Irish é uma versão instrumental do lado A. O lado A foi relançado como faixa bônus no CD remasterizado do álbum 'Wings Wild Life.

Nenhum comentário:

Postar um comentário