sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Paul McCartney fala sobre vida, arte e negócios depois dos Beatles

Ele é o número 1 na história da Billboard com os Beatles - mais o número 12 por conta própria. Agora, aos 77 anos, Paul McCartney está escrevendo um musical e reivindicando os direitos de suas músicas dos Beatles nos Estados Unidos: "Se você está envolvido, por que não ganhar?"
Numa recente ensolarada segunda-feira de Londres, na sede da Soho Square em sua empresa MPL, lá está ele, cantarolando sozinho e dançando lentamente em seu aconchegante escritório - imponente mesa em uma extremidade,um sofã confortável na outra - como uma jukebox da Wurlitzer tocando "Friendly Persuasion", de Pat Boone. "Gosto da melodia", diz ele.
Os Beatles são oficialmente o número 1 no ranking da Billboard dos melhores artistas de todos os tempos, e ele é o número 12 como artista solo ( incluindo seu trabalho com Wings).
Paul McCartney criou a MPL, quando os Beatles estavam se separando, para administrar seu próprio negócio em um pequeno escritório neste edifício (que ele comprou anos depois). Na época, Allen Klein havia assumido o controle da Apple Records, a empresa do grupo, e as divergências resultantes sobre assuntos financeiros e outros estavam separando os membros da banda. "Eu apenas pensei: 'preciso fazer minha própria Apple'", lembra McCartney.
Paul McCartney falou abertamente sobre os Beatles, seus negócios e o que está por vir no horizonte.
Surpreende que os Beatles sejam os artistas de maior sucesso na história da Billboard?
Isso é fantástico. Eles eram um ótimo grupo.
Eles? Foi você!
Eles. Você sabe, eu não era o grupo. Nós éramos um ótimo grupo, no entanto. Quanto mais eu escuto, mais me surpreendo, porque muitas dessas coisas estavam ao vivo. Você ouve as apresentações de Ed Sullivan e pensa: "Uau".
No ano passado, você disse que ainda é "muito competitivo". Isso se estende às paradas pop?
Sou competitivo com qualquer coisa. Começamos na sala de trás da minha tia, tocando três guitarras - eu, John [Lennon] e George [Harrison] - e conseguimos fazer shows em Liverpool e tocar no Cavern Club. Estávamos sempre tentando ter sucesso - acho que todo mundo é.
Você já é o número 1 - para onde vai a partir daí?
Você poderia ter dito quando obtivemos o primeiro número 1, "Bem, vocês fizeram isso, rapazes" ou quando obtivemos o 10º. Mas esses eram como bônus inesperados. Eles eram os bônus que queríamos, mas estávamos apenas tentando melhorar e desenvolver. Essa foi a força por trás dos Beatles: faríamos uma música e seria um sucesso. Em vez de fazer outra com a mesma fórmula, diríamos: "OK, já fizemos isso". Você ouve os Beatles e não há duas músicas iguais.
Então, importa para você que o Egypt Station seja o número 1?
Sim. Quando você faz algo, meio que faz por si mesmo, mas, ao mesmo tempo, deseja que as pessoas ouçam e julguem se é bom. Então, você se esforça um pouco para pensar: "Como devemos fazer isso da melhor maneira?" E, com o passar do tempo e os parâmetros mudam, você pensa: "Como fazemos isso agora?" e espero o melhor - há streaming e coisas a considerar.
Tenho uma ótima equipe e o principal é: vamos tentar manter a empolgação. Tenho pessoas que dizem: "Por que você não toca na Amoeba em Los Angeles?" [O que McCartney fez em 2007] ou "Por que você não toca em Grand Central Station" [em Nova York em 2018]?
Por que a MPL começou a adquirir catálogos de músicas nos anos 70?
Quando chegamos de Liverpool, pensei - ingenuamente - quando você ganha dinheiro, coloca no banco. Então você encontra contadores que dizem não, não, não - você precisa investir. O pai e o irmão de Linda [Lee e John Eastman] eram meus advogados, e eles são brilhantes, e Lee me telefonou a certa altura e disse: "Um dos meus clientes quer vender sua editora". Foi Buddy Morris [quem tinha fundado Edwin H. Morris Music]. Ele nomeou uma figura muito grande - basicamente tudo o que eu tinha na época. E eu disse: “Você tem certeza de que é uma boa jogada? Envie-me uma lista das músicas que publica. ”Eu olhei para a lista e tinha “Stormy Weather,” “The Christmas Song” e pensei:“ Bem, aqui tem tudo! ”Essa foi a fonte dos standards [que a MPL publica] e foi um dos grandes catálogos americanos.
Em algum nível, as aquisições de publicações da MPL foram uma reação a não possuir suas próprias músicas dos Beatles?
Acho que sim. John e eu nos sentimos feridos em nossa justa recompensa. Com nosso acordo original com Dick James, Dick foi até nós e disse: “Você pode ter sua própria companhia.” E nós éramos jovens e tolos, mas éramos lindos! E nós dissemos: “Uau, ótimo.” Então ele nos deu nossa própria empresa, a Northern Songs, que era 49% de nós, 51% dele, que lhe dava o controle do voto. Mais tarde, fomos até ele algumas vezes e dissemos: "Dick, agora que fizemos todas essas coisas, podemos aumentar?" E ele basicamente disse: "Me desculpe, eu não posso - você é contratado. ”Agora eu sei que ele poderia ter dito:“ Vou lhe dar um novo contrato. ”Então, quando tive a oportunidade de ter outra editora de maneira tão limpa, isso foi ótimo.
Falando nisso: em janeiro de 2017, você processou a Sony / ATV para garantir que pudesse recuperar sua metade dos direitos de publicação dos EUA em suas músicas dos Beatles. O que aconteceu?
Não quero falar muito sobre isso, mas há um certo direito sob a lei dos EUA em que essas coisas se revertem para mim. [Para músicas escritas antes de 1978, os criadores podem pedir "rescisão de direitos autorais" 56 anos após o registro das obras para recuperar os direitos de suas obras nos Estados Unidos, embora tenha havido dúvidas sobre como isso se aplica a contratos originalmente assinados em outros países. .] A Sony não concordou. E então eles vieram até nós, com a cauda entre as pernas [para acertar, o que resultou em um acordo confidencial em junho de 2017] e disseram: “Uma condição é que você realmente não fale sobre isso.” Acredite, eu adoraria dar-lhe todos os detalhes.
Você faz uma turnê de maneira interessante, na medida em que tem um promotor, Barrie Marshall, mas nenhum agente de reservas.
É assim que sempre fazemos. Sento-me neste escritório com Barrie, e ele diz algo como: "Você quer fazer uma turnê no próximo ano, pode ir para a América do Sul ou qualquer outro lugar", e ele junta algumas coisas, e eu digo: "Eu não gosto" isso "ou" Isso parece bom ", e então ele reserva os lugares, e nós fazemos isso.
Você também possui suas próprias gravações masters, apesar de agora licenciar novas para a Capitol Records. Você está envolvido nessas reedições e eles fazem você reavaliar esses álbuns antigos?
Eu leio essas músicas e, quando nos remasterizamos, vou para a Abbey Road, e é como entrar no escritório. E eu ouço essas músicas que não ouvia . "Arrow Through Me" foi o que ouvi recentemente e pensei: "Nossa, essa é uma boa faixa, e tem um ótimo riff de metais".
Houve algumas reedições interessantes dos Beatles recentemente, como as edições do 50º aniversário do White Album e do Abbey Road. Quanto resta no cofre ? Eles vão relançar o filme Let It Be?
Enquanto preparávamos a série Anthology, George e eu estávamos brincando que deveríamos chamar o próximo álbum de Scraping the Bottom of the Barrel. Essas coisas são como fotos suas de quando você era jovem e que achava terrível. Agora, você acha que parecem boas. E isso parece ser um barril sem fim - as coisas continuam surgindo. Uma das coisas em que estamos trabalhando são as 58 horas de filmagem que se transformaram no filme Let It Be. O diretor me diz que a impressão geral é de amigos trabalhando juntos, enquanto, por estar tão perto da separação dos Beatles, minha impressão do filme foi de um momento triste. Algo vai sair dessa filmagem. Não será chamado Let It Be, mas haverá algo.
Falando em filmes, você viu Yesterday? O que você achou?
Isso começou quando Richard Curtis, que [dirigiu] Love Actually, me escreveu com a idéia. E pensei: "Essa é uma péssima idéia", mas não consegui contar a ele, então disse: "Bem, isso parece interessante - boa sorte". Não pensei mais nisso. Então alguém disse que Danny Boyle iria dirigi-lo, e eu pensei: “Eles devem pensar que podem fazer isso”. E eu não pensei mais nisso até que perguntaram se eu queria assistir a uma exibição. Perguntei a Nancy e dissemos: "Vamos, você e eu, para um encontro no cinema".
Estávamos em Hamptons no verão e lá estava, então pegamos dois ingressos e entramos quando o cinema ficou escuro. Apenas duas pessoas nos viram. Estávamos na fila de trás, rindo, especialmente com todas as menções de "Paul McCartney". Duas pessoas à nossa frente nos viram, mas todo mundo estava assistindo o filme. Nós amamos isto.
Agora você também está escrevendo um musical baseado em It’s a Wonderful Life Como está indo?
A razão de eu nunca querer fazer um musical é que não conseguia pensar em uma história suficientemente forte. Mas um cara que eu conhecia desde a escola em Liverpool se tornou um empresário teatral em Londres [Bill Kenwright], e ele me ligou e disse: "Eu tenho os direitos musicais de It’s a Wonderful Life". Essa é uma história forte. Então, eu me encontrei com o escritor, Lee Hall, e pedi que ele escrevesse os primeiros 20 minutos de como ele vê isso como uma peça de teatro. Então, eu estava de férias em Hamptons e tinha muito tempo livre ...
E você começou a trabalhar?
(Risos.) Isso não está funcionando! Eu não trabalho - eu brinco! Então eu li e pensei: "É uma boa abertura, eu gosto disso", e sentei-me ao piano e toquei essa melodia com essas letras fictícias que ele havia escrito. Isso foi em agosto. Enviei a eles e eles disseram: "Você acertou em cheio." Então, está indo bem.
Você tocou duas músicas com Ringo Starr no Dodger Stadium em Los Angeles no verão passado e gravou uma música de John Lennon juntos para o novo álbum. Você ainda conversa muito?
Sim. Sempre que ele está aqui ou nós estamos lá, vamos jantar ou o que seja. Durante aquela apresentação no Dodger Stadium, eu estava cantando "Helter Skelter" e disse: "Vou terminar meu canto e depois olhar para esse cara. E lá estava ele - Ringo, pessoalmente, provocando uma tempestade em "Helter Skelter", e eu estava apenas bebendo. Foi um momento bonito.

A entrevista completa está no link abaixo...

Colaboração: Claudia Tapety a fã nº 1 de Paul McCartney

source: Billboard

Nenhum comentário:

Postar um comentário