domingo, 17 de julho de 2022

George Harrison fala sobre ‘Old Brown Shoe’

George Harrison raramente se afastava de sua guitarra, mas ele o fez duas vezes para “Old Brown Shoe”. Ele escreveu a música em um instrumento que mal sabia tocar e depois adicionou o baixo à faixa no estúdio de gravação.

Em seu livro de memórias de 1980, I Me Mine, George disse que escreveu “Old Brown Shoe” no piano, um instrumento com o qual não estava muito familiarizado.

“'Old Brown Shoe.' Comecei as seqüências de acordes no piano (que eu realmente não toco) e então comecei a escrever ideias para as palavras de vários opostos: 'I want a love that’s right/ But right is only half of what’s wrong/Eu quero um amor que é certo/ Mas certo é apenas metade do o que há de errado." Mais uma vez, é a dualidade das coisas – sim-não, de cima para baixo, esquerda-direita, certo-errado, etc.”

Durante uma entrevista à Creem Magazine, George disse que gostava de tocar baixo.

Ele disse: “Eu acho que o baixo é um bom instrumento porque, mesmo sem ser inteligente, a parte do baixo é realmente importante na maneira como ele mantém tudo com o bumbo. Eu gosto de um baixo quando ele não atrapalha nada.

“Eu também gosto de um baixo realmente inteligente, como Willie Weeks, que é muito inteligente, divertido e versátil, mas ao mesmo tempo é muito melódico também. Então, eu gosto desse tipo de baixo, mas para o meu tipo de música, o baixo só precisa acertar as notas certas no momento certo.”

George acrescentou que não conseguiu tocar baixo em seu álbum de 1987, Cloud Nine, porque o produtor e amigo Jeff Lynne também gostava de tocar o instrumento.

George tocou baixo em algumas músicas dos Beatles, incluindo “Old Brown Shoe”, “Bungalow Bill”, “Back in the U.S.S.R.” e “She Said She Said”.

Em “Old Brown Shoe”, George disse: “É como um lunático tocando”. J. Kordosh, do Creem, apontou: “Parece que McCartney estava enlouquecendo novamente”. George respondeu que era ele enlouquecendo. Ele acrescentou: “Estou fazendo exatamente o que faço na guitarra”.

Kordosh pensou que George tocava baixo em sua música “For You Blue”, mas George confirmou que era Paul quem tocava o instrumento. “Eu nem me lembro dessa música”, disse George. “Não, espere um minuto 'For You Blue' era Paul, Paul estava nisso. A menos que você esteja falando sobre a versão ao vivo que ninguém ouviu, mas isso é Willie Weeks.”

No entanto, pode haver alguma confusão sobre quem realmente toca baixo em “Old Brown Shoe”.

Walter Everett afirma que foi o Fender Jazz Bass de Paul McCartney dobrado com a Telecaster de George Harrison.

De acordo com o livro incluído no lançamento da edição de luxo do álbum Abbey Road de 50 anos, que inclui o take 2 da música,Ringo Starr estava filmando The Magic Christian quando a música foi gravada. A formação dada no livro para o take 2 mostra que quem tocou o baixo e a bateria foi Paul McCartney.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário