quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Paul McCartney lamenta a morte do amigo e compositor Richard Rodney Bennett

Em um post sincero em seu site, Paul McCartney lembrou e homenageou o seu amigo e aclamado compositor Sir Richard Rodney Bennett, que morreu em Nova York na véspera de Natal. 
Embora McCartney estava familiarizado com a pontuação de Bennett para filmes, incluindo Far from the Madding Crowd e Murder on the Orient Express, os dois se conheceram quando o ex-Beatle fez uma incursão na música clássica depois que ele foi convidado a escrever uma peça para os 150 anos da Liverpool Philharmonic Orchestra.McCartney começou a compor composições maiores, ele costumava colaborar com outras pessoas que poderiam ajudar com a orquestração, que marcou o início de sua relação de trabalho e amizade com Bennett
"Gostava de encontrar com ele e conversar sobre uma idéia que eu tive para ver se ele tinha interesse em me ajudar a traduzir minhas idéias para uma orquestra", McCartney lembra. "Essas conversas telefônicas acabou por serem divertidas.Richard mostrou-se perspicaz, com uma abordagem nonsense para o projeto." Muitas vezes, McCartneyi ligava para Bennett,falando em uma voz falsa, e fingindo ser um "amigo esquecido fictício,"
Os dois iriam trabalhar no apartamento de Bennett na cidade de Nova York ou em casa de McCartney na Inglaterra, sentado em um piano vertical e trabalhando com toda a composição: "Compor é uma coisa, mas dividindo as partes habilmente através de uma orquestra; traduzindo as melodias e ritmos para o mistura perfeita requer uma certa habilidade especial que Richard estava percorrendo cada centímetro do seu corpo. "Bennett ajudou no álbum Standing Stone de 1997 de Paul McCartney, e ele supervisionou as sessões de gravação também.
Junto com a música clássica, os dois compartilhavam o amor de compositores de jazz como Cole Porter e George Gershwin, e McCartney recorda o músico, tocando seus clássicos em um cabaré. 
"Depois que ele foi nomeado cavaleiro em 1998 eu liguei para ele e desta vez fingi ser um tipo de negócio grosseiro de Nova York", escreveu McCartney no final. "'É o senhor Bennett?' Eu perguntei. "Sim, é", respondeu ele, educadamente, como de costume. "Eu te amo " eu continuei, sentindo seu constrangimento momentâneo, 'Você faz a grande música, eu sou um grande fã ", e assim por diante e foi só quando eu deixá-lo fora do gancho, revelando que este idiota no telefone era que ele me amaldiçoou.eu ri muito. vou sentir falta dele. "

fontes: http://www.rollingstone.com/music/news/paul-mccartney-mourns-friend-and-composer-richard-rodney-bennett-20130109 e http://www.paulmccartney.com/news-blogs/news/27418-sir-richard-rodney-bennett-1936-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário