sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O Álbum Branco dos Beatles completa 50 anos - faixa Cry Baby Cry

"Cry Baby Cry" é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968. É a última canção do disco trazendo uma presença instrumental de todo o grupo.
Origem
Quando perguntado sobre “Cry Baby Cry” em 1980, Lennon respondeu: “Não é minha. Apenas um refugo.” Talvez por ter sido uma música inspirada em uma canção de ninar da sua infância, “Sing A Song Of Sixpence.” A canção foi escrita na Índia, embora algumas demos da canção, datadas de 1967, indicam que foi escrita antes da viagem. De acordo com o livro de Hunter Davies, Lennon descreve a frase, “Cry baby cry, make your mother sigh”: “Eu tive outra idéia aqui, com poucas palavras, acho que eu tirei de um comercial – ‘Cry baby cry, make your mother buy’ (Chora neném, chora, faz sua mãe comprar.)” 
A canção é seguida de um pequeno trecho intitulada “Can You Take Me Back” escrita por Paul McCartney e gravada em 16 de Setembro durante as sessões de “I Will.” A canção não aparece na letra do encarte. Na junção da canção com “Revolution 9,” é possível ouvir o assistente de Brian Epstein, Alistair Taylor pedindo desculpas a George Martin por não ter trazido uma garrafa de vinho a sessão. Em alguns lançamentos em CD esse diálogo é o final de “Cry Baby Cry” ou o começo de “Revolution 9.” 
Letra 
A canção variavelmente diz para a criança chorar e fazer sua mãe suspirar, pois ela é velha o bastante para saber o melhor. Além disso, como numa canção de fábula a música cita Reis, Rainhas, Duques e Duquesas tocando piano, pintando quadros e colhendo flores no jardim. 
Gravação 
Os Beatles começaram as gravações de “Cry Baby Cry” em 15 de Julho de 1968. Eles encheram 4 fitas de meia hora com muitos ensaios que foram retiradas durante as 2 próximas sessões. Segundo Paul McCartney no livro de Barry Miles, “Many Years From Now”: “Por causa do divórcio de Lennon com Cinthia e o fato dele ter saído com Yoko, parecia que eu ouvia algumas canções pela primeira vez no estúdio, sem aquela prévia consulta que tínhamos antes.” 
Em 16 de Julho o grupo gravou 10 takes. As fitas dos ensaios foram perda de tempo, embora deve ter servido como overdubs. A base do décimo take recebeu o piano harmônico tocado por George Martin (o mesmo que Martin usou em “The Word” e Lennon usou em “We Can Work It Out.”)
O engenheiro de som Geoff Emerick ameaçou sair das gravações dos Beatles durante essa canção, transformando-as em sessões muito tensas: “Eu perdi o interesse no ‘Álbum Branco’ porque eles estavam realmente ignorando eles mesmos de um lado e fazendo juras uns aos outros de outro. Eu falei pro George (Martin), ‘olha, pra mim já deu, estou indo embora. ’ Mas ele disse, ‘Bem, deixe-nos no final da semana então. ’ Mas eu não podia, tinha que sair naquele minuto. E assim foi.” 
Com Ken Scott no lugar de Emerick, a canção foi completada em 18 de Julho. Lennon gravou novos vocais, vocais de apoio e mais piano e bateria. A canção foi mixada em 15 de Outubro, com um efeito flanger adicionado ao violão.

Colaboração: Eric Bourgouin o correspondente na estrada do Canadá

source: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário