quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

John Lennon se recusou a cantar "Good Night" por causa de sua reputação

A música "Good Night" é frequentemente considerada uma das peças de trabalho mais queridas de Lennon. Escrita como uma canção de ninar para seu filho Julian, a faixa é um beijo carinhoso na testa enquanto os Fab Four se despedem de seu disco de 1968. Considerando a premissa de uma música tão bem construída, parece estranho que John Lennon se recusasse a cantar a faixa. No entanto, havia uma razão pela qual o compositor legal sem esforço não colocaria seu nome para os vocais principais: sua reputação.

Apesar de ser famoso, John Lennon sempre foi uma pessoa insegura. Quer fosse seu lugar dentro da banda, tendo sido seu líder inicialmente, ou mesmo seu lugar dentro da grande paisagem da própria arte, Lennon sempre se sentiu em um terreno instável. Em 1968, ele construiu a reputação de ser um roqueiro obstinado que expressava suas opiniões subversivas e exageradas por meio de sua música. Mesmo voltando à sua infância nos bairros operários de Liverpool, Lennon, como a maioria dos garotos ao seu redor, cultivava desesperadamente uma imagem de durão. Talvez faça sentido, então, que ele não queira ser percebido como sendo 'suave'.

Tendo suportado o conceito indulgente de Paul McCartney em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, esse álbum foi quando Lennon e o resto do grupo recuperaram o controle: “O que estamos tentando fazer é rock 'n roll, 'com menos do seu "filosorock', é o que estamos dizendo para nós mesmos. E continuem com o rock porque roqueiros é o que realmente somos. Você pode me dar uma guitarra, me colocar na frente de algumas pessoas. Mesmo no estúdio, se estou entrando nisso, estou apenas fazendo minha parte antiga ... não exatamente como as pernas de Elvis, mas fazendo o meu equivalente. É simplesmente natural.

Lennon não quis gravar os vocais de 'Good night' e, em vez disso, os enviou para o baterista do grupo, Ringo Starr. Ele notou mais tarde como a música era diferente do repertório usual de Lennon: “Todo mundo acha que Paul escreveu 'Good Night' para eu cantar, mas foi John quem a escreveu para mim. Ele tem muita alma, John tem.”

Paul McCartney claramente teve que responder a perguntas semelhantes quando observou em 1968: “John escreveu, principalmente. É a música dele, uhh, o que é surpreendente para John - porque ele normalmente não escreve esse tipo de música. É uma música muito doce, e Ringo canta muito bem, eu acho. O arranjo foi feito por George Martin, uhh, porque ele é muito bom nesse tipo de arranjo, você sabe - um tipo de arranjo exuberante e doce. "

Foi uma exuberância que começou a irritar Lennon na época de sua infame entrevista com David Sheff em 1980, quando ele disse sobre a faixa: “'Good Night' foi escrita para Julian, do jeito que 'Beautiful Boy' foi escrita para Sean. … mas dado a Ringo e possivelmente exagerado. Considerando que a faixa continha 12 violinos, três violoncelos, três violas, três flautas, clarinete, trompa, vibrafone, contrabaixo e uma harpa, a exuberância da música nunca foi questionada e um acompanhamento perfeito para a voz de Ringo.

Paul McCartney: “Acho que John sentiu que poderia não ser bom para sua imagem cantá-la, mas foi fabuloso ouvi-lo cantar. ele cantou muito bem”, lembrou seu parceiro de composição em 1994. “Nós o ouvimos cantá-lo para ensiná-lo a Ringo, e ele cantou com muito carinho. John raramente mostrava seu lado carinhoso, mas minhas principais lembranças de John são quando ele era carinhoso, foi isso que ficou comigo - aqueles momentos em que ele se mostrou uma pessoa muito generosa e amorosa. Sempre cito essa música como um exemplo do John sob a superfície que só víamos ocasionalmente… Acho que a versão de John nunca foi gravada.”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário