quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Paul McCartney "A glória dos Beatles, nunca me protegeu da tristeza da vida."


Sir Paul deu uma  uma nova entrevista e falou da dor em um jornal italiano Panorama.Vale a pena ler essa entrevista pois Paul fala de tudo e de todos!!
Quando o destino bateu à sua porta, o destino que levou sua esposa Linda e dois velhos amigos, George Harrison e John Lennon.Mas Paul também fala da canção perfeita e sua amizade com Michael Jackson.
"Olá, sou Paul ligo da Inglaterra. Como vai?".É assim que ele se apresentou, sem frescuras e sem o corte que lhe antecede, o homem que inventou o pop e a noção de que como é uma estrela pop de verdade."Querido, nós não seríamos nada hoje sem Paul McCartney, apenas trabalhadores com uma gravata no pescoço", disse Bono na cerimónia do Grammy Awards.
"Naquele dia eu entendi o sentido da minha carreira, quando pude evitar que alguns milhões de pessoas a usar gravata no metrô às 8 horas", Paul McCartney acrescentou: "Eu não conheço nenhuma outra palavra em italiano, vamos mudar para Inglês."
Paul: Bem, eu deixo dar-lhe algumas notícias de mim: Primeiro, eu estou vivo.A história de um acidente de carro em que eu estou morto, foi inventado por um DJ americano.Para dar uma certa credibilidade à lenda, então ele criou um elo entre meus pés descalços na capa de Abbey Road e uma cerimônia fúnebre na Índia.Você sabe, na época dos hippies eram rumores de que eles tinham visto um hipopótamo voando vermelho e ninguém disse que eles eram loucos. In America,Nos Estados Unidos, pediram-me mil vezes se eu era Paul ou o seu clone.Eu preparei uma resposta pronta: "Eu não sou nem Paul nem o seu clone, mas eu saí ontem à noite com sua esposa."

Q: No entanto, continua a ser uma curiosidade: por que na capa de "Abbey Road" você está descalço?

Paul:Eu tinha um par de sapatos desconfortáveis que machucavam meu pé.Depois de alguns minutos eu decidi andar descalço.

Q:No verão passado,você voltou a tocar no Shea Stadium, em Nova Iorque (demolido, reconstruído e, agora chamado Citi Field) 44 anos após o histórico concerto dos Beatles. Nostalgia?

Paul:De volta à cena do crime é uma perversão de todos os artistas. A magia desta noite pode ser ouvida no CD GOOD EVENING NEW YORK CITY e um DVD que eu estou realmente orgulhoso.Eles vieram para me ver em todo o país e desta vez eu juro, todo mundo era capaz de ouvir as canções.

Q:A primeira vez, no entanto, como ele realmente aconteceu?

Paul:Foi um desastre.Parece estranho pensar que ninguém nunca ouviu um dos shows mais famosos da história.Em 1965, nós reportamos a algumas pessoas que os amplificadores eram ridículos, pouco mais alto que o Cavern Club, em Liverpool.O resultado foi que não ouvimos nada no palco.Dito para os telespectadores, exceto os que estavam sentados nas duas primeiras linhas.Havia 40,000 fãs loucos na frente de gente que usava um capacete.Do lado de fora, foi um espetáculo surreal.Foi um momento único, em qualquer caso.De onde eu estava, vi centenas de jovens em lágrimas que literalmente rasgando seu cabelo.E eu pensei, mas não chore por nós, ou porque lhe dói?

Q:Sobre o retorno à cena do crime, como você acabou tocando no telhado do Ed Sullivan Theater, em Nova York, para o "David Letterman Show" (o concerto completo aparece no DVD bônus de "GOOD EVENING NEW YORK CITY" )?

Paul:Depois de alguns segundos da primeira música que eu fechei os olhos por cerca de dez segundos.Quando eu abri "vi" George Harrison à minha esquerda.Por alguns segundos, era como se eu me encontrava nos telhados de Londres, como aconteceu em 1969.Não eram realmente flashes, mas os ecos do passadoE os ecos, como todos sabem, duram mais do que flashes.
Q:Se você tem alguma dúvida sobre um episódio da época dos Beatles, você pede Ringo Starr sobre ele?

Paul:Sim, com resultados terríveis.Nossas conversas sobre o passado é mais ou menos assim: Ringo, você se lembra quando John pulou na piscina a partir do primeiro andar de um hotel em Mônaco?Ele disse que não, Paul!George disse que aconteceu um ano antes em Paris.Eles nos levam para os tolos e os velhos, mas a época dos Beatles, com tal intensidade, pelo menos, o equivalente a três vidas.

Q:Então eu coloquei Paul McCartney para o teste: Será que você lembra como John Lennon reagiu a primeira vez que você fez ouvir "Yesterday"?

Paul:Ele riu, acrescentando que ele tinha a impressão de ouvir uma melodia conhecida."E você acha que poderia trabalhar?"Era a sua pergunta.Durante vários meses, o título da canção foi Ovos mexidos.

Q:Qual era o seu relacionamento com John em dezembro de 1980, antes que ele foi assassinado por Mark Chapman?

Paul:John estava numa altura em que as nossas relações eram mais do que OK.Antes e depois de os Beatles tinham brigado com fúria sobre todos os assuntos imagináveis.Em 1980, conseguimos falar por 10 minutos sem insulto.

Q:Ser um Beatle, é o que permitiu a suavizar os momentos difíceis da vida?

Paul:Por algum tempo, eu pensei que a minha posição tinha o poder de anestesiar as tragédias.Mas, crescendo, aprendemos da maneira mais difícil que o dinheiro e o sucesso não nos coloca longe do nosso destino.Quando a doença tirou Linda, a única mulher com quem eu tinha uma cumplicidade total, eu não me importei regiamente naquele tempo, depois de ter escrito Yesterday ou Let It Be.

Q:E então, George Harrison morreu de câncer.Quando você tem sido um testemunho de sua doença?

Paul: Tudo estava claro desde o início, mas rapidamente, esquecemos a sua condição.Atuamos como uma família onde as coisas estão ocultas.Esta é a última maneira de evitar o sofrimento, não ouvir a dor que vem e paralisa-lo.Quando penso nisso me dá arrepios, e essa sensação, provavelmente, seguirá-me para sempre ...

Q:Sir Paul, como você vive como uma "lenda"?

Paul:Eu não olho para trás e eu nunca leu meus diários.Se eu paro e penso sobre as pessoas, como muitos deles me disseram que a música dos Beatles mudaram suas vidas, eu me sinto um pouco ansioso."Ouça as músicas no rádio de hoje como há quarenta anos é algo que vai além da imaginação. Tudo vai e vem, mas não os Beatles. Em suas músicas há algo que fala ao coração e os ouvidos do povo. E eu estou surpreso ao pensar que por trás de tudo isso eu também estava presente.

Q:Especialmente quando você acha que não queria ser o baixista para o grupo.

Paul:Estávamos em Hamburgo em torno de 1961.Stuart Sutcliffe, baixista na época, se apaixonou por uma garota chamada Astrid e ele largou tudo.Ele decidiu que, em vida, ele tinha acabado de fazer amor e pintura.Duas atividades nobres, mas não é muito rentável.Mas estávamos felizes por ele ... pensávamos que a música era a coisa mais importante e que o trabalho que está sendo um dia foi baixista de um perdedor na banda.O cara é tímido e um pouco "estranho sentado em um canto do palco no escuro. E eu não quero ser esse cara lá. Então, eu concordei e, depois de tudo, restaurou a dignidade do baixista em um papel que foi considerado menor, até então.

Q:É verdade que sua propriedade é de 750 milhões de libras?

Paul:Eu não sei, então eu posso lhe dar o número de telefone dos meus advogados.

Q:Existe ainda algo normal e comum na vida de Paul McCartney?

Paul:Quase tudo, acredite em mim.A mudança começa quando estou no palco, e há 40 mil pessoas em um frenesi de esperar.Esta, confesso, não faz parte da vida de um homem de sessenta e sete anos de idade.Mas eu adoro passar o tempo em turnê.Costumo levantar às 6 horas e meia,preparar o café da manhã para a minha filha (Beatrice, 6 anos de idade).Meus ovos mexidos são o orgulho da casa.Então eu levei para a escola.
Q:Qual é o tamanho dos equipamentos de som na casa de McCartney?

Paul:Enquanto o mundo passou a ouvir música digital, eu comprei recentemente um equipamento estéreo.E para dizer a verdade, é a única coisa que eu gosto de ouvir.

Q:Em "GOOD EVENING NEW YORK CITY" você toca em um ukulele dado a você por George Harrison.

Paul:George havia aprendido a tocar durante as férias em sua casa no Havaí.Cada vez que ele chegava em casa com o instrumento, foi utilizado para tentar improvisarmos juntos.Felizmente, não há registros dessas jams "ukulele. Nossa carreira provavelmente teria sofrido danos irreparáveis.

Q:Como fez a colaboração de Michael Jackson começar?Era um encontro espontâneo entre dois talentos puros ou um encontro de negócios organizado pela gravadoras?

Paul:No dia de Natal, em 1981, penso eu, o telefone tocou na casa por volta das 10 horas da manhã.A voz sussurra: Sr. McCartney gostaria de ouvir algumas das minhas músicas?E isso me incomodava, eu não conheço o cara pessoalmente, então eu disse se você quiser me mandar fitas, posso fazer.Então, ele envergonhado como disse-me: Senhor, eu sou Michael Jackson, você não me reconhece?Desde este dia uma grande amizade nasceu.Michael era um homem não está preparado para a vida porque sua vida era a música.Ele não andou, ele dançou.Ele nunca falou, ele cantou.Seu conselho para os músicos não são técnicos, mas poéticos.Coisas como: Quando você toma essa nota no piano, não será difícil, tocar como se você tivesse o pôr do sol mais bonito na frente de você.Você verá que vai soar totalmente diferente.

Q:A música dos Beatles foi visionária e psicodélica.Ninguém mais do que os Beatles eram mais capazes de escrever sem cair na banalidade.Qual era o seu segredo?

Paul:Registros produzidos Hoje parece que eles foram gravados em uma usina siderúrgica.Nós ouvimos sons, ritmos e melodias que são zero.Este, muito mais do que o download ilegal, provocou a crise no mercado discográfico.Mas por que eu deveria pagar por um CD de sons?Então, sim, prefiro o som da minha broca.

Q:Então, qual foi o método dos Beatles ...

Paul:Eu não quero parecer pretensioso, mas o nosso trabalho sobre as músicas foi surpreendente.Houve uma maior atenção aos detalhes, a obsessão maníaca de ter refrões agradáveis,o desejo de experimentar e repetir o mesmo refrão 30 vezes até atingir o equilíbrio perfeito entre a voz.Toda a matéria das coisas, como a determinação de um artesão, então você começa a canção perfeita.Os quatro de nós tinhamos o maior respeito pela música.Nós tratamos nossas músicas com o cuidado e a atenção dos arquitetos para a sua maior obra-prima.Nenhuma construção moderna pode resistir à concorrência com as grandes obras do passado.Por trás das grandes obras, há sempre um excelente trabalho.Atrás de muito da música de hoje, não há trabalho.E todo mundo sabe disso.

fonte:http://www.maccablog.co.uk/news.php?news=6524 que traduziu do italiano para o inglês atravês do Blog Panorama.it.

3 comentários:

  1. Olá Breno, tudo bem?
    Meus parabéns pelo blog, The Beatles Forever!
    Venha conhecer o meu blog: http://dalizio.blogspot.com/
    Um grande abraço
    Dalizio Moura

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dalizio! legal o seu...adoro a fase do Elvis nos anos 70...valeu!

    ResponderExcluir
  3. sensacional entrevista,Paul é um gênio,nunca vou esquecer do show no Rio no início dos 90,eu era um piázito mas lembro como se fosse hoje,ah se o tempo voltasse aquela noite e as noites que passaram onde eu ouvia a fita k7 que gravei na atlântida fm que passou o show simultaneamente com a globo.Madrugadas de sonhos e de alegria,sem o compromisso e as pretenções de dinheiro de um adulto,ah se o tempo voltasse.

    Zico
    zicoskywalker@yahoo.com.br

    ResponderExcluir