terça-feira, 4 de setembro de 2012

Há 50 anos,começava a sessão de gravação de Love Me Do

Após a primeira sessão para a EMI em 6 de junho de 1962 dos Beatles para uma audição,eles voltaram para uma segunda tentativa de gravar seu primeiro single.Esta foi sessão de Ringo Starr, primeira gravação com o grupo,no dia 04 de setembro de 1962 numa terça-feira.
De manhã, o grupo tinha voado baixo do Aeroporto de Liverpool. Eles chegaram em um hotel em Chelsea, e chegou a Abbey Road, pouco depois do meio dia. 
Antes da sessão de gravação dos Beatles realizaram um ensaio, supervisionada por Ron Richards da EMI,durante o qual eles repetidamente percorreram seis músicas. Duas delas - Love Me Do e How Do You Do It - foram escolhidas para serem gravado pelo grupo. 
O ensaio durou das 14:00 até 17:00. Durante isso eles também tocaram uma versão mais lenta de Please Please Me, que contou com George Harrison tocando o tema principal durante toda a canção. 
Entre 17:00 e 19:00 George Martin levou os Beatles e Neil Aspinall para comer espaguete no restaurante Alpino em Marylebone High Street, e impressionou com contos de suas sessões de gravação com Peter Sellers e Spike Milligan. 
How Do You Do It havia sido escolhida por Martin para o single de estreia.O grupo tinha sido enviado uma demonstração de acetato da canção, escrita pelo compositor Mitch Murray, que tinha sido gravado anteriormente em 1962 por Barry Mason e o Dave Clark Five no Regent Sound Studios em Londres. 
Murray esperava que a canção seria gravada e lançada pela Adam Faith. Em vez disso,os Beatles rearranjaram a música para se adequar a sua inclinação R&B,substituindo grande parte da versão despreocupada da demo original.Quando Gerry and the Pacemakers, eventualmente, levou a música para o número um em 1963, com base em sua gravação dos Beatles
A sessão de gravação começou às 19:00. Embora devidamente gravado um número desconhecido de takes de How Do You Do It,os Beatles estavam relutantes em ter uma música não-original como seu single de estreia.A relutância dos Beatles foi notado por Martin, que concordou em dar suas composições originais uma chance. 
A gravação permaneceu inédita até que apareceu em 1994 no Anthology 1. Para o que foi pena, o editor musical Dick James considerou a versão dos Beatles inferior ao demo. 
Em seguida, a banda começou a trabalhar em Love Me Do, que estabeleceu a faixa de apoio em cerca de 15 takes. Depois disto, os vocais foram adicionados.Paul McCartney foi inesperadamente dada ao vocal no refrão, depois de Martin disse ao grupo que John Lennon não conseguia tocar gaita e cantar ao mesmo tempo.
"Deus, eu tenho que cantar.Quero dizer, ele mudou de repente esse arranjo todo que estávamos fazendo,e John perderia essa linha: ele canta "Pleeeeease", colocou a gaita na boca, eu canto "Love Me Do "John e viria em" Waahhh wahhhh wahhhhhh ". Nós estávamos fazendo ao vivo, não havia overdubbing real, então de repente eu estava determinado no momento,em nosso primeiro disco, sem apoio, onde tudo parou, o foco estava em mim e eu cantei [em voz trêmula] "Love me Doooo ". E eu ainda posso ouvir a vibração na minha voz quando eu escuto esse disco! Eu estava apavorado!!Quando voltamos até Liverpool Lembro-me de falar com Johnny Gustafson do Big Three, e ele disse: "Você deveria ter deixado John cantar essa linha"! John cantava melhor do que eu, ele tinha uma voz mais baixa e foi um pouco mais blues ao cantar essa linha." disse Paul McCartney no livro The Complete Beatles Recording Sessions, Mark Lewisohn
A sessão terminou às 22:00, mas invadiram até 23:15.Após os Beatles deixaram as duas músicas para serem mixadas e prensadas para acetato de George Martin e Brian Epstein para ouvir no dia seguinte.

Comentário:
Se repararem nas fotos,George aparece com o olho roxo,aconteceu uma briga fora do Cavern Club no dia que gravaram o filme Some Other Guy para Tv Granada e havia alguns fãs do Pete Best descontentes.Ótimo video editado e criado por Craig!

fonte: http://www.beatlesbible.com/1962/09/04/recording-how-do-you-do-it-love-me-do/

Nenhum comentário:

Postar um comentário