sábado, 25 de novembro de 2023

Ringo Starr fala sobre os Beatles, família e a carreira para a revista AARP

Ringo era uma criança muito doente:

"Disseram três vezes à minha mãe: “Ele estará morto pela manhã”. Eles não sabiam que eu tinha peritonite até que ela atingiu meu apêndice, que estourou. Fui envenenado por todo o meu corpo. O cirurgião estava na casa ao lado, bebendo no bar, porque estava de folga. Ele me abriu o melhor que pôde e salvou minha vida. Imagine se ele tivesse bebido mais!

Mas acho que estar tão doente me ensinou que a vida continua. E eu fiquei na cama por meses, então para nos manter ocupados eles nos traziam pandeiros, maracas e pequenos tambores de 7 polegadas. Foi um momento mágico, porque depois que toquei aquela bateria, eu só queria ser baterista. Não tínhamos dinheiro para comprar uma bateria, mas acabei comprando-a e tudo tem corrido bem desde então."

Ringo não pratica a bateria:

"Não, porque odeio tocar sozinho. Há uma entrevista de George dizendo: “Oh, Ringo é ruim, ele nem treina. Mas ele tocou muito bem no meu disco.” [Risos] Ele se salvou. Mas é verdade que nunca conseguiria sentar-me sozinho e brincar. Fiz isso uma vez, e havia muitas vozes altas, pessoas no nosso bairro de Liverpool gritando sobre o que fariam comigo se eu não parasse.

Qual é o seu filme favorito que atuou:

"Blindman [um faroeste de 1971]. Você não viu esse? Ah, querido, ah, querido. [Risos] Sou o irmão mais novo do cowboy mau. Toda vez que eu ia montar no cavalo, tínhamos que cortar, porque o estribo ficava acima da altura dos meus olhos. Eles traziam uma escada e eu subia no cavalo."

Quando os Beatles escutaram pela primeira vez uma música da banda no rádio:

"Estávamos tocando em clubes e então gravamos um disco, “Love Me Do”. Meu Deus, não há nada maior que isso, nosso primeiro vinil. Descobrimos que a BBC iria tocar “Love Me Do” às 14h17, ou qualquer que fosse a hora, e paramos o carro. "Uau! Estamos no rádio, cara!"

Ringo não acreditava que o sucesso dos Beatles iriam durar:

"Ninguém sabia. Houve aquela entrevista terrível [com a BBC em 1963], pela qual pago até hoje. Paul e John disseram que continuariam escrevendo músicas assim que a popularidade dos Beatles diminuísse. Minha namorada era cabeleireira, então eu disse que gostaria de ter um salão de cabeleireiro feminino, e desde então estou sendo criticado por dizer isso. “Ah, você já ouviu falar do salão de cabeleireiro?” [Risos.]"

A nova música dos Beatles “Now and Then”:

“No ano passado, Paul ligou e disse: ‘Você se lembra daquela música inacabada de John, ‘Now and Then’? Por que não trabalhamos nisso?’ Ele me enviou, e eu toquei bateria e cantei. Tínhamos uma ótima faixa de John cantando e tocando piano, e George tocando guitarra base. Houve rumores terríveis de que não é John, é IA, seja lá o que for que as pessoas disseram. Paul e eu não teríamos feito isso. É uma música linda e uma ótima maneira de finalmente fechar essa porta.”

As músicas que trazem lembranças específicas de seu padrasto:

“Tenho ótimas lembranças do meu padrasto, que era fã de big bands. Quando ouço música de big band, penso nele. Um dia, eu estava tocando minha música para ele e ele disse: ‘Você já ouviu isso?’ E ele tocou Sarah Vaughn para mim. É uma grande lembrança para mim, porque ele não dizia: ‘A música que você está ouvindo é uma porcaria, desligue-a’.

Ringo compartilha músicas com seus filhos:

“Quando meu filho Zak [baterista que agora toca no The Who] tinha 9 anos, ele veio correndo com um disco de vinil. ‘Você tem que ouvir isso, pai. É esse cara chamado Ray Charles!’ E era a big band de Ray Charles. Eu não disse: ‘Eh, já ouvi centenas de discos de big band’. Eu assumi a posição, bem, vamos ouvir juntos.”

Sobre trabalhar com Paul McCartney na música “Feeling The Sunlight”:

“Paul e eu estávamos na Inglaterra, jantando juntos [junto com nossas esposas]. Eu disse a ele que estava fazendo um EP e disse: 'Por que você não escreve uma música para mim?' Ele escreveu a música e colocou o baixo, o piano, a bateria e eu tive que tirar a bateria”

Ringo se mantém em forma antes de sair em turnê:

“Eu me preparo todos os dias. Eu malho com um treinador três vezes por semana e também faço alguns dias sozinho, só para continuar me movendo. Na primeira All Starr Band, Joe Walsh era o guitarrista. Eu disse ao Joe: ‘Vamos arrasar!’ Caí de joelhos, mas não consegui me levantar. [Risos] Foi quando comecei a me recompor fisicamente.”

"Sou 99% brócolis. As crianças agora têm cartazes na plateia: “Paz, Amor, Brócolis”. Eu recomendo brócolis a todos os seus leitores."

A apresentação dos Beatles no The Ed Sullivan Show 60 anos depois:

“Eu não posso te dizer o quão incrível foi. Todas as músicas que eu amava vinham da América: country, blues, provavelmente metade dos discos que comprei eram da Motown. Sempre foi música americana e, 60 anos depois, ainda estou aqui falando sobre isso. Ed Sullivan estava no aeroporto de Londres quando voltamos de uma viagem pela Suécia. Ele não sabia quem éramos, mas quando viu a reação dos fãs, nos alugou. Quando chegamos à América, tínhamos um single [‘I Want to Hold Your Hand’] que estava em primeiro lugar. Tudo deu certo para os Beatles.”

source: AARP Press Room and AARP

Nenhum comentário:

Postar um comentário