segunda-feira, 13 de maio de 2013

Em uma entrevista,Paul McCartney fala sobre o início do Wings

Ao decidir montar uma banda e fazer o seu regresso aos shows ao vivo, Paul virou-se para Linda em primeiro lugar, mesmo que ela não era um músico. O casal estava deitado na cama uma noite em 1971, quando ele abordou pela primeira vez a idéia. 
"Como tudo começou", ele lembra, "eu disse foi:" Imagine, você sabe, nós estamos em cima do palco e uma cortina se abre e há uma audiência. Como você se sente sobre isso? "
E ela pensou por um momento e disse:. "Eu acho que eu gostaria bastante" E eu disse: "Bem, OK, isso é o suficiente para começar. Nós podemos construir sobre isso.''
Este foi mais fácil dizer do que fazer, no entanto. No primeiro line-up do Wings, Linda se esforçou para manter-se em um nível musical. 
Quando, em 1972, Paul decidiu que a banda recém-formada devesse estabelecer - com crianças e cães a tiracolo - em uma turnê pelo Reino Unido pela as universidades,sem aviso prévio em associações de estudantes e pedindo para tocar em shows improvisados.
Wings estavam tão descontraídos,até o dia do show, Paul e Linda muitas vezes formando um berço em seu quarto para a bebê Stella, usando uma gaveta aberta. 
"Nós tínhamos que colocar cobertores e lençóis e improvisar, e lá você tinha um pouco de berço." 
Durante essa viagem, os problemas iniciais musicais vividas eram às vezes muito pior do que o previsto. 
Em um show chave em Leeds Town Hall, Linda congelou no palco, paralisado pelos nervos, esquecendo os acordes na balada Wild Life, que ela deveria tocar para introduzir a música. 
Paul imediatamente correu pelo palco para resgatá-la, apenas para descobrir que ele também havia esquecido os acordes. O público começou a rir nervosamente. 
"Foi hilário, realmente, lembra Paul," porque eu comecei, '1 -2-3 '. Eu olhei em volta para Linda e não ouvi os acordes que saem e o público pensou: "Isso é bom ... isso é uma brincadeira que eles estão fazendo" 
"Então eu disse: '1 -2-3 'novamente e nada aconteceu. Então eu fui lá e parecia mais uma brincadeira - como uma grande coisa. 
"A piada foi, então, eu esqueci os acordes e eu pensei: Oh, meu Deus. Então, por um momento houve pânico.
Eventualmente, Linda de alguma forma lembrou-se do simples riff de teclado e a banda se juntou,o seu núcleo da banda. 
"Eu diria a ela:" Todo mundo fica nervoso, você sabe, especialmente se você não tiver feito isso muito '", lembra McCartney. 
"De qualquer forma, ela tem sobre ele, mais confiante que ela tem com a sua música. No palco, ela se tornou a líder de torcida. Ela tinha tanto espírito, tornou-se o núcleo da banda. "
Paul fala para John Hammel, Capitol Centre, Landover, Maryland, 15 de maio de 1976
No entanto, Linda teve de suportar muito na forma viciosa de críticas dos jornalistas, que McCartney casualmente insistiam na época era 'como água nas costas de um pato. 
Mas, certamente, alguns dos que deve ter machucado? 
"Bem, foi como o óleo nas costas de um pato", ele ri. 'Pouco mais difícil de mudar. " 
Na época, muitos escritores, e até mesmo os fãs, estavam coçando suas cabeças em confusão perguntando por que o ex-Beatle estava tão interessado em ter sua esposa em sua nova banda. 
Então, em um ponto na década de 70, o cantor admitiu que talvez revelador, dando passos incertos na longa sombra de seu antigo grupo, ele precisava de Linda para a confiança ". 
Hoje, no entanto, ele refuta isso. 
"Isso não é verdade", ele insiste. "A coisa é, se eu precisava de alguém lá para a minha confiança, eu tenho alguém como Eric Clapton. Então eu teria mais confiança, porque eu sei que ele sabe como fazê-lo e eu sei como fazê-lo. 
"Então não era tanto que, era mais justo que Linda e eu queremos ficar juntos. 
"Eu percebi que se eu estava indo para obter uma banda, uma das possibilidades é que ela estaria nela. A outra possibilidade é que ela viria junto com a banda. 
"Mas a primeira opção, de estar nela, uma espécie de nos fazer cócegas. 
Mais do que tudo, McCartney diz, viu O Wings como um "experimento". Depois de ter brincado com a idéia de montar um supergrupo contendo outros nomes famosos, a estrela decidiu voltar à estaca zero, com um bando de desconhecidos virtuais, inclusive - pelo menos em um sentido musical - Linda. 
"Eu gosto da idéia de talento bruto", explica ele. "Nós estávamos indo para fazer o que todas as bandas, basicamente, tinha feito, que foi começar do nada. 
"Quando começamos com os Beatles, nós realmente não sabíamos nada - nós éramos recém-saído de Hamburgo, com algumas canções sob o nosso cinto e tivemos que aprender o jogo da fama. Então, eu gostei da idéia que nós todos aprendemos juntos.
A turnê do Wings deu início que continuou a ser altamente não ortodoxa. Sua primeira excursão Européia em 1972, por exemplo, encontrou-os viajando de show para show de forma aberta em cima de um ônibus de 2 andares pintado em cores psicodélicas. 
Mas a velocidade máxima do veículo pesado era 38 mph inexpressivo, resultando em promotores, por vezes, sendo forçados a conhecer a banda em rota se parecia que poderia estar em perigo de perder o show. 
Isto, em última instância, só contribuiu para o senso de aventura.
"Nós estávamos", diz McCartney, orgulhosamente, "um bando de loucos na estrada. ' 
Ainda assim, uma regra auto-imposta nos primeiros anos de Wings, não queria tocar as músicas de seu catálogo dos Beatles, foi um desafio para ele, especialmente quando sua produção inicial após a separação de seu ex-grupo era decididamente irregular. 
Para cada grande como o bem sonhador Another Day ou o emocionante, tema episódico James Bond Live And Let Die, houve a desconcertante canção de ninar Mary Had A Little Lamb e a canção de protesto Give Ireland Back To The Irish. 
"Eu queria crescer o Wings a partir de sementes", explica ele. "E foi o que acabamos fazendo. 
"No entanto, isso significava que, você sabe, se você tivesse uma má primavera e você não receber bastante chuva ou sol o suficiente ..." 
Você acharia que tinha uma má colheita musical? 
"Sim," ele ri. "E nós tivemos alguns bastante com mau tempo nos primeiros dias."

fonte: http://www.dailymail.co.uk/home/event/article-2321302/Paul-McCartney-We-gypsies-bunch-nutters-road-God--His-moving-interview-life-Linda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário