sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A música dos Beatles de John Lennon que "fluiu sozinha"

John na festa de lançamento da banda Grapefruit, recém-assinada com a Apple Publishing, para a mídia com uma festa no Mayfair Hotel, em Londres 18 de Janeiro de 1968 
Foto Alec Byrne
John Lennon teve uma vida selvagem como parte dos Beatles. À medida que sua vida pessoal se tornou o foco dos tablóides em todo o mundo, o cantor decidiu cortar o homem no meio em meados dos anos 60 e, em vez de escrever canções pop, decidiu escrever canções pessoais. Faixas que eram tão claramente sobre sua vida pessoal que a necessidade de se intrometer em seus negócios diminuiria consideravelmente.
Certamente, essa não foi a única razão pela qual ele começou a escrever em uma nova direção, mas a música certamente se tornou uma maneira de Lennon se expressar com mais verdade. Os Beatles deram a Lennon o espaço para anotar seus sentimentos e emoções no papel e colocá-los em uma música e, ocasionalmente, as canções se escreveram.
Uma dessas faixas que significaria as habilidades absolutas que Lennon possuía e acabou no álbum Let It Be, lançado em 1970, mas composta em 1967, foi ‘Across The Universe’, uma música que Lennon diz "escreveu sozinha".
A faixa é muitas vezes considerada um dos melhores trabalhos de Lennon, mas o cantor admitiu que sentiu que tinha pouca contribuição para a faixa depois de explicar sua concepção a David Sheff da Playboy em 1980: “Eu fui um pouco mais artístico lá. Eu estava deitado ao lado de minha primeira esposa na cama (a música foi escrita originalmente em 1967), você sabe, e estava irritado. Ela deve ter falado sem parar sobre alguma coisa e fui dormir. Continuei ouvindo essas palavras sem parar, fluindo como um rio sem fim.
“Eu desci as escadas e se transformou em uma espécie de canção cósmica em vez de uma canção irritada - em vez de 'Por que você está sempre falando mal de mim?' Ou algo assim, certo? ... e eu sentei, olhei e disse , “Posso escrever outra com este medidor?” É tão interessante. ‘Words are flowing out like endless rain into a paper cup/ They slither while the pass, they slip away across the universe/As palavras estão fluindo como chuva sem fim em um copo de papel / Elas escorregam enquanto passam, elas escapam pelo universo.’ Um metro tão extraordinário e eu nunca poderei repeti-lo!
Lennon levantava as mãos e sugeria que tinha pouco a ver com a construção final da música: "Não é uma questão de habilidade - ela se escreveu sozinha. Isso me tirou da cama. Eu não queria escrever ... e não consegui dormir até colocar no papel ... É como ser possuído - como um médium ou médium. A coisa tem que cair. Não vai deixar você dormir, então você tem que se levantar, transformar em algo e então você pode dormir. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário