terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

John Lennon "Talvez devesse ser Yoko In The Sky With Diamonds"

 

John Lennon sempre foi resoluto em sua defesa de que não tinha ideia do título da música Lucy In The Sky With Diamonds "Eu não tinha ideia disso soletrado LSD. Esta é a verdade: meu filho voltou para casa com um desenho e me mostrou uma mulher estranha voando por aí. Eu disse: ‘O que é?’ E ele disse: ‘É Lucy In The Sky With Diamonds/Lucy no céu com diamantes ’, e pensei: ‘Isso é lindo’. Imediatamente escrevi uma música sobre isso ”.

É uma faixa que foi amplamente escrita por Lennon, mas também buscou conselho e orientação de Paul McCartney, que se lembrou de ter escrito a música para The Beatles Anthology, dizendo: “Eu apareci na casa de John e ele tinha um desenho que Julian tinha feito na escola com o título Lucy In The Sky With Diamonds' acima dele. Em seguida, subimos para sua sala de música e escrevemos a música, trocando sugestões psicodélicas conforme avançávamos. ”

Portanto, embora a música possa não ter sido 'sobre drogas', certamente foi inspirada por eles: “Lembro-me de sugerir 'flores de celofane' e 'táxis de jornal' e John respondeu com coisas como 'olhos de caleidoscópio' e 'gravatas de vidro' . Nunca notamos a inicial do LSD até que foi apontada mais tarde - ponto em que as pessoas não acreditaram em nós. ”

No entanto, há um pouco mais de profundidade nessa música e ideia também. Lennon era um conhecido fã de Lewis Carroll que, entre outros títulos, escreveu a muito tripulada Alice no País das Maravilhas. É um livro do qual Lennon frequentemente desenhou imagens, especialmente em ‘I Am The Walrus’, e ‘Lucy in the Sky with Diamonds’ é fortemente dosado com a representação literária de Carroll, “As imagens eram de Alice no País das Maravilhas. Era Alice no barco. Ela está comprando um ovo e ele se transforma em Humpty-Dumpty ”, revelou Lennon a David Sheff em 1980.

“A mulher que servia na loja se transforma em uma ovelha, e no minuto seguinte eles estão remando em um barco a remo em algum lugar e eu estava visualizando isso. Havia também a imagem da mulher que um dia viria me salvar - uma ‘garota com olhos de caleidoscópio’ que viria do céu. Acontece que era Yoko, embora eu não a tivesse conhecido ainda. Então, talvez devesse ser Yoko In The Sky With Diamonds. ”

Durante a conversa para a Playboy, Lennon novamente confirmou que, apesar da coincidência, ele nunca pretendeu que a música fosse sobre drogas. “Era totalmente inconsciente que se tratasse de LSD”, confirmou. “Até alguém apontar isso, eu nunca pensei nisso. Quer dizer, quem se daria ao trabalho de olhar as iniciais de um título? Não é uma música ácida. A imagem era Alice no barco. E também a imagem desta mulher que viria e me salvaria - esse amor secreto que viria um dia."

Adicionando: “Então, acabou sendo Yoko, e eu ainda não a conhecia. Mas ela era minha garota imaginária que todos nós temos. ”

Era uma música dos Beatles, como muitas, que havia azedado um pouco em 1980 para Lennon. “Eu ouvi‘ Lucy In The Sky With Diamonds ’ontem à noite. É abismal, sabe? " afirmou o cantor. “A faixa é simplesmente terrível. Quero dizer, é uma ótima música, mas não é uma ótima faixa porque não foi feita da maneira certa. Você sabe o que eu quero dizer? Eu sinto que poderia refazer cada porra de uma delas melhor. Mas essa é a viagem artística, não é? É por isso que você continua, sempre tentando fazer do próximo o melhor. ”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário