domingo, 4 de dezembro de 2022

A história de como John Lennon criou sua música 'Instant Karma!'

Na manhã de 27 de janeiro de 1970, Lennon escreveu ‘Instant Karma! As letras são particularmente espirituais para Lennon, em um nível que seria mais sinônimo de seu amigo George Harrison.

Lennon diria mais tarde sobre a ideia em uma entrevista de 1980 com David Sheff: “Apenas veio a mim. Todo mundo estava falando sobre karma, especialmente nos anos 60. Mas me ocorreu que o karma é instantâneo, assim como influencia sua vida passada ou sua vida futura. Há realmente uma reação ao que você faz agora. É com isso que as pessoas devem se preocupar. Além disso, sou fascinado por comerciais e promoção como forma de arte. Eu gosto deles. Assim, a ideia do karma instantâneo era como a ideia do café instantâneo: apresentar algo de uma nova forma. Eu simplesmente gostei.”

Depois de escrever a música em seu piano pela manhã, Lennon começou a ficar obcecado com o elemento “Instant” do título e decidiu que seria apropriado gravar a faixa o mais rápido possível enquanto a criatividade ainda estavam em seu poder. Ele não perdeu tempo em ligar com antecedência para reservar o estúdio 2 na EMI, Abbey Road, e a sessão começou às 19h daquela noite com Phil Spector como produtor por recomendação de George Harrison.

George Harrison se lembrou do dia: “John me ligou certa manhã em janeiro e disse: 'Eu escrevi essa música e vou gravá-la hoje à noite e tenho pressa de lançar amanhã – esse é o ponto: Instant Karma , você sabe.' Então eu estava dentro. Eu disse, 'OK, vejo você na cidade.' Eu estava na cidade com Phil Spector e disse a Phil: 'Por que você não vem à sessão?' Havia apenas quatro pessoas: John tocava piano, eu tocava guitarra, havia Klaus Voormann no baixo e Alan White na bateria. Gravamos a música e a lançamos naquela semana, mixada – instantaneamente – por Phil Spector.”

Como Lennon lembrou: “Foi ótimo, porque eu escrevi de manhã no piano, como eu disse muitas vezes, e fui ao escritório e cantei. Eu pensei: ‘Droga, vamos fazer isso’, e reservamos o estúdio. E Phil entrou, ele disse: 'Como você quer isso?' Eu disse: 'Você sabe, 1950, mas agora.' E ele disse 'Certo', e boom, eu fiz isso em apenas três tentativas. Ele tocou de volta, e lá estava. Eu disse, ‘Um pouco mais de baixo’, isso é tudo. E lá fomos nós. Veja, Phil não se preocupa com a porra do aparelho de som ou toda essa merda. Apenas 'Soou bem? Vamos fazer isso.” Não importa se algo é proeminente ou não. Se parece bom para você como leigo ou como humano, aceite. Não se preocupe se isso é assim ou a qualidade disso. Isso me atende bem.”

Phil Spector realmente foi o ajuste perfeito para a sessão com seu talento honesto e direto para mixar discos. George e John ficariam tão satisfeitos com o trabalho de Spector no álbum que pediriam que ele trabalhasse com eles no último álbum dos Beatles, Let It Be, no final daquele ano.

Na noite do dia 27, a faixa foi gravada em dez takes entre 19h e meia-noite. Com o ideal de urgência prevalecendo, nas três horas seguintes até as 3h, os overdubs foram adicionados para dar ao disco seu toque final e textura. Os overdubs consistiam em três faixas de backing vocal que também foram produzidas às pressas (ou instantaneamente) pela vontade de Billy Preston, que reuniu qualquer um que estivesse vagando no estúdio, bem como algumas pessoas da boate local.

Apenas duas semanas após a gravação, Lennon cantou 'Instant Karma!' no 'Top Of The Pops' da BBC em uma produção estranha que viu Yoko Ono sentada ao lado de Lennon, com os olhos vendados, enquanto ele tocava piano e cantava. Tanto Lennon quanto Yoko Ono estavam usando braçadeiras que diziam 'Pessoas pela Paz'. Enquanto em uma das quatro performances filmadas, Yoko Ono segurava cartazes com instruções, em outra, ela optou por continuar com seu tricô.

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário