domingo, 3 de julho de 2022

George Harrison não gostou que os Hare Krishnas usassem seu nome

Durante uma entrevista em 1987 para a Entertainment Weekly, Chris Willman lembrou que costumava ir aos aeroportos vestindo uma camisa dos Beatles. Posteriormente, Hare Krishnas se aproximava de Willman e perguntava se ele era fã de George. Para contextualizar, os Hare Krishnas eram conhecidos por fazer proselitismo nos aeroportos na época.

George não gostou do que os Hare Krishnas estavam fazendo nos aeroportos. “Esta é outra coisa decepcionante sobre os Krishnas”, disse ele. “O mestre deles [Srila Prabhupada] era ótimo, e eu o conhecia muito bem. E se ele soubesse que eles estavam fazendo isso, eles teriam chutado seus traseiros.”

George parecia pensar que os Hare Krishnas o estavam desrespeitando ao usar seu nome enquanto tentavam encontrar convertidos. “É morder a mão que te alimenta”, opinou. “Eu estava tentando ajudá-los e descobri que todas essas coisas estavam acontecendo nas minhas costas, me dando um nome ruim.”

George enfatizou que ele não era tecnicamente parte da seita. “Fui associado e tenho amigos nisso, mas nunca me juntei a eles”, disse ele. “Quero dizer, eu me juntei a eles em espírito, mas não naquele espírito de tentar enganar as pessoas nos aeroportos. Embora tenha feito uma boa piada no filme Airplane ("Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!" no Brasil)”.Durante uma cena,outro grupo religioso tenta obter uma doação dos Hare Krishnas, que recusam.

Embora George tivesse problemas com os Hare Krishnas, ele ainda trabalhava com eles. Por exemplo, ele atuou como produtor no álbum The Radha Krsna Temple. O Templo Radha Krsna apresenta música devocional Hare Krishna. Um dos singles do álbum, “Hare Krishna Mantra”, ajudou seu mantra homônimo a ganhar mais notoriedade no mundo ocidental.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário