sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O pioneiro em estúdio de gravação que trabalhou com 3 dos Beatles

Eddie Veale
O pioneiro do primeiro estúdio do Reino Unido de gravação em casa profissional para lenda dos Beatles John Lennon falou sobre seus encontros com rostos famosos na música depois de ser elogiado por seu trabalho.
Eddie Veale teve uma oportunidade com o gerente dos Beatles Neil Aspinall, no verão de 1969 que ajudou a lançar uma carreira na indústria fonográfica, que se estende por mais de 40 anos.
Desde então, com 72 anos projetou e construiu alguns dos estúdios de gravação mais famosos do mundo, trabalhando com três dos Beatles, assim como Pete Townshend do The Who,David Gilmour do Pink Floyd e Eric Clapton.
 (Um jovem Eddie Veale (à esquerda) no estúdio de John Lennon em Tittenhurst Park com produtor musical Phil Spector (de óculos) e um engenheiro da Apple, com a esposa de Lennon, Yoko Ono)
Seu primeiro projeto solo foi projetar e construir um estúdio de John Lennon em Tittenhurst Park, Ascot, o estúdio caseiro foi seu primeiro tipo no Reino Unido. 
A construção foi iniciada em agosto de 1969 e precisava estar pronto até o Natal de 1970 para a gravação do álbum solo de Lennon, Imagine. 
"John era muito impaciente e queria que o estúdio fosse construído de forma extremamente rápida, que só não foi possível", disse Eddie. 
"Mal começamos a receber o que eu chamaria de ruído de fora John estava ansioso para entrar e começar a trabalhar e ele estava em estúdio a trabalhar antes de nós acabarmos. Que tinha uma aparência completamente diferente do que eu estava fazendo como meu envolvimento na música. Acabei trabalhando como engenheiro para a gravação de Imagine."
"Então John estava nos Estados depois de ser um pouco tolo e não sabia quando ele seria capaz de voltar para o Reino Unido. Ringo estava procurando uma casa na época, então John decidiu vendê-lo para Ringo.
 (estúdio caseiro de George Harrison) 
"Ele então me apresentou a George Harrison, que comprou um lugar fora em Henley-on-Thames, em Oxfordshire - sua aspiração era ter um estúdio em casa. O que George queria era algo único, ele queria tudo o mais recente e 40 anos no que ainda está em uso. Eu sempre tive um bom relacionamento com George e sua esposa e estou em contato com seu filho Dhani. 
"John, Ringo e George eram todos personagens muito interessantes e caras legais embora gostassem de fazer as coisas. Não era tanto que eles estavam mal-humorados, mas às vezes eles eram curtos em palavras. A única coisa que foi o mesmo com todos os três foi que eles queriam a tecnologia mais recente e melhor. Foi um tempo bom, embora meu foco sempre foi mais no trabalho do que as pessoas que era. Acabei com o trabalho e eu acho que é por isso que eu acabei trabalhando com os três. "

fonte: http://www.thecomet.net/news/interview_stevenage_recording_studio_pioneer_on_working_with_the_beatles_1_1780936

Nenhum comentário:

Postar um comentário