quarta-feira, 11 de abril de 2018

O single From Me To You completa 55 anos - parte 1

"From Me to You" é uma canção escrita por Paul McCartney e John Lennon e lançada pelos Beatles como single em 11 de abril de 1963. Foi o primeiro single dos Beatles a atingir o primeiro lugar em algumas das paradas britânicas, mas não teve muito sucesso nos Estados Unidos, chegando apenas ao número 41 no seu segundo lançamento em 1964.No entanto, uma versão cover de 1963 lançado pela Del Shannon resultou na canção se tornando a música de Lennon-McCartney a primeira a entrar na parada pop americana. Foi uma das últimas músicas a ser creditado como "McCartney-Lennon", logo em seguida suas músicas começaram a aparecer creditado a "Lennon-McCartney".
Composição 
Lennon e McCartney começaram a escrever "From Me to You", enquanto viajavam em uma turnê de ônibus para Shrewsbury, como parte da turnê dos Beatles com Helen Shapiro. O título foi inspirado no nome da seção de cartas do New Musical Express, que estava lendo: "From You to Us".
McCartney notou que suas primeiras canções tendem a incluir as palavras "eu", "mim. "ou" você "em si, como forma de torná-los" muito direta e pessoal ".
Em sua entrevista de 1980 com a Playboy, Lennon lembrou de escrever a canção: 
"Nós estávamos escrevendo-a em um carro que eu penso, e eu acho que escrevi a primeira linha. Quero dizer,sabia que fui eu.E depois disso, tirou de lá. Era muito blues quando escrevi. As notas de hoje, você poderia reorganizar-la como uma balada". 
McCartney também falou sobre a reorganização da música em 1964:
 "From Me to You", que poderia ser feito como uma velha melodia, especialmente no meio de oito e por isso não estava escrevendo as músicas em qualquer idioma particular. No prazo de cinco anos, podemos organizar as músicas de forma diferente. Mas provavelmente vamos escrever o velho antigo mesmo!"

McCartney não era o único no ônibus que o chamou de antigo,o cantor Kenny Lynch, ao ouvir os Beatles cantando "ooh", observou: "Você não pode fazer isso. Você vão soar como um bando de fadas, porra!" Logo depois que ele invadiu, declarando os Beatles não sabia nada sobre composição.Roger Greenway contou a história.: 
"John e Paul estavam sentados na parte de trás do ônibus e Kenny, que neste momento imaginava-se como compositor, passeou até a parte de trás do ônibus e Kenny Lynch ... decidiu que iria ajudá-los a escrever uma canção. Depois de um período de cerca de meia-hora, tinha decorrido e nada parecia estar vindo da parte de trás, Kenny correu para a frente e gritou: "Bem, é isso. Eu não vou escrever mais nada dessa porcaria com aqueles idiotas.É isso! Sem ajuda minha! ' 
Independentemente disso, a canção foi considerada pelos Beatles como inovadora e cativante,o suficiente para ser lançado como single. Esta foi uma canção de Lennon-McCartney que a dupla realmente escreveram; McCartney descreveu como "muito co-escrita"
McCartney declarou mais tarde que percebeu que o impacto de suas composições, quando ouviu um leiteiro assobiando a melodia. 
A idéia de cantar a música de abertura "da da da da da da dum dum" foi sugerido por George Martin. 
O grupo achou incomum, mas confiaram em Martin. "De certa forma, isso fez [os Beatles] ciente de enorme sentido musical de George" disse Ron Richards produtor da EMI mais tarde

continua amanhã... 

source: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário