quinta-feira, 25 de junho de 2015

O livro A Spaniard in the Works de John Lennon completa 50 anos

Após a reação comercial e de crítica surpreendente para seu primeiro livro, In His Own Write, John Lennon foi dada a oportunidade de produzir outro.A Spaniard in the Works foi publicado em 24 de junho de 1965. 
Tal como acontece com In His Own Write, A Spaniard in the Works é uma coleção pequenos contos e poemas - 18 no total - pontuadas por desenhos de Lennon.Refletiam seu amor pelo jogo de palavras - o título era uma brincadeira com "spanner in the works", uma expressão inglesa que se refere a algo que, sozinho, destrói um plano - com outras histórias que carregam  títulos como Snore Wife and Some Several Dwarfs, We Must Not Forget … The General Erection and Last Will and Testicle. 
A natureza caprichosa que continuou nos poemas, que assumiu um tom mais infantil e uma obsessão estranha com animais, como observado em The Fat Budgie, The National Health Cow and Bernice’s Sheep.A exceção é o Our Dad, um poema mais longo e mais grave que descreve uma família que retrocede com o pai fora de casa. O pai de Lennon o tinha abandonado quando era jovem e, enquanto o poema não deve ter sido tomado como autobiografia, que poderia ser visto como uma tentativa de Lennon que estava entrando em acordo com as ações de seu pai. 
Na época, Lennon estava começando a colocar a sua natureza introspectiva em seu trabalho. Ele viria a chamar este o seu período "Elvis gordo [Presley] ... E eu estava cantando sobre quando eu era muito mais jovem e todo o resto, olhando para trás, como era fácil. Agora eu posso ser muito positivo - sim, sim - mas eu também passei por depressões profundas onde gostaria de saltar para fora da janela, você sabe.Torna-se mais fácil para lidar comigo que estava ficando mais velho; Eu não sei se você aprende a controlar ou, quando você cresce você se acalma um pouco. De qualquer forma, eu estava gordo e deprimido e eu estava gritando por ajuda. "
Enquanto ainda um best-seller, A Spaniard in the Works vendeu menos cópias do que o seu antecessor, mas isso não parece incomodar muito Lennon. "Ok, ele não vendeu, bem como o primeiro", disse ele em 1965 "Em qualquer caso, eu tinha um monte de histórias no livro guardadas e me fez bem me livrar delas - "melhor fora do que dentro." O livro é mais complicado; há algumas histórias e pedaços em que eu ainda não entendo, mas uma vez eu escrevi algo que chegou num ponto de guardá-la em uma gaveta, quando eu sei que posso publicá-la? O fato é que eu gosto de escrever, e eu continuo a escrever, mesmo se não houvesse qualquer editora idiota o suficiente para publicá-las. "

fonte: Ultimate Classic Rock 

Nenhum comentário:

Postar um comentário