sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O álbum Rubber Soul completa 50 anos - Michelle

"Michelle" é uma balada de amor,principalmente escrita por Paul McCartney."Michelle" ganhou o Grammy de Melhor Canção do Ano, em 1966, e tornou-se uma das mais famosas canções dos Beatles na França.Foi gravada dia 03 de novembro de 1965
Composição
Paul McCartney disse sobre  a melodia da música:
"... 'Michelle' foi uma música que eu tinha escrito no estilo Chet Atkins '.Há uma canção que ele fez chamada "Trambone 'com uma linha repetitiva e ele tocou uma linha de baixo, enquanto toca uma melodia. Esta foi uma inovação para nós, mesmo apesar de guitarristas clássicos tinham tocado.A primeira pessoa que soube usar o estilo finger-picking foi Chet Atkins. .. Eu nunca aprendi. Mas com base em Atkins "Trambone", eu queria escrever algo com uma melodia e uma linha de baixo nele, então eu fiz. Eu só tinha ele como um instrumental em C.'"
As palavras e do estilo de "Michelle" tem suas origens na popularidade da cultura francesa durante os dias de McCartney em Liverpool.McCartney tinha ido a uma festa de estudantes de arte em que um aluno com um cavanhaque e uma camiseta listrada estava cantando uma canção francesa. Ele logo escreveu uma imitação ridícula para entreter seus amigos franceses, que envolveu os com o som ao invés de palavras reais. A música continuou a ser um pedaço até 1965, quando John Lennon sugeriu que refizesse uma canção apropriada para inclusão no Rubber Soul.
"Foi na época de gente como Juliette Greco, a coisa boêmia francesa ... Então, eu costumava fingir ser francês, e eu tinha essa música que acabou mais tarde a ser 'Michelle'. Foi apenas um instrumental, mas anos depois, John disse: 'Você se lembra daquela coisa que você escreveu sobre o francês Eu disse: 'Sim'. Ele disse: 'Não era uma música ruim então você deve fazer isso, sabe. "- disse Paul McCartney
McCartney decidiu permanecer com a sensação francesa de sua música e pediu a Jan Vaughan, um professor de francês e da esposa de seu velho amigo Ivan Vaughan, para chegar a um nome francês e uma frase que rima com ele. "Foi porque eu sempre pensei que a música soou francês.Eu não posso falar francês correctamente é por isso que eu precisava de ajuda para ordenar as palavras em si", disse McCartney
Vaughan veio com "Michelle, ma belle", e alguns dias depois, McCartney pediu uma tradução de "estas são palavras que vão bem juntas" - sont des mots qui Vont très bien ensemble Quando McCartney tocou a música para Lennon, Lennon sugeriu que o "eu te amo" fosse a ponte. Lennon foi inspirado por uma música que ele ouviu na noite anterior, a gravação de Nina Simone "I Put a Spell on You", que usou a mesma frase, mas com ênfase na última palavra, "eu te amo".
Embora a canção é uma composição famosa de McCartney, pessoas contribuíram para a música.O produtor dos Beatles George Martin disse que escreveu a melodia da guitarra, que é tocada duas vezes. - no meio, e no final da canção, na coda.
 

Ian MacDonald escreveu que "Michelle", foi feita em nove horas e parece ter sido tocada na maior parte, se não inteiramente, pelo overdubs usados de McCartney. Ele especulou que McCartney pode até ter cantado os backing vocals e tocado bateria.

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário