terça-feira, 27 de setembro de 2022

Paul McCartney explica por que escrever com John Lennon foi tão fácil

Paul McCartney apareceu no podcast Fresh Air com Terry Gross em 24 de novembro de 2021 e comentou sobre o livro, Paul McCartney: The Lyrics, que inclui músicas que ele escreveu com os Beatles e mais tarde em sua carreira. Então, havia muitas músicas de Lennon-McCartney para discutir.

“Escrever com John foi muito mais fácil porque você realmente tinha uma caixa de ressonância”, disse McCartney no Fresh Air. “Você está sentado em frente a alguém e normalmente escrevemos em dois violões. Então ele sentava lá, eu sentava aqui e um de nós sugeriria uma linha de abertura. E então o outro iria bem e faria uma sugestão para a segunda linha. Então você faria uma espécie de pingue-pongue.”

Outro benefício para Lennon, disse McCartney, foi que ele não media palavras. Se algum elemento de uma música não estivesse à altura dos padrões dos Beatles, Lennon diria isso e vice-versa.

“Se uma fala fosse terrível, a outra pessoa dizia que era terrível e nós a riscaríamos”, disse McCartney. “Então, apenas com esse processo de nós dois fazendo essa peça, foi bem fácil. Não quero que pareça muito fácil, mas tornou o processo muito agradável e fácil. Se você tivesse uma linha que estivesse questionando em sua própria mente, se estivesse escrevendo por conta própria, poderia passar uma boa meia hora dizendo: 'Isso é terrível, o que posso fazer, pense em algo rápido'. , você apenas diz, 'Oh, isso é terrível.' Ele dizia, 'Sim, eu sei', e nós consertávamos. Entre nós dois, apenas melhoraríamos para que fosse mais fácil.”

A colaboração Lennon-McCartney também pode ser uma forma de freios e contrapesos. Em sua própria bolha, McCartney nem sempre tinha certeza de onde vinha sua inspiração.

"Então, por exemplo, 'Yesterday', a melodia veio a mim em um sonho", disse McCartney. "Então eu toquei intacta para John e ele disse: 'Oh, eu gosto disso.' Eu estava basicamente perguntando a ele se essa era a melodia de outra pessoa, porque eu não podia acreditar que era minha porque chegou em um sonho."

source: Cheat Sheet

Um comentário:

  1. Excelente matéria, esse relato é o exemplo que as peças certas no lugar certo, não só tornam as coisas fáceis, mas sim, criam coisas extraordinárias, John e Paul formaram algo único na era Beatles, simplesmente eram brilhantes juntos, e contra dizem um grande ditado, pois os dois juntos eram simplesmente insubstituíveis. Criaram uma história única e que não poderá se repetir.

    ResponderExcluir