sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A carta de John Lennon enviada a Todd Rundgren

Todd Rundgren, prolífico multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical com nada menos que 24 álbuns de estúdio, já se viu no meio de uma briga pública de alto nível com John Lennon.
Em 1974, assim como Todd Rundgren lançou seu altamente comemorado álbum experimental Todd, o músico sentou-se com a revista Melody Maker para uma entrevista sobre seu novo material. Em algum momento, no entanto, a conversa se voltou para o ex-Beatle Lennon e Todd Rundgren não quis segurar sua língua: "John Lennon não é revolucionário. Ele é um idiota, cara. Gritando sobre revolução e agindo como um idiota. Isso apenas faz as pessoas se sentirem desconfortáveis ​​”, ele disse.
Ele acrescentou: "Tudo o que ele realmente quer fazer é chamar atenção e, se a revolução chamar essa atenção, ele receberá atenção através da revolução. Atingir uma garçonete no Troubador. Que tipo de revolução é essa? Ele é uma figura importante, com certeza. Mas Richard Nixon também. Nixon era como John Lennon de outra geração. Alguém que representava todos os tipos de ideais, mas estava fora de si mesmo por trás de tudo.
“Como os Beatles não tinham outro estilo além de serem os Beatles. Então os Nazz costumavam fazer, como rock pesado, e também essas baladas leves e bonitas com baladas complexas ”, concluiu.
Bem ali, quando Rundgren explodiu no que deveria ser uma entrevista promocional fácil, Melody Maker sabia que eles se encontravam no centro da maior história da música da época. Embora Lennon tenha enfrentado algumas críticas em sua carreira antes deste momento, os comentários de Todd Rundgren levaram as coisas a um nível totalmente novo.
Lennon, porém, sempre perspicaz em resposta à negatividade, resolveu responder a Todd Rundgren escrevendo uma carta aberta endereçada a "SODD RUNTLESTUNTLE" e fazendo escavações não tão sutis por toda parte - incluindo uma sugestão que Todd Rundgren havia copiado uma melodia criada pelos Beatles.
Leia a carta completa de Lennon, abaixo:
ALFACE ABERTA A SODD RUNTLESTUNTLE.

Não pude resistir em acrescentar algumas “ilhas de verdade”, em resposta ao gemido de ódio (dor) de Turd Runtgreen.

Querido Todd,
Eu gosto de você, e de alguma coisa do seu trabalho, inclusive “I Saw The Light”, que não é muito diferente de “There’s A Place” (Beatles), em termos de melodia.

1) Eu nunca disse ser um revolucionário. Mas posso cantar sobre o quer que eu quiser! Certo?

2) Eu nunca bati numa garçonete no Troubador. Mas eu realmente agi como um idiota, eu estava muito bêbado. Então, atire em mim!

3) Acho que todos procuramos atenção, Rodd. Você realmente acha que eu não sei atrair atenção sem “revolução”? Eu poderia tingir meu cabelo de verde e rosa, só para começar!

4) Eu não represento ninguém, a não ser a mim mesmo. Parece que eu representava algo para você, ou você não seria tão violento comigo. (Seu pai talvez?)

5) Sim, Dodd, a violência vem por caminhos misteriosos, (…) inclusive verbais. Mas você conhece esse tipo de jogo mental, não é? É claro que sim.

6) Então a Nazz fazia “rock pesado” e então DE REPENTE uma “balada leve e bonita”. Que original!

7) O que me leva aos Beatles, que “não tinham outro estilo além de ser os Beatles”!! Isso cobre muitos estilos, cara, inclusive o seu, ATÉ HOJE… Sim, Godd, a coisa que aqueles Beatles realmente fizeram foi afetar as MENTES DAS PESSOAS. Talvez você precise de mais uma dose? Alguém me mostrou sua música – rock and roll de menina privada, mas eu nunca notei nada. Acho que o motivo de você estar puto comigo é que eu não sabia quem você era no Rainbow, em Los Angeles. Lembra daquela vez em que você veio com Wolfman Jack? Mais tarde, quando eu descobri, Quando descobri mais tarde,eu estava xingando porque queria lhe dizer como você era bom.. (Eu tinha escutado no rádio.) De qualquer forma, não importa o quanto você me magoe, querido, eu sempre amarei você,

J. L.
30 de setembro de 1974

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário