segunda-feira, 8 de março de 2010

Aniversário da canção de John Lennon, Please Please Me na América


Quarenta e sete anos neste mês, Please Please Me dos Beatles se tornou o primeiro single lançado nos Estados Unidos e tornou-se também a faixa-título do LP dos Beatles, no Reino Unido.
Escrito exclusivamente por John Lennon, John lembrou para David Sheff (entrevista da Playboy, 1980) que "foi a minha tentativa de escrever uma canção de Roy Orbison, você acreditaria? Escrevi-o no quarto de dormir na minha casa em Menlove Avenue, casa da minha tia. Eu me lembro do dia e da colcha-de-rosa sobre a cama, e ouvi Roy Orbison fazer "Only the Lonely". "Mas ele também cantou a letra de uma canção de Bing Crosby:“Please lend your little ears to my pleas”, dizendo que" Eu sempre fui intrigado com a dupla utilização da palavra "please".
Originalmente, Lennon trabalhava a música após o estilo Crosby, com um andamento mais lento, bluesy. George Martin, não gostou dele, disse que era "um pouco triste" e tentou fazer com que os Beatles gravassem "How Do You Do It" em seu lugar. The Beatles se recusaram a gravar qualquer coisa, mas a sua própria música nesse ponto, e voltou para a prancheta. Com a ajuda de Martin eles voltaram com um ritmo mais rápido, harmonias interessantes, no estilo dos Everly Brothers, e gaita de John.
Foi gravada junto com "Ask Me Why" em 26 de novembro de 1962 na EMI, e depois de dezoito anos no estúdio, Martin sorriu e disse: "Senhores, você tem seu primeiro número um." E ele estava certo.
No dia seguinte o empresário Brian Epstein e os Beatles assinaram um contrato de edição musical com Dick James. Please Please Me foi lançado como o segundo single no Reino Unido em 11 de janeiro de 1963. No dia 13, que cantou a música para a ABC-TV's Thank Your Lucky Stars, em Birmingham. Uma semana depois, eles posaram para fotos de fora da casa da EMI para promover o single, a espreitar em torno de uma parede do escritório de George Martin. Após Capitol recusou a canção, eles assinaram um contrato com a Vee-Jay gravadora dos Estados Unidos.
Please Please Me / Ask Me Why, em seguida, foi lançado nos Estados Unidos. A data de lançamento sempre foi pensado para ser 25 de fevereiro de 1963, mas a pesquisa mais recente por Bruce Spizer (The Beatles Are Coming: The Birth of Beatlemania in America, 2004) mostra a data de lançamento para ser realmente 7 de fevereiro. Coincidentemente, os Beatles chegavam na América, exatamente um ano para o dia posterior.
Em 11 de fevereiro, os onze canções gravadas nos estúdios da EMI para o seu primeiro LP UK, também chamado Please Please Me. O único número 1 chegou lá (no Melody Maker e New Musical Express e Disc charts) em 22 de fevereiro. Também nesse dia, Northern Songs foi também criada para publicar músicas Lennon-McCartney.
Junto com a ortografia dos Beatles como "Beattles", nos Estados Unidos foi o único ignorado pelo público americano em todos os anos, até dezembro de 1963, quando I Want To Hold Your Hand foi lançado, e os Beatles apareceram no show Jack Paar,a sua primeira aparição na televisão americana.O single foi relançado com "From Me To You no lado B em torno de 7 de janeiro de 1964. Desta vez foi um sucesso gigantesco. Um mês depois, eles chegaram à América e realizada no Ed Sullivan Show em 9 de fevereiro.
E o resto .... Como se diz, é história

Nenhum comentário:

Postar um comentário